TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA GESTÃO ESCOLAR: Construção Democrática e Inclusiva do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  17/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]        [pic 2][pic 3][pic 4]

__________________________________________________________________________________

ASPECTOS PEDAGÓGICOS DA GESTÃO ESCOLAR: Construção democrática e inclusiva do Projeto Político Pedagógico

 

PATRÍCIA MATTOS VELLOSO

Os Aspectos Pedagógicos da Gestão Escolar encontram-se em um momento de grande importância no atual contexto social principalmente pelo entendimento que a gestão escolar deverá ser realizada de maneira democrática e inclusiva para obter-se um ensino de qualidade. O fato impacta diretamente na elaboração do Projeto Político Pedagógico que a escola deverá seguir e sua forma de atuação. Nessa perspectiva, este texto propõe a relação entre a gestão escolar na construção do seu projeto político pedagógico de forma democrática e inclusiva, ou seja, com a participação da comunidade através das Instâncias Colegiadas. 

O Projeto Político Pedagógico (PPP), não se resume a um plano de ação e atividades que a escola vai seguir ao longo do ano ou a um projeto apenas para constar que a instituição o desenvolveu, sendo arquivado posteriormente. Trata-se de uma direção definida democraticamente, preferencialmente com políticas inclusivas, em conjunto com sua comunidade e que deve atender também ao interesse dessa maioria.

Segundo Veiga (2011, p.15),

[...] a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade.

Em uma gestão democrática, o PPP deve ser construído não só pelo diretor, coordenador, mas pelas Instâncias Colegiadas (Conselho Escolar, Conselho de Classe, Grêmio Estudantil e Associação de Pais, Mestres e Funcionários).

 O PPP têm inúmeras variantes em sua composição sendo os marcos principais: situacional, conceitual e operacional. Destes três elementos surgirão subdivisões que irão compor o PPP e servirão de orientação para as elaborações do que deseja ser seguido pela instituição. Dentre estes pode-se citar: o número de turmas, alunos e professores; o calendários escolar; os objetivos da escola; os princípios da gestão democrática, proposta curricular e pedagógica; o plano de ação da escola; dentre outros.

No entanto, para Maia e Costa (2013), a composição do PPP não deve ser rígida e seguir a um modelo único, deve-se adaptar ao meio em que a escola está inserida, podendo ser alterado conforme as necessidades locais e/ou sociais.

A utilização do PPP para o desenvolvimento do trabalho pedagógico é de extrema importância. O docente sente-se em uma instituição organizada, norteado, com direcionamento do que deve compor seu trabalho e como deverá ser realizado. Sente-se também respaldado por diretrizes elaboradas por toda a comunidade. Já para pais e alunos cria-se um elo que permite-os sentirem acolhidos e incluídos por acompanhar de maneira mais próxima o processo escolar.

  Levando-se em consideração que o Projeto Político Pedagógico é um plano de ação que deve ser seguido e construído democraticamente pela escola e toda comunidade, torna-se evidente o quanto o PPP é importante para do desenvolvimento do trabalho pedagógico, organizando e norteando, instituição e comunidade, de forma democrática e inclusiva. Observa-se também que a democratização do processo construtivo deixa todos os envolvidos mais próximos na busca de um ensino qualitativo e que a participação da Instâncias Colegiadas favorece a união em prol de uma educação de qualidade e respeito ao ambiente que a escola está inserida, ou seja, aos coordenadores, professores, pais e alunos.

REFERÊNCIAS

MAIA, Benjamim; COSTA, Margarete. Modelo de construção democrática do PPP. In: ______.  Os desafios e as superações na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2013. p. 109-128.

VEIGA, Ilma. Projeto Político Pedagógico: Uma Construção Coletiva. In: ______ (Org.). Projeto Político Pedagógico Da Escola: Uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. p. 11-36.


CRITÉRIOS AVALIATIVOS DA ATIVIDADE DE ESTUDO 2
– ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – AE 2

CRITÉRIOS

Valor Nota

Sua Nota

1. CONTEÚDO: Equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto; fundamentação teórica consistente; uso de citações – direta e indireta de
2 obras de autores diferentes; citações diretas, indiretas, citações de citações, seguindo as normas da ABNT e referências usadas corretamente, segundo a ABNT.  

3,0

3,0

2. ESTRUTURA do GÊNERO SOLICITADO: apresentar o tema, o subtítulo e objetivo em forma de texto coeso e coerente; Desenvolvimento: apresentar citações diretas e indiretas que dê subsídios ao desenvolvimento do texto, intercalando com parágrafos escritos com suas palavras; Considerações finais: resumo final das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado.

1,0

1,0

3. CARACTERÍSTICAS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA: Texto com fundamentação teórica em todos os parágrafos do desenvolvimento.

1,0

1,0

4. ORTOGRAFIA: Escrita correta das palavras e a conjugação dos verbos, clareza e coerência das palavras e frases.

0,5

0,5

5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA: diagramação (tipo de fonte, tamanho da fonte, margens da página, espaçamento entre linhas nos parágrafos e citações recuadas etc.); uso correto das normas da ABNT para a formatação do texto.

1,5

1,4

6. CÓPIAS INDEVIDAS – PLÁGIO ACADÊMICO: Em caso de cópias sem referências será zerado.

0,0

0,0

ARQUIVOS ENVIADOS EM FORMATO PDF: não serão corrigidos.

0,0

NOTA FINAL

7,0

6,9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (345.9 Kb)   docx (225.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com