TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA DONA SINHÁ

Por:   •  5/12/2022  •  Artigo  •  5.484 Palavras (22 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 22

FAVENI – FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM ÊNFASE EM AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESCOLAR

ANA CAROLINA DE OLIVEIRA FONTENELE

CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA DONA SINHÁ

GRANJA - CE

2021

CONTRIBUIÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA DONA SINHÁ

Ana Carolina de Oliveira Fontenele[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO – A presente pesquisa faz uma reflexão sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua contribuição na inclusão de alunos com deficiência em uma escola pública municipal de Granja/CE. Está fundamentada teoricamente nos estudos de Mantoan (2006) e Mittler (2003) e principalmente na legislação vigente sobre educação especial. É caracterizada como um estudo de campo, inserido na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de informações e coleta de dados a realização de entrevistas com as duas professoras que atuam no AEE na Sala de Recursos Multifuncionais da referida escola. Teve como objetivo geral identificar as contribuições do AEE na inclusão de alunos com deficiência na Escola Dona Sinhá. Como objetivos específicos priorizamos conhecer o histórico da educação especial e inclusiva para assim entender o processo de inclusão na Escola Dona Sinhá e como o AEE contribui para esta inclusão. Versa ainda sobre as políticas públicas educacionais inclusivas e o desdobramento da educação especial até a implantação do AEE nas salas de recursos multifuncionais. Dessa forma, concluímos que o AEE da Escola Dona Sinhá, atende às orientações das políticas nacionais, contribui expressivamente para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial nas salas regulares, colaborando com a aprendizagem dos conteúdos curriculares e com a construção da sua autonomia escolar e social.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Especial. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Salas de Recursos Multifuncionais.

INTRODUÇÃO

A Educação Especial (EE) tem sido alvo de constantes discussões no âmbito educacional, sobretudo no que diz respeito ao trabalho com as diferenças e ao direito ao acesso e à permanência na escolarização sem discriminação e voltada a uma educação inclusiva.

Atualmente, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem sido a ponte entre a educação especial e o ensino regular, tornando-se de grande importância para o sucesso de uma efetiva inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial – alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação – na sala de aula regular.

A presente pesquisa intitulada “Contribuições do Atendimento Educacional Especializado na inclusão de alunos com deficiência na Escola Dona Sinhá” apresenta uma discussão acerca da importância do AEE na efetivação da inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial (PAEE)

Partindo das experiências educacionais como Técnica de Ensino da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Granja/CE, onde assessoro há quatro anos as escolas municipais no que tange a EE, surgiu a indagação que deu origem a este estudo: Quais as contribuições do AEE na inclusão de alunos com deficiência na Escola Dona Sinhá?

Pensando nessa perspectiva, o AEE pode ser a ferramenta mais efetiva no processo de inclusão de alunos com deficiência, já que a prática pedagógica desse atendimento aliado à do professor de sala de aula regular, contribui para um maior desenvolvimento das habilidades tantos escolares quanto funcionais desses alunos.

A partir da indagação inicial da pesquisa, definimos como objetivo geral identificar as contribuições do AEE na inclusão de alunos com deficiência na Escola Dona Sinhá. Também foram traçados alguns objetivos específicos, sendo que priorizaremos neste trabalho conhecer o histórico da educação especial e inclusiva para assim entender o processo de inclusão na Escola Dona Sinhá e como o AEE contribui para esta inclusão.

Este trabalho causará impacto na comunidade escolar surtindo uma maior conscientização sobre a importância do AEE para o desenvolvimento escolar de alunos com deficiência, visto que, embora muitos alunos frequentem a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), alguns pais ainda têm a concepção equivocada de que o atendimento realizado nessas salas não passa de um mero reforço escolar, não possuindo o conhecimento assertivo sobre o funcionamento e a prática pedagógica realizados que contribuem para o pleno desenvolvimento de seus filhos e não somente a aprendizagem escolar.

Dessa forma, foi desenvolvido uma pesquisa de campo, inserida na abordagem qualitativa, tendo como instrumento de informações e coleta de dados a realização de entrevistas semiestruturadas com as duas professoras que atuam no AEE na Sala de Recursos Multifuncionais e está fundamentada teoricamente nos estudos de Mantoan (2006) e Mittler (2003) e principalmente na legislação vigente sobre educação especial.

 

  1. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E O AEE

  1. Educação Especial e Inclusiva no Brasil: breve histórico

A oferta de educação para pessoas com deficiência mudou bastante ao longo dos anos. No Brasil, após um longo período de exclusão e abandono, as atenções sobre esse tema ganharam força no século XIX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com