TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Por:   •  4/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.769 Palavras (20 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE FINOM

EULAINE RODRIGUES DUTRA

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

PARACATU-MG

2018

EULAINE RODRIGUES DUTRA

FACULDADE FINOM

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E INCLUSÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade do Noroeste de Minas- FINOM, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em pedagogia.

Orientadora: Msc. Rovânia Barbosa Gomes

PARACATU-MG

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO                                                                                                       03

1.1 PROBLEMA                                                                                                         03

1.2 HIPOTESES DA PESQUISA                                                                               03

1.3 JUSTIFICATIVA                                                                                                   04

1.4 OBJETIVOS                                                                                                         04

1.4.1 Objetivo Geral                                                                                                  04

1.4.2 Objetivos Específicos                                                                                     04

 2. METODOLOGIA                                                                                                   05      

3. HISTÓRIA DO AEE E DA INCLUSÃO                                                                  06

4. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE NAS ESCOLAS        08

5. ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO                          11

6 CRONOGRAMA                                                                                                      13

REFERÊNCIAS                                                                                                          14

     


1 INTRODUÇÃO

O        atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos que possuem necessidades especiais exige a atenção e participação de todos que estão envolvidos no processo. Pesquisas comprovam que alunos com necessidades especiais que possuem um atendimento diferenciado e especializado possuem uma grande melhora no seu desenvolvimento motor, psicológico e social. Estas observações têm recebido respaldo em vários estudos de diversos autores.

Os valores alcançados através da inclusão, como a interiorização das regras, a colaboração, a aceitação da autoridade, a disciplina, a iniciativa e a superação de si mesmo configuram uma constelação de condutas positivas, construtivas e integradoras para o individuo.  

A problemática deste trabalho propõe identificar qual à importância do atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos com necessidades especiais e como pode contribuir para o desenvolvimento e melhoria dos alunos. Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação bibliográfica sobre o atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos com necessidades especiais, visto que a prática da inclusão deve ser predominante no espaço escolar como forma de melhorar as habilidades físicas, motoras, psicológicas e sociais dos alunos e possibilitar o desenvolvimento global do mesmo.[pic 1]

Este estudo terá como justificativa, fornecer argumentos sobre a relação entre o atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos com necessidades. Por fim, a metodologia aplicada a este trabalho se constituiu de uma revisão bibliográfica.[pic 2]

1.1 PROBLEMA

Qual à importância do atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos com necessidades especiais?

1.2 HIPÓTESE DA PESQUISA

O atendimento educacional especializado- AEE é uma fonte de inclusão para os alunos que possuem necessidades especiais e necessitam de atendimento diferenciado nas escolas.  Sendo que esse atendimento interfere de maneira favorável nos aspectos mentais, psicossociais, integração dos alunos ao grupo, autoconhecimento, percepção corporal, temporal e espacial, entre outras. É necessário que os alunos tenham autonomia para oportunizar suas próprias criações, participação, cooperação e respeito.  

Quando se trabalha na escola essa questão primando para o caráter educativo, baseado na prática e na reflexão da importância da inclusão, faz com que a escola consiga formar cidadãos responsáveis e com autonomia para gerir a própria vida. Para que isso ocorra é necessário que essa prática esteja bem difundida nas escolas e na sociedade de modo geral.

1.3 JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa mostrará que o atendimento educacional especializado influencia na mudança dos hábitos e no atendimento aos alunos com necessidades especiais nas instituições. Para a escola, assim como para os pais, este estudo poderá tornar visível que o trabalho em conjunto pode ajudar no processo de socialização e inclusão dos alunos.

Para o autor esse estudo será de muita importância, pois contribuirá com a aquisição de conhecimento para a atuação profissional com alunos que possuem necessidades especiais e orientação na área escolar quanto ao atendimento especializado adequado.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Entender à importância do atendimento educacional especializado e a inclusão dos alunos com necessidades especiais, como forma de melhorar as habilidades físicas, motoras, psicológicas e sociais dos alunos.

1.4.2 Objetivos Específicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com