TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE FUNDAMENTOS SOCIÓLOGICOS

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]       UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

                                      CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

            CURSO

             PEDAGOGIA

    FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO            

                         

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TUTOR À DISTÂNCIA:

TUTORA PRESENCIAL:

TURMA: SEXTA E SÁBADO

SUMÁRIO

A Sociologia..................................................................................................................04

A Sociologia da Educação............................................................................................04

Contribuições da Sociologia no cotidiano....................................................................05

                No ensino......................................................................................................05

                Na Cultura e Sociedade................................................................................06

Ética e Sociedade.........................................................................................................07

Considerações Finais....................................................................................................10

Referências Bibliográficas............................................................................................11

A SOCIOLOGIA

A sociologia surgiu a partir de problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, surgiu como ciência para resolver esses problemas. Augusto Comte surgira com a ideia de unificar os pensamentos e estudos de varias ciências humanas, passando a exercer o positivismo, pois afirmava que toda vida humana teria passado por fases históricas de progresso e que, se compreendessem esse progresso, poderiam resolver os problemas sociais. A Sociologia como ciência, nos faz pensar sobre a interação do homem na sociedade e como ele constrói essa nova sociedade.

 Durkheim, outro pensador positivista tornou-se um grande teórico desta nova ciência, ele acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. 

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

                                                     

               A Sociologia da Educação contribuiu para compreendermos as nossas condutas, não       somente no contexto social, ao formarmos cidadãos críticos e autônomos, mas também no campo da educação, permitindo que as práticas pedagógicas sejam vistas com novas perspectivas. As transformações ocorridas na sociedade começaram com a educação, daí a importância de instituir a sociologia na vida escolar. A escola prepara para a convivência em sociedade e é vista como a instituição principal, onde se permite aprender as formas de vivência em sociedade, com suas regras, atitudes, símbolos e pensamentos, desenvolvendo assim uma consciência coletiva para o equilíbrio social. Hoje a escola não só ensina a interpretação e a  analise crítica como também prepara para as novas tecnologias, embora a escola pública ainda tenha certa dificuldade em aplicar a disciplina no currículo escolar.

A Sociologia  da Educação nos faz  entender como viver em sociedade e que todas as mudanças que ocorrem na sociedade refletem na educação, e só o homem é que pode fazer essa mudança acontecer, como diz Durkheim “a educação está ligada diretamente a toda vida social, já  que os homens foram responsáveis pela criação da escola.”

 Sendo parte do currículo escolar a disciplina de Sociologia nas escolas vai de encontro aos mais diversos tipos de problemas sociais, é na escola que a maioria deles se manifestam, como a desigualdade social, a prática do bullyng, falta de disciplina, intolerância as diferenças culturais e deficiências físicas, entre muitas outras.

O trabalho dessa ciência é conscientizar o ser humano sobre seus atos diante da sociedade, e a escola deve ser a fonte para que estes se tornem seres humanistas, visto que na juventude o número de descasos com a sociedade é muito maior.

Para isso o educador tem que estar preparado e preocupado com a relação dos seus alunos dentro do quadro escolar, a observação é o ponto de partida para poder trabalhar diversos temas, que trarão benefícios  à sociedade. O cidadão consciente conhece seus deveres e obrigações e, seus atos individuais é que fazem a diferença na sociedade, para o bem ou para o mal.

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO

 ENSINO

Segundo Comte o educador deve ser a fonte de conhecimento para o educando,  de forma que ele seja a autoridade, partindo do culto do Ser, ou seja, da Humanidade.

Segundo ele, a educação seria para todos sem distinção de sexo ou nível socioeconômico,  sendo que a educação começa na família sendo ela maternal voltada para a Educação Moral, preparando assim a pessoa para a sua maioridade e Científica.

         A  instrução teórica e prática caberiam à educação pública valorizando a estética, a arte e o estudo de línguas.

Comparando e fazendo uma crítica em relação à sociedade do séc. XIX, onde o professor  impunha total autoridade em sala de aula e o educador era visto como uma “fonte de conhecimentos” para seus alunos; hoje vemos que os problemas cotidianos estão entrando na sala de aula e dificultando o ensino nas escolas públicas, e esses problemas já não são de ordem sócio econômica, pois o problema ocorre na periferia e também nas classes mais elevadas.

Atualmente é quase impossível um professor conseguir trabalhar uma aula, sem que haja uma intervenção por parte dos alunos, uma discussão, uma brincadeira ou até mesmo uma briga, atos que colocariam a perder todo o esforço do profissional ao preparar a aula. Por outro lado o ato do professor diante da intervenção deve ser de um Ser humanista, afinal ele é o exemplo diante da sala e depende de seus atos a saída para tais problemas, daí a necessidade de um profissional qualificado e preparado para enfrentar tais problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (248.4 Kb)   docx (165.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com