TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFIENCIA AUDITIVA

Por:   •  12/4/2018  •  Monografia  •  4.349 Palavras (18 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

VANESSA PILONA FIGUEIREDO

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFIENCIA AUDITIVA

Andradina

2017


FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

VANESSA PILONA FIGUEIREDO

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFIENCIA AUDITIVA

Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Atendimento Educacional Especializado, sob supervisão da orientadora: Prof. Fatima Ramalho Lefone.

andradina

2017

FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

VANESSA PILONA FIGUEIREDO

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFIENCIA AUDITIVA

 Monografia apresentada á Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Atendimento Educacional Especializado, sob supervisão da orientadora: Prof.Fatima Ramalho Lefone.

Aprovado pelos membros da banca examinadora em

___/___/___.com menção ____ (________________).

Banca Examinadora

_________________________________

_________________________________                             

Andradina

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................10 

1.1 OBJETIVOS GERAIS..........................................................................................11

1.2 OBJETIVOS ESPECIFIOS ................................................................................7

CAPITULO I. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) ..............12

CAPITULO II. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.................................................15

CAPITULO 2.1 INTEGRAÇÃO À ESCOLA.............................................................17

CAPITULO III COMO LIDAR COM A DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA ESCOLA? .......18

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................22

REFERENCIAS........................................................................................................23


RESUMO

Este trabalho aborda o tema sobre o processo integrador e o desenvolvimento escolar de crianças portadoras de deficiência auditiva, partindo da forma de integração social deste individuo para o ambiente escolar, tornando-o um cidadão alfabetizado e o incluído no meio social. A inclusão da criança com surdez no ambiente escolar regular requer uma boa preparação tanto do aluno, quanto do educador, para que ambos se sintam capacitados a participar dessa integração. A família da criança portadora de deficiência auditiva tem um papel extremante importante, pois é a mesma quem fornece as avaliações periódicas e informação da fonoaudiologia. A escola comum por sua vez, também terá que dispor de recursos que tornem mais significativo o processo de inclusão, como exemplo a acessória em relação a língua de sinais (libras), material concreto e visual, contato com os professores que tenham vivenciado situações parecidas e a orientação de professores de educação especial. O processo de aprendizagem se dá de forma em que o conteúdo curricular a ser desenvolvido pelo professor da escola comum seja exatamente o mesmo trabalhado com alunos ouvintes. O que caracteriza um aluno com deficiência auditiva ou não é a sua capacidade de aprendizagem, e não a deficiência que ele apresenta. Faz parte do processo educacional aprender a respeitar os limites e diferenças de todos.


1 INTRODUÇÃO

A educação especial surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido amplo, pois os “diferentes” eram considerados incapazes, sendo completamente desconsiderados e com uma vida sem grandes perspectivas. Na educação no país, ainda hoje, existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e um verdadeiro desafio para o espaço escolar. A deficiência não deve ser tomada, isoladamente, como obstáculo ou impedimento que impossibilita o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa, muito pelo contrário. Vivemos um momento fundamental. Talvez, o mais importante que a Educação Especial vem passando desde o seu surgimento no Brasil e no mundo. Atualmente, há um forte entroncamento entre a Educação Especial contemporânea e a Educação regular. Este processo não surgiu ao acaso,
mas é decorrência de uma série de transformações havidas na forma de atendimento das pessoas com deficiência e das chamadas comuns.
Atualmente o discurso da inclusão assume um status privilegiado, contudo percebemos uma distância bem grande em relação ao discurso e a prática na realidade. Mas para que tudo isso se modifique se faz necessário que trabalhemos não só os aspectos cognitivos dos educandos, mas procurar desenvolver suas habilidades de modo que se sintam parte de um todo, no caso denominado de inclusão.
Certamente atender as diferentes necessidades dos alunos portadores de deficiências com responsabilidade é bastante complicado, uma vez que a educação inclusiva está em forte ascensão. Portanto rever nossas práticas educativas e sociais se faz importantíssimo ao passo que almejamos uma educação inclusiva de qualidade.

1.1 OBJETIVOGERAL

Este trabalho foi produzido como forma de pesquisa documental, baseado em estudos bibliográficos e de referências de autores. Também visa compreender o quão importante é a inclusão do aluno deficiente auditivo, no meio escolar regular

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Fala de Integração à escola, o processo de aprendizagem e métodos de treinamento e a comunicação com a criança deficiente auditiva. Desta forma poderemos compreender melhor como se dá a inclusão destes alunos no ambiente escolar regular para que se tornem pessoas seguras de si e confiantes, não se achando diferente dos demais colegas que não apresentam deficiência auditiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com