TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Aprendizagem e desens. social

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

A partir da leitura e das realizações feitas dos capítulos 10 e 11 do PLT " Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança podemos observar o grande trabalho que requer os professores para a melhor transferência de conhecimento entre esses e os seus alunos. O professor como exemplo para a maioria dos alunos dentro da sala de aula tem a responsabilidade de transmitir valores éticos, morais, de respeitar as regras impostas, de trabalhar a autodisciplina de uma forma correta e justa. AO associarmos o que aprendemos ao Caso Vera podemos relatar inúmeros erros cometidos pela professora transformando o ambiente de sala de aula em autoritário e não exercendo o seu papel de orientador em sala de aula.

Como vimos no capitulo 11 do PLT a criança ao nascer é um ser amoral, onde não é capaz de fazer julgamentos éticos sobre seus atos ou controlar conscientemente seus comportamentos ou seja não tem consciência do certo e o errado, quando as crianças passam para fase da aderência onde essas imitam o comportamento, os valores ,as atitudes de alguém importante para estas, cabe aos adultos passarem e agirem de forma que essa identificação leve a um desenvolvimento da criança. Por isso, ao analisarmos bem o caso Vera vemos o que a professora passa para seus alunos é contraditório, confuso e ruim. Ao deixar a criança ajudante da turma ir ao banheiro mesmo enfatizando anteriormente que não pode sair, a professora quebra sua própria regra e deixa a criança sem saber o porque, pois não é dada nenhuma explicação pela exceção feita. Quando ela usa os seus sentimentos para intimidar seus alunos a seguir uma regra ela perde o papel de professor e provoca um distanciamento entre seus alunos, por medo.

Podemos perceber os erros cometidos pela professora e podemos enfatizar soluções para um melhor aproveitamento na sala de aula, por exemplo as chamadas consequências positivas que reforçam a manutenção de uma regra ou estimulam o autocontrole e a repetição de atitudes positivas, além de estipular melhor o vinculo com os alunos e o papel de orientador.

Hoje em dia estabelecer um vinculo com a criança é essencial para melhor desenvolvimento da criança, além de percebemos que cabe também uma boa harmonia entre a família e o professor para um melhor entendimento da criança sobre uma autodisciplina e o que significado do certo e errado.

Questões do Capitulo 10 (pagina 305)

1-Autodisciplina se define como o controle voluntário do próprio

comportamento, ou seja, é o compromisso de uma conduta adequada.

A autodisciplina é adquirida gradualmente ao longo de toda infância, no inicio da vida as crianças precisam dos outros para regular o próprio comportamento e com o tempo e pratica elas começas a ter sua própria percepção de condutas adequadas.

4- Amoral se caracteriza quando a pessoa em si não é capaz de fazer julgamentos éticos sobre seus atos ou controlar conscientemente seu comportamento, ou seja não tem consciência do que é certo e do que é errado. Um exemplo são os bebês que até certa idade são amorais pois não conseguem ainda interpretar seus comportamentos e identificar se estes estão certos ou errados.

Aderência ocorre quando se espera que o próprio comportamento seja monitorado pelos outros. No começo da vida, as crianças precisam de assistência física para aprender se comportar de uma forma correta. Um exemplo é quando as crianças agem de modo a ganhar recompensas, nem que essa recompensa seja apenas elogios ou sorrisos por um ato feito de uma forma correta. O ponto negativo da aderência está no fato de que a criança precisa de um apoio constante e supervisão para que possam comportar adequadamente.

Identificação por meio desse processo as crianças imitam o comportamento, os valores, as atitudes de alguém que seja importante para elas, geralmente essas pessoas são os pais ou familiares e essa identificação provoca avanços no desenvolvimento das crianças pois proporciona muitas ideias e padrões que essas levam até a fase adulta.

Internalização é o estágio mais avançado da autodisciplina onde os indivíduos levam em conta o impacto de seu comportamento sobre os outros, reconhecem suas ações, sentem o compromisso moral de ter o comportamento correto em cada situação. Um exemplo é quando uma criança empresta algo para outra não porque a professora ou outro alguém pediu e sim porque ela acha que essa ação

é a mais adequada e fica feliz por poder ajudar.

São inúmeros os sinais de comportamento que podemos identificar em qual processo a criança se encontra entre eles podemos destacar sua idade pois

a autodisciplina progride gradualmente no começo de suas vidas os bebes são amorais, depois passam para o processo de aderência por responder a recompensas e punições onde precisa de uma assistência física e verbal, conforme eles crescem e compartilham experiências passasse então para a fase de identificação onde se adota códigos de conduta a partir de pessoas que são exemplos para eles e por fim criam um código de ética interno, único, a internalização. Esses processos podem ser observados no dia-a-dia em ações individuais e conjuntas.

Questões do Capitulo 11 (paginas 334-335)

1-Incerteza sobre o que são regras, incerteza sobre como seguir determinada regra, confusão sobre o que fazer, falta de capacidade ou conhecimento instrumental são quatro problemas que resultam da má elaboração de regras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com