TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS 6º DESAFIO DA LEITURA ETAPA

Por:   •  22/3/2016  •  Exam  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Aula Tema: Desafio da leitura

Responder as questões apresentadas:

1- O brasileiro tem o hábito de leitura?

2- 2- Qual o papel da escola no incentivo à leitura?

3- De que maneira o trabalho de incentivo à leitura pode ser feito na escola?

É difícil imaginar a construção de Brasil sem leitura.

A média de leitura dos brasileiros infelizmente é fraca, devido as condições econômicas do País, o povo brasileiro está muito voltado à construção de vida financeira, social e está deixando a desejar os estudos e sucessivamente a leitura passa a ser despercebida.

Segundo a pesquisa realizada, pela federação do comércio do Rio de Janeiro em 70 cidades e 9 regiões metropolitanas, entre 2007 e 2011 houve uma queda significativa no habito de leitura dos brasileiros de 9,1% e o crescimento da população de 2,9%.

O acumulo de compromissos do dia a dia em busca de soluções de sobrevivência faz com que as pessoas substituam o hábito de leitura pelo acesso à internet, assistir filmes, TV e relacionar-se com a família, que também tem sido na maioria através das redes sociais.

A escola pode e deve ter dentro de sua proposta pedagógica e planejamento a capacidade de promover o incentivo â leitura, proporcionando um ambiente apropriado, disponibilizando, uma biblioteca com livros de qualidade, para diversos públicos, com temas direcionados à necessidade e interesse do aluno leitor.

É dever do Professor estar consciente do significado de leitor, participando e investindo em si mesmo a prática de leitura como parte de um projeto de formação continuada, para que seja capaz de desenvolver planos de aulas com atividades que promovam ações de motivação e interesses dos alunos pela leitura com apreciação dos diferentes gêneros e outros recursos didáticos.

Concordamos que a leitura compartilhada com dinâmica e interação entre os alunos, são atividades que podem ser através de diálogo, roda de conversa, teatro, entrevistas, enfim uma ação que faz com que o leitor possa ter olhares para uma luz no fundo do túnel é consiga desbravar a sua própria história, e transcendendo o renascimento de um leitor praticante conhecedor capaz de construir o mundo, diferente, mais consciente de sua realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com