TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CIENCIAS

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Todos os seres vivos ,principalmente a os seres humanos, são dependentes dos recursos da natureza, como á agua, vento, frutos e entre outros, e todos esses recurso devem ser preservados, pois dificulta nossa vida no planeta. A partir desse conceito entendemos a importância do estudo de Ciências. As intervenções que o homem tem realizado na natureza, desmatando florestas e poluindo rios ,devido as indústrias, vem mostrando grandes consequências .

Em vários países ,há a ausência de agua tratada ,grandes níveis de emissão de gases que poluem nosso ar, e por fim a falta de alimentos. As pessoas devem ter consciência de que é preciso cuidar do planeta, e a escola é uma grande aliada para esse processo. Dentro do currículo de ciências, o aluno poderá adquiri conhecimentos que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações.

Não se deve pensar em Ciências, como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em um momento futura. A criança é hoje e conhecer Ciências ampliará sua possibilidade presente de participação social e viabilizará sua capacidade plena de participação futura na sociedade.

O espaço de Ciências é um espaço privilegiado ,em que as diferentes explicações sobre o mundo ,fenômenos naturais, e transformações feitas pelo homem podem ser expostos e feito comparações .Dessa maneira, o aluno poderá compreender a causa de tamanhos desastres ambientes ,ocorridos em nossa volta.

Etapa 1

Passo 1.

Como desenvolver experimentos científicos nas seres iniciais do E.F.

Para as crianças, perguntar é uma necessidade. Perguntar é uma maneira mais eficiente de conhecer o mundo. O estimulo ao questionamento gerou grandes resultados na sala de aula 1º ano da professora Inês Prates, professora em Marilia SP. Duvidas de o que acontece com as pilhas usadas que são jogadas no lixo, de que forma deve ser descartada. Através dessa curiosidade, virou uma ótima iniciativa didática. Inês concebeu um projeto que transformou seus alunos, em pequenos cientistas, o que lhe rendeu o troféu de Educadora nota 10 no prêmio Victor Civita de 2008. No seu projeto ela mostrou como o conhecimento cientifico explica problemas diários. Nas seres iniciais o trabalhos, o trabalho cientifico requer respeito as especialidades da idade do aluno. O trabalho amplia o escopo do projeto que costumam ser feitos em educação ambiental preenchendo campanhas de coleta de material reciclável, depois de escolher um foco, discutir com os alunos os problemas ambientais causados pelo descarte de pilhas no lixo comum, Inês fez um projeto que descuida da conscientização ecológica, elegendo como foco a iniciação cientifica.

Para descobrir o que pensavam as crianças a respeito do descarte de pilhas, ela promoveu uma discussão e entregou um questionário para que os pais apontassem o destino das pilhas usadas. No laboratório, ao conhecer uma pilha por dentro, os alunos comparou com o que havia lido em textos, no final, para enfatizar a importância de buscar fontes diferentes, ela convidou um engenheiro ambiental para tirar duvidas possíveis.

Além de se basear na participação das crianças nas atividades e nos registros delas, ela avaliou a aprendizagem dos conteúdos durante a campanha sobre o descarte de pilhas. Com o auxilio da professora, os alunos preparam textos informativos, fizeram apresentações para os alunos de outras turmas e distribuíram coletores de pilha pela cidade.

Passo 2.

Quando a curiosidade das crianças é aguçada, surgem as perguntas, quando a professora Inês criou o projeto para os alunos, foi devido as duvidas que surgiu. Os alunos foram procurar meios de informações. No nosso ponto de vista, quando o aluno tem informação de mão beijada, em breve aquela informação será esquecida, ao longo da pesquisa, vem o entendimento acerca do processo do descarte de pilha. A curiosidade acerca do tema surgiu dos alunos, quando eles levaram para a professora, demonstraram interesse, o que fez ela ter essa iniciativa do projeto.

Eles pode entender passo a passo como e qual a forma correta de fazer o descarte, sem contar que é uma atitude nobre para o nosso planeta, pois sabemos que elas não devem ser jogadas em lixo comum, as pilhas podem trazer substâncias tóxicas para o nosso planeta. Os alunos desde cedo devem entender que a natureza reage, diante das nossas ações. O cuidado, mesmo sendo mínimo, pode ter grande êxito na superfície terrestre.

O projeto feito com as crianças despertou um grande interesse em problemas ambientais, e diversas formas de cuidar do planeta, lembrando que é um dever de todos, tanto de pais, como alunos e professores.

Etapa 2

Passo 1

Pesquisar um experimento, no qual mostrará aos alunos a separação das cores, utilizando a técnica da cromatografia

Cromatografia é uma técnica físico-química de separação de misturas, baseada no diferencial de migração das substâncias sobre uma fase fixa, chamada de fase estacionária.

Este método usa uma substância capaz de fixar em sua superfície a substância que está sendo separada, e um solvente fluido que “arrasta” o material a ser isolado.Um dos primeiros processos usados foi a cromatografia em papel. As substâncias a serem separadas , interagiem com a celulose do papel, por razão das suas diferentes constituições, uns migram com maior e outros com menor velocidade.Para ver esse fenômeno, pode ser feito em sala de aula, ou em casa mesmo,um simpels experimento,será preciso os seguintes materiais:

• Papel-filtro (coador de café);

• Canetas de pontas porosas de diferentes cores;

• Um suporte (pode ser algum vasilhame reto);

• Álcool;

• Conta-gotas.

corte o papel-filtro, no formato desejado – certifique-se de que ele fique reto e plano. Coloque-o em cima de algum suporte que permita ficar bem firme. Depois, faça um círculo com pontos de diferentes cores de canetas de ponta porosa. Pingue álcool no centro do círculo e observe o que ocorreu. Continue pingando o álcool até obter o efeito desejado.

Percebeu-se que ao se adicionar o solvente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com