TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Didática e Prática de Ensino

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP / SOROCABA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 CURSO DE PEDAGOGIA

TÍTULO:

 DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

       

Tatiane Silva Lima Mafra – RA 4311779589

Solange Alves Benjamim – RA 5733177059

Kelly Cristina Rocha Furtado – RA 5730160617

Karen Eduarda Bolonha – RA 6317199560

Kátia Fernanda G. B. de Souza – RA 4300066460

                                                                                       Profa. Maria Clotilde Bastos  

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor à distância Luis Gustavo Martins de Souza.

SOROCABA/SP

2013

ETAPA 1

Violência no Ambiente Escolar

Introdução

Algumas perguntas necessitam de uma reflexão mais profunda para que sejam respondidas e, dentre elas, podemos salientar qual deveria ser a função do professor no processo formativo do aluno?

Atualmente, a violência é um problema que vem preocupando toda a sociedade e em especial os pais e os professores e, o ambiente retratado na obra é a escola, cujas relações são analisadas e precisam ser repensadas. O foco está nos jovens brasileiros que precisam da companhia e da orientação docente no caminhar de suas vidas em sociedade. O objetivo é refletir de que maneira as violências nas escolas podem alterar a prática docente. Nesse sentido, as autoras não se limitam à escola “de concreto”, mas pensam na instituição vista como mediadora dos processos de ensino e aprendizagem, que faz parte de nossas vidas ao longo dos anos, que está em nossa memória e na de todos que foram tocados. O processo educacional é permeado por muitas incertezas, mas é preciso ter claro que a educação tem uma finalidade política e social em direção a um projeto de transformação da sociedade. Sendo assim, o combate à violência nas escolas implica em um trabalho conjunto, além de uma reestruturação do ensino, uma análise do currículo e das práticas desenvolvidas para verificar de que forma o trabalho pedagógico pode contribuir no enfrentamento desta situação, seja por meio de medidas preventivas, projetos, propostas ou outras alternativas.

A escola tem como uma de suas obrigações desenvolver um pensamento reflexivo nos alunos ajudando-os a construir uma compreensão coerente da realidade buscando os princípios éticos como desenvolver ações que visam à promoção e difusão dos valores como: a solidariedade, respeito, honestidade, responsabilidade, fraternidade e de convivência que parecem estar sendo deixados de lado.

Diante deste contexto, percebe-se que está no dialogo o maior meio de prevenir a violência no ambiente escolar, que deve acontecer em casa e nas escolas, grupos de ajuda e de conscientização do papel da família e da educação e, é essa união que pode contribuir positivamente para a redução do problema, beneficiando toda a sociedade.

É notório que através de um diálogo com professores e alunos pode-se alavancar algumas diferenças básicas encontradas por estes problemas.

Nome do projeto: Não a violência, sou da paz!

Público-alvo: 3ª série do 4º ano 

Justificativa: 

Temos como objetivo diminuir a violência e desenvolver o respeito mútuo, portanto, vamos trabalhar a não violência com os alunos, visando alcançar a paz dentro das escolas e fora dela.

Diante deste panorama, percebe-se que está no dialogo o maior meio de prevenir a violência no ambiente escolar, utilizando também a conscientização da família. Então, iremos capacitar os alunos para entender como é possível trabalhar sentimentos, sem que haja adversidade entre eles.

Objetivos gerais e específicos:

Identificaremos o problema e suas causas e como podemos procurar alternativas para mudar a situação na qual se encontra e, com essas informações, proporcionar aos alunos:

  • Um ambiente de ensino que transmita afeto entre professores e alunos;
  • Promover diálogo nas atividades sobre paz, amor e auto-estima;
  • Propor regras que não agridam e que sejam justas e flexíveis;
  • Levar para sala de aula, jornais, revistas, gibis, fotos, fatos que relatem violência na escola;
  • Podendo ser trabalhados temas atuais ou não necessariamente.

Cronograma:

  • Duração da atividade três aulas de 45 minutos;

Desenvolvimento / ações:

  • 1º momento:

Organizar as crianças em pequenos grupos, após a divisão distribuir entre eles os matérias coletados e pedir a eles que encontrem e recortem e colem em uma cartolina desenhos, fotos, fatos, que eles acharem relacionados à violência. Nesta fase esta atividade também propõe o respeito por todos envolvidos trocando idéias na escolha da atividade.

  • 2º momento:

Ao terminar a colagem da 1ª atividade, é hora de discutir as idéias colocadas por eles na cartolina.

Durante o processo da atividade podemos fazer perguntas relacionadas com o conteúdo por eles coletados. Exemplo:

Você já brigou? Por quê? Como se sentiu depois?

O que você faria para evitar a violência?

O que levou a pessoa a ter esta atitude?

Qual foi a causa do comportamento?

  • 3º momento:

Vale atentar que é de suma importância que o educando esteja atento as respostas dos alunos e oriente-os quando for necessário.

Ao término da atividade faremos uma discussão sobre os desenhos, fatos e fotos de tudo que foi pesquisado por eles. E para relaxar, finalizamos a aula com uma musica temática relaxante e tranqüila, se quiser poderá optar em apagar as luzes para que o relaxamento possa transmitir mais tranqüilidade a eles.

ETAPA 2

Na escola em que pesquisamos os alunos quando chegam à escola fazem uma oração inicial e ao verificarmos a relação aluno-professor, vimos que a professora tem total autoridade sobre os seus alunos, eles a respeitam e fazem todas as atividades propostas, não é uma sala com muita bagunça, pois eles conversam apenas na hora em que a professora permite, pelo fato de ser uma professora bem rígida, e quando chegamos à sala os alunos nos cumprimentaram de forma cordial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com