TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.766 Palavras (16 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 16

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a  Distância
Polo Icaraíma – PR

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Psicologia da educação

Acadêmicas/RA:

Ângela Maria dos Anjos                                                                                     407013                                

Ana Maria da silva                                                                                         407011

Ivonete Amorim de Almeida                                                                           407343                                                                                        

Letícia Maira Oiveira Carvalho                                                                        419451

Professora Tutora EAD: Helen Rose A. da S. Pedroso

Professora Tutor EAD: Ermelinda  Aparecida de Araújo

Icaraíma - PR

2013

Introdução

Este trabalho que ora apresentamos, para nós acadêmicos, do curso de Pedagogia, tem grande significado e é de suma importância, pois atavés do mesmo adquirimos muito conhecimento, onde estudamos as contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação.

[...] a meta da educação não é a adaptação ao ambiente já existente, que pode ser efetuada pela própria vida, mas viação de um ser humano que olhe além de seu meio [...]

                                                                                                               

L.S Vigtsky.

 

Desenvolvimento

Freud nasceu dia 6 de maio de 1856, em Frei Berg, na Morávia, filho de pais judeus, aos 4 anos foi para Viena, onde recebeu toda sua educação e viveu quase toda a sua vida.

Estudou medicina, ingressando na Universidade de Viena, em 1873 diplomando-se em 1881. Recém-formado, em 1881 trabalhou como interno no Hospital geral de Viena, passando por vários departamentos. De 1876 a 1882, trabalhou com Ernst Brucke no laboratório de fisiologia, depois no Hospital geral de Viena, no departamento de neuropatologia do Dr. Scholz, tornando-se um excelente Neurologista.

Casou-se com Marta Bernays no ano de 1886, com quem teve seis filhos, dos quais somente a última seguiu-lhe os passos.

Encontrou satisfação no laboratório de fisiologia, mais especificamente em pesquisa sobre a histologia do sistema nervoso.

Publicou grande número de observações clínicas sobre doenças orgânicas do sistema nervoso. Ofereceu-se para traduzir Charcot, com quem iniciou seus estudos sobre a histeria.

Por volta de 1886, teve acesso ao hipnotismo, meio pelo qual aproveitava para fazer perguntas ao paciente sobre a origem de seus sintomas e juntamente com Breuer, acrescentou que os sintomas têm um significado e são resíduos de situações emocionais. Publicou o texto conhecido “Sobre o mecanismo Psíquico dos Fenômenos Histéricos” (1893) e em 1895, “Estudos sobre a Histeria”, onde estava descrito o método catártico.

Nesse momento nada tinha a dizer sobre a sexualidade.

No desenvolvimento de suas teorias, Freud abandonou o método catártico e mostrou a ocorrência de uma situação específica, a “transferencial”, e aprofundou o uso do método da “associação livre”, assinalando a ocorrência do recalque.

Descobre a sexualidade infantil levado cada vez mais à história do paciente, chegando aos primeiros anos de vida, a infância.

Até aqui temos fases preliminares a psicanálise.

Em 1896 essa palavra (psicanálise) foi empregada pela primeira vez. Freud foi considerado o pai da psicanálise.

Ele desempenhou importante papel na esfera do narcisismo, teoria das pulsões e da aplicação da psicanálise a psicoses. O complexo de Édipo revela-se como núcleo das neuroses.

Formulou a hipótese sobre a existência de dois instintos (Eras e Thanatos). Propôs a divisão da personalidade em ego, superego e id (1923).

E são suas palavras: “ não pode haver mais dúvida alguma de que ela (a psicanálise) continuará; comprovou sua capacidade de sobreviver e de desenvolver-se, tanto como um ramo de conhecimento, quanto como um método terapêutico.

O Desejo de saber uma Teoria Freudiana da Aprendizagem.

Ana Freud, filha de Freud, buscou transmitir aos educadores uma noção daquilo que seria, para Freud, o Desenvolvimento da Criança.

Ai invés de abordar, como foi feito até hoje, o desenvolvimento da criança em termos de fases psicossexuais (oral, anal, etc.) pode-se adotar outro caminho.

O que poderia ser, o que, no entender de Freud, habilita uma criança para o mundo do conhecimento? E finalmente, em que circunstancias essa busca de conhecimento torna-se possível?

As teorias de Freud podem ser divididas em duas principais; a primeira, a teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico: inconsciente, pré-consciente e consciente.

É nesta teoria, que Freud também descobriu que, a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflito de ordem sexual. Os principais aspectos dessa descoberta são: a função sexual existe desde o principio da vida, o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo, a libido, nas palavras de Freud, é a energia dos instintos sexuais e só deles.

No processo de desenvolvimento psicossexual, o indivíduo encontra o prazer no próprio corpo e as excitações estão ligadas a determinadas partes dele. Progressivamente a criança passa pela fazer oral (zona de erotização é a boca), fase anal (ânus), fase fálica (órgão sexual); em seguida vem um período de latência que se entende até a puberdade e por final, a fase genital, quando o objeto de erotização não está mais no próprio corte, mas em um objeto externo.

No decorrer dessas fases, vários processos sucedem-se. Desses eventos, destaca-se o complexo Édipo, pois é em torno dele que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com