TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO CURSO DE LIBRAS

Por:   •  11/8/2015  •  Artigo  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

AS TEORIAS DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO CURSO DE LIBRAS

Aluna: Francina Fernandes

INTRODUÇÃO

É importante compreender o modo como as pessoas aprendem e as condições necessárias para a aprendizagem, bem como identificar o papel de um professor, por exemplo, nesse processo. Estas teorias são importantes porque possibilita a este mestre adquirir conhecimentos, atitudes e habilidades que lhe permitirão alcançar melhor os objetivos do ensino.

No caso do professor que atua em sala de aula, objetivando permitir o deficiente auditivo ao domínio de uma linguagem que o possibilitará ampliar sua possibilidade de estabelecer relações mais com maior qualidade para com os outros, a aprendizagem, bem como os caminhos que o levam a apropriar do conhecimento, passam pela reavaliação do verdadeiro significado das teorias da teoria da aprendizagem e também, da teoria do conhecimento. Assim este estudo traz algumas considerações sobre as teorias já citadas dentro de um contexto do curso de  LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).

A TEORIA DA APRENDIZAGEM

Nada mais é importante para o docente do que compreender o modo como seu alunos aprende, e também e as condições necessárias para a aprendizagem. Nesse contexto, fica mais fácil para o professor identificar seu dentro do processo de aprendizagem daquele ao qual ele atua com propósitos de facilitar o acesso ao conhecimento.  

No caso da teoria da aprendizagem, não podemos dizer que exista apenas uma, o que temos é algumas correntes que vão desde de aquelas que acreditam que cabe ao professor estimular a aprendizagem pelo priorizando a relação da criança em relação do contato da mesma para com o objeto  a ser conhecido, usando para isto, observações mensuráveis e o estímulos as resposta que demonstrem a apropriação pela criança daquilo que o professor se propôs a ensinar.

Nas correntes cognitivistas a aprendizagem é frutos não só da relação da criança para com seu meio ambiente, mas também, passa pela capacidade da criança ir construindo a aprendizagem de acordo com suas interações para com as pessoas, o desejo do conhecer a capacidade da criança em ir avançando, aprendendo sempre de acordo com seus processo de maturação cognitiva de assimilação e acomodação, ou seja, a aprendizagem passa, não apenas pela relação entre criança e o objeto do conhecimento, mas principalmente, pela intermediação entre aprendiz, ensinante e o objeto a ser conhecido, ou seja, nas interações sociocultural e até mesmo entre as pessoas envolvidas no ato da aprendizagem.

        No caso em que a aprendizagem, por exemplo, está inserida no ensino de uma linguagem devemos reconhecer que mais importante que a simples mensuração da capacidade do aluno, do domínio do conteúdo a ser aprendido é sem dúvida a possibilidade de que o aprendiz tenha conseguido, fazer uso do objeto de sua aprendizagem. Cabe ao professor, mais que mensurar a quantidade do domínio do conteúdo, cabe a ele, identificar  

Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos.

TEORIA DO CONHECIMENTO

 

De acordo com o pensamento empirista principalmente aquele baseado nos pressupostos de David Hume, o conhecimento é adquirido em função da experiência Segundo Salandini (2009) a concepção empirista de  conhecimento é algo exterior ao educando e depende que algo (planejamento, disciplinas) ou alguém (professor) ofereça este conhecimento. “O ensino está fundamentado em relações verticais (autoritárias) entre professor e educando”.

Ao contrario dos empiritas  os  Apriorista  entre os quais sobressai  Jean Piaget o conhecimento afirma que “o conhecimento  é construído na relação solidária entre sujeito e objeto, sendo a ação do sujeito a garantia desta relação” (SALANDI, 2009).

Podemos dizer que a educação partindo dos ensinamentos de apriorisas, é principalmente baseada em Piaget, leva o professor a necessidade utilizar-se de estratégias de ensino com o objetivo de possibilitar às crianças o enfrentamento de situações problema, suscitando o conflito cognitivo. Segundo Salandi (2009) “Ao possibilitar ao educando que busque a solução do problema da situação perturbadora, o professor deverá criar condições para que o sujeito elabore hipóteses e verifique se são verdadeiras ou não”.

AS TEORIAS DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO CURSO DE LIBRAS

 A preparação profissional para lidar com algumas modalidade de ensino, requer, não apenas todo um aparato mitológico, como também o reconhecimento de todo o contexto em que se insere o aluno participante e as peculiaridades da público a que esse profissional educador ira atender.

A preparação para atuar na educação, especialmente no ensino de uma linguagem (LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.) para um público onde a relação, tanto para com as linguagem como forma de expressão, quando a necessidade do aprofundamento da importância do “como levar ao conhecer” e portanto “como ocorre” a aprendizagem”, devem ser construídas principalmente levando em consideração, a linguagem como construção histórico/social, a importância da capacidade de se estabelecer relações, não apenas para com o conteúdo, mas também entre professor e aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com