TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.823 Palavras (16 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PADAGOGIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

BAURU/ SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Atividades Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação Carla Grimaldi Franco.

BAURU / SP

2015

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................03

1 – Etapa 01...............................................................................................................04

2 – Etapa 02...............................................................................................................06

3 – Etapa 03...............................................................................................................07

4 – Etapa 04...............................................................................................................10

Considerações Finais................................................................................................13

Referências Bibliográficas........................................................................................14

INTRODUÇÃO

        Quando se é trabalhado e estimulado desde os primeiros anos de vida a criança é capaz de na juventude e na vida adulta tornar-se agentes transformadores da cultura, da paz, da honestidade, da integridade, da justiça e dos verdadeiros valores essenciais à vida humana.

         A arte na Educação Infantil é muito importante tem por objetivo não somente a beleza e estética, mas tambéma de ampliar a capacidade da criança de produzir e criar segundo suas habilidades e técnicas.

        Juntas, a arte, recreação e a criatividade desenvolvem uma conscientização e valorização do ser humano, em especial às crianças, elas se tornam capazes de criar á sua maneira e recrear o meio em que vive.

        Neste universo muitas vezes idealizado fora da sala de aula a criança usa a imaginação e interage com os colegas, podendo assim valorizar sua existência, sua dignidade, seu poder de ser e estar no mundo e fazer parte dele vivenciando seus direitos e deveres de cidadão ativo e atuante da sociedade ampliam o conhecimento sobre sua cultura e costumes de um povo, muitas vezes nas brincadeiras e jogos resgatam suas raízes e relembram sua história de vida.

 



ETAPA 1

Experiência Educativa vivenciado pelo grupo no desenvolvimento expressividade e criativo:

O primeiro contato de Roberta Cristina Gimenes Campos Barbosa com a arte foi na 5ª serie em uma aula onde a professora levou palitos de sorvete, e em comemoração ao dia dos pais foi feito um porta retrato com os palitos e depois foi feita uma pintura com. As aulas aconteciam somente uma vez por semana.

         Adriana Perosim teve seu primeiro contato com a arte na 4ª serie onde a professora distribuiu revistas e pediu para que os alunos despedaçassem em pequenos pedaços e depois colar em um vidro de maionese, havia atividades xerocadas, mas a atividade de picotar as revistas foi a mais interessante.

Com mais ou menos Angelina Aparecida Silva de Lima teve seu primeiro contato com as aulas de Educação Artística onde se pintava bastante com guache. A escola foi um lugar muito importante para ela principalmente nas aulas de artes com uma professora bem divertida com as atividades de ensinar.

Viviane Ap. M. Mantovani Zocchio em seu tempo de escola nas aulas de artes a professora destribuia desenhos prontos para pintar e também deixava livres para usar a criatividade e fazer a propria arte.

Letycia Meneguel Noronha em sua experiência em artes a professora era muito boa em artesanato sugeriu uma ceta de papael de jornal e revistas a ideia foi muito boa e muito bonita todoa os alunos fizeram bem marcante.

Objetivo das Atividades Artísticas

Portanto esses conhecimentos vivenciados pelo grupo foram de amplo valor, pois cresceu a expressividade e a capacidade criadora do grupo, pois a parte intelectiva, a competência de refletir e comunicar-se, além do entretenimento.

Pensamento crítico: a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade.

O momento da infância é um momento de muitas descobertas e muitas aventuras. É nas etapas iniciais da educação infantil que eles apresentam contatos com as linguagens das artes, deste modo nos professores carecemos apreciar a inventividade dos nossos alunos, citando para a sala de aula extraordinária que eles cultivem, estudem e criem fatos inovadores.

Na infância o que verdadeiramente é admirável a elas é o brincar e assim acreditar aindiscrição de pelo imprevisto, encontrar-se complexo com o lúdico e poder imaginar, pois igualmente acriança aprende se sentido mais alcançada e feliz. A arte como ajuda de aviso o lado sensível da criança acudindo assim abrir as suas leituras do mundo é obrigação do professor harmonizar aprendizagem, e assim ajudando a acrescentar suas leituras do mundo crianças abanquem prazer em desenhar, no cortar, pintar e criar é assim que podem se apregoar elas aproveita sua concentração para poder conceber ou alterar-se os desenhos, criando assim o novo, o diferente.

A conclusão que é primordial aperfeiçoar o olhar da criança desde os anos iniciais, igualmente é possível atividades de leitura, pois além do maravilhoso das cores, ritmos e formas, a criança possa envolver e analisar como que a linguagem visual se estrutura, podendo assim pensar criticamente sofre as imagens. Significando assim refletimos que a escola necessita ir além das vivencias artísticas com as quais está convividas, nosso desempenho e fazer com que a criança aceite outras épocas históricas, outras formas de expressão, culturas, cabe a nos,  como educadores, fazer com que a criança inclua o mundo em que esta colocada e diferentes argumentos socioculturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com