TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

Introdução

  1. A ciência no ensino fundamental. Construção do conhecimento na escola. (Tema Principal)

  1. Iniciação cientifica nas séries iniciais. (Artigo Sugerido na ATPS).
  2. Física para Criança: abordando conceitos físicos a partir de situações problemas. (Artigo Sugerido na ATPS).
  1. Aulas práticas e as possibilidades de enculturação cientifica. (Tema Principal).
  1. Cromatografia.
  2. Realização do Experimento.
  3. Registro das Etapas da Cromatografia.
  1. BIBLIOGRAFIA

INTRUDUÇÃO

Observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar não irá encantar nem despertar nada na criança. Quem convive com crianças em casa ou leciona para as séries iniciais do Ensino Fundamental não tem dúvida: para os pequenos, perguntar é uma necessidade. Do ponto de vista pedagógico, eles estão corretos: perguntar é uma das maneiras mais eficientes de conhecer o mundo. Deve ser passado nas series iniciais a disciplina de ciências de forma atrativa e interessante para que tenha o interesse das crianças.

“Sem a convicção de uma harmonia íntima do Universo, não poderia haver ciência”

Albert Einstein

  1. Iniciação cientifica nas séries iniciais. (Artigo Sugerido na ATPS).

Segundo as autoras Silvia Frateschi e Rosana Louro F. Silva, traz a uma série de relatos importantes e para especificar apenas a parte que fala sobre o desenvolvimento científico na série do ensino fundamental. Observamos algumas orientações sobre como trabalhar com aulas práticas e se isso é possível, pois seria uma forma de possibilitar a criança desenvolver o seu raciocínio lógico, debater e esclarecer as suas ideias, já colocando os seus conhecimentos em práticas voltadas para uma investigação científica. Segundo Kasilchik há uma grande importância as aulas práticas na literatura do ensino de ciências. Alguns dos inúmeros itens importantes para que haja um estimulo cada vez maior aos adolescentes e aos jovens são: despertar interesse, capacidade de resolver problemas, conceito básico, habilidades, apesar da ausência de laboratórios para esse tipo de experimento, falta de equipamentos; entre outros. O desafio torna-se maior quando se propõe uma atividade própria. Há uma classificação das atividades práticas que são: 

  1. Demonstração Prática: São atividades realizadas pelo professor, possibilitando o aluno o maior contato com os fenômenos conhecido como equipamento, instrumento e até seres vivos. 

  1. Experimentos Ilustrativos: São aquelas atividades em que os alunos podem realizar com a mesma finalidade de mostrar a prática. 
  1. Experimento Descritivos: São atividades em que o aluno não necessita do professor o tempo todo, pois ele tem contato mais próximo com o fenômeno sendo comum ou não no seu dia-a-dia. 
  1. Experimento Investigativo: São práticas que exigem participação do aluno durante a sua execução, diferente das outras, que envolvem ideias e discussões com a elaboração de uma hipótese investigativa. 

Portanto, observa-se que as quatro modalidades práticas propostas são importantes no ensino da ciência. Se não houver material, o professor juntamente com os alunos pode recorrer a outras demonstrações, desde quem seja bem planejada e permita a interação do aluno. O experimento ilustrativo pode ter uma função importante para o ensino de determinado conteúdo, no entanto se o objetivo for proporcionar o desenvolvimento do estudante na investigação cientifica do qual surge uma hipótese e a elaboração de métodos para testar resultados e solução de problemas, onde este experimento deve ter caráter investigativo. 

As propostas apresentadas busca levar os alunos a refletir sobre os problemas experimentais que são capazes de resolver ou permitir que eles pensam cientificamente e construa sua visão de mundo. Segundo os pesquisadores se quisermos que o aluno realmente aprendam, temos que criar um ambiente intelectualmente ativo organizando grupos cooperativos que possam gerar uma sintonia entre os alunos e adquirimos excelentes resultados.   

  1. Física para Criança: abordando conceitos físicos a partir de situações problemas. (Artigo Sugerido na ATPS).

O texto de Moço (2014) aborda sobre o desenvolvimento de experiências científicas com crianças, Moço ressalta que, ao ensinar Ciências nos anos iniciais, deve-se respeitar a faixa etária. Mas, isso não significa substituir os termos científicos ou deixar os textos com diminutivos esperando que as crianças entendam melhor. Pois, no trabalho de pesquisa pode incluir a leitura em livros e revistas antes mesmo de as crianças saberem ler. Além de ser uma atividade de alfabetização, a prática contribui para que todos aprendam a buscar informações específicas.

Quem convive ou leciona para os anos iniciais do ensino fundamental sabem que os pequenos não cansam de perguntar e esta é uma forma que utilizam para conhecer o mundo. Por isso, os professores devem ficar atentos e aproveitarem a força dos “por quês”?

Muito se fala sobre o aprendizado nas series iniciais se prejudicariam ou melhoraria o entendimento no futuro, uma vez em que todos os professores concordam que espera para que o aluno chegue no último ano do fundamental para lhe lecionar ciência e algo desnecessário ou visto como tempo perdido por muitos, já que a ciência instiga a procura por novas informações. Isso também ajudaria na passagem do fundamental para o médio uma vez que já acostumado com a matéria seria mais fácil interagir e aprender rapidamente.

Como mencionada no texto de Anderson Moço a professora Inês Prates Galindo Borges vencedora do prêmio educadora nota 10 Victor Civita 2008, propôs aos alunos problemas cotidianos sendo resolvidos facilmente com o uso da ciência, o projeto que ela criou foi simples e eficaz, ensinando sobre a forma correta do descarte de pilhas, ela consegue atrai a atenção dos seus alunos que se esforçam para achar soluções para os problemas apresentados além das discussões criadas pelos próprios alunos de ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com