TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE didática e práticas de ensino

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.600 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

        

Curso de Pedagogia

Didática e Práticas de Ensino

Fernanda Carolina De Andrade Silvestre - RA: 416456

Jean Paulo Silvan da Silva - RA: 419135

Jéssica Costa Mariano - RA: 8136747942

Marcimeire Zerlin Honorato - RA: 405942

Viviana De Andrade Soares - RA: 435219

Professora: Ausdy Nazareth Castro dos Santos

Tutora Presencial: Melina Silveira

Bauru-SP, 21 de abril de 2014.

Projeto

Tema: Feirinha do Livro

[pic 3]

Introdução:

Ouvir histórias desde a infância é sem dúvida, o aprendizado de palavras. O estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então não podemos pensar em um ensino de qualidade, sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom projeto de incentivo a leitura. Tanto para escola quanto para comunidade como um todo. Onde devemos trabalhar as dificuldades que os alunos encontrarem durante a leitura em todas as disciplinas. Mas para isso é preciso que o professor desperte o interesse dos alunos ao mundo da leitura. Então teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.

Público alvo:

  • Alunos do1ºano do ensino fundamental.
  • Crianças de 6 a 7 anos de idade, sala com aproximadamente 20 alunos. Com a possibilidade de serem organizados em grupos.
  • Envolve também pais, professores, alunos e funcionários.

Justificativa e fundamentos teóricos:

A realização da feira do livro é de fundamental importância para facilitar o acesso ao livro, e sua popularização no ambiente escolar. Consideramos assim este projeto de grande importância com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura. Além da mudança nos hábitos de leitura, advinda da tecnologia e escrita incorreta.

Objetivos:

 Gerais:

  • Popularizar o livro.
  • Integrar a comunidade escolar.
  • Formar comunidade de leitores e escritores. Proporcionando aos alunos momentos agradáveis de leitura.

 Específicos:

  • Estimular a compra de livros.
  • Visitas à biblioteca.
  • Troca de livros
  • Contar histórias.
  • Desenvolver a capacidade das habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
  • Vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia.
  • Promover na comunidade escolar o envolvimento de pais, educadores, alunos e funcionários na Feira do Livro. Proporcionando a interatividade, o gosto e o prazer pela leitura.

Cronograma:

  • O projeto será realizado no período de 6 meses.
  • Serão oferecidos livros de literatura infantil, infanto-juvenil e ficção.
  • Local: biblioteca
  • Colaboradores: professores.
  • Realização: dia 29/10/2014, dia Nacional do Livro.

Desenvolvimento:

1ª Etapa: Divulgar a Feira do Livro e apresentar o tema aos alunos. Selecionar títulos adequados e interessantes. Evitando os que têm vocabulário infantilizado.

2ª Etapa: Apresentar algumas resenhas de obras de diversos autores, aos alunos e conversar sobre elas. De modo que elas conheçam a diferença entre ler e contar.

3ª Etapa: Proponha em fazer uma feira de livros, no qual todos irão indicar livros aos visitantes, para que eles se interessem e leiam.

4ª Etapa: Organizar uma visita à biblioteca e como se comportar na biblioteca (não rabiscar, não rasgar, manter silêncio). Formando um clubinho de leitura.

5ª Etapa: Organizar a feira, montando mesas com diversas obras e gêneros. E decidir com a turma a ordem de quem falará primeiro, para que todos participem.

Materiais:

Um bom acervo literário infantil e infanto-juvenil, constantes do acervo da escola, e resenhas de obras de diversos autores.

Avaliação:

O professor deve observar se houve envolvimento e interesse dos alunos pela leitura. Analisar quais as dificuldades e potencialidades durante o projeto.

Feirinha do Livro

No ensino fundamental é de extrema importância que se utilize a leitura para a ampliação do conhecimento. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na formação de leitores. O aluno é estimulado ao ter contato com o livro na escola ou em casa, fazendo da leitura algo importante em sua vida. São inúmeros os problemas em relação ao hábito e gosto pela leitura. Pois detectamos que no ensino fundamental em seu estágio inicial, há um grande número de alunos copistas sem o menor interesse pela leitura e escrita. As tecnologias do mundo moderno fizeram com que deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens desinteressados pelos livros e com vocabulários cada vez mais pobres.

Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica. É necessário realizar atividades que estimulem o hábito de leitura e o uso das bibliotecas.

Quando a escola oferece suporte para seus alunos, professores e pais como acervos de livros, bibliotecas, feira do livro, entre outros benefícios como auxílio e incentivo à leitura, o aluno tem como desenvolver suas habilidades literárias e ampliar sua visão de mundo desde que o educando e os pais trabalhem de forma adequada para que isso aconteça.

A feira do livro é de fundamental importância para o acesso ao livro e, ao mesmo tempo, facilitar a sua circulação no ambiente escolar. É uma maneira significativa de integrar professores, alunos, pais, funcionários e a comunidade escolar. Pode-se então mostrar a todos os alunos a importância da leitura na formação de um cidadão.

O trabalho de leitura com os diferentes tipos de textos não devem ser descartados nunca, mesmo nas séries iniciais em que os alunos ainda não conseguem ler o que está escrito, mas só o fato de eles estarem em constante contato com o livro irá proporcionar de forma significativa um aprendizado que irá facilitar futuramente o desenvolvimento da leitura escrita, pois é com eles que os alunos aprendem e desenvolvem sua leitura, sua imaginação e sua criatividade, abrindo portas para o mundo da literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com