TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICO DA EDUCAÇÃO

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

PÓLO VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO

CURSO DE PEDAGOGIA

CRISTINA AMORIM DE PAIVA DIAS  RA: 8332005884

SUZI PEREIRA DA SILVA LOPES  RA: 8321774340

DIDÁTICA

TUTOR PRESENCIAL: ENIR LUIZ DE BARROS

VITÓRIA 2013

Publico Alvo:

Turma de  4 anos – CMEI Dom José Mauro Pereira Bastos

Perfil da Turma:

A turma e composta de 25 alunos todos com idade de  4 anos sendo 13 meninas e 11 meninos. A Sala esta organizada em fileiras onde as carteiras ficam em duplas, tendo a mesa do professor (a) à frente, o ambiente é amplo, arejado, bem iluminado. Existe murais para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, lousa branca posicionada na parede logo atrás do docente. Os alunos têm á sua disposição, televisão, vídeo, projetor, jogos interativos, cartazes, estante com jornais e revistas, calendário, espelho e mapas.

Tema da Aula:

Reciclar Brincar e Aprender

Justificativa:

Devem-se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos para serem trabalhados em aula e para a adoção de práticas mais cidadãs. E com isso podemos:

  • Explicar oque é “Reciclagem”;
  • Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados para o meio ambiente.
  • Transformar o “lixo” urbano em brinquedos, de forma simples e criativa;
  • Promover com segurança o uso da criatividade e adaptação de materiais úteis.
  • Incentivar a criatividade; conscientização do meio ambiente, solidariedade e práticas cidadãs.
  • Desenvolver habilidades na construção e montagens de materiais
  • Desenvolver coordenação; cooperação; socialização; criatividade.

Desenvolvimento da Aula:

Na primeira etapa falaremos, da importância da reciclagem para o meio ambiente, explicando a durabilidade dos materiais com textos sobre o assunto, cartazes e livros.

Como o brincar é a melhor forma de prender a atenção e ajudar no desenvolvimento da criança, iremos confeccionar brinquedos com materiais reciclados como: peteca; pião; vai-vem; bilboquê; carro de bombeiro; bonecas; avião, etc.

Materiais reciclados a serem usados:

Saco plástico, garrafa pet; tampa de garrafa; palito; caixa de ovo; rolo de papel higiênico; rolo de papel toalha; papelão; caixa de todinho e caixa de leite.

Materiais auxiliares:

Cola quente, cola branca, cartolina, pinceis, barbante, tinta guache, tesouras (sem ponta), lápis e canetinha.

Objetivo da aula Proposta:

O tema reciclagem foi escolhido, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, também está relacionado com nossa política, economia e comportamento do ser humano.

Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, onde a maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora.

Nesse projeto visamos à efetiva participação do aluno com o meio ambiente, disponibilizando a eles materiais que valorizam a integração, cooperação e incentiva a ação do aluno com o meio. A criança aprenderá brincando a importância de se reciclar para cuidar do nosso planeta. Essas práticas irão fazer com que o aluno desenvolva competências e habilidades significativas para eles e seus familiares.

Sabemos que, nesse processo de aprendizagem, a criança passa aos pais, com sua forma de autonomia, a construção do conhecimento a qual adquiriram, incentivando os pais nessa mesma ação. Ao trabalhar esse projeto a ação do docente é extrair do aluno um conjunto de sentimentos a ser trabalhado de uma forma a promover a aprendizagem, tendo a importância de envolvê-los na mesma.

Escolha dos Procedimentos de ensino:

Escolhemos a reciclagem, pois devemos levar em conta o cotidiano, as experiências vividas de cada um e extrair conhecimento das curiosidades dos alunos.

Desenvolver no aluno prazer e gosto pelo conhecimento, para que esse ganhe significado real. Formular novos conceitos em cima de pesquisas e debates, que tragam o interesse do aluno nessa aprendizagem, de forma a fazê-lo desenvolver suas elaborações próprias.

As disciplinas devem ser trabalhadas, mas a forma de se ensinar é que deve estar voltada para que os alunos entendam o conteúdo de uma forma fundamental para sua vida e seu cotidiano.

As crianças de hoje em dia são muito mais informadas que gerações passadas, isso e fato. Seja em casa ou na escola, a importância da reciclagem esta se tornando algo tão normal, que para as crianças algumas atitudes que certos adultos possam vir a tomar, já passam a ser inaceitável do ponto de vista ecológico deles.

Para tal é necessário que o professor crie situações comuns ao dia a dia do aluno e o faça interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico.

A aprendizagem ocorre através do comportamento ativo do estudante: este aprende o que mesmo faz, não o que faz o professor. Fixando assim a aprendizagem.

A técnica de ensinar brincando, nos mostra resultados surpreendentes, pois a criança nesta idade precisa de um atrativo além, para que o docente tenha a sua atenção voltada para a aula.

Porem, para cada idade devemos ter um método individualizado de ensino. Procurando visar o aluno e suas necessidades e o aluno e seu meio de convivência. Mais em todas as idades, a melhor técnica de aprendizagem e instigar a cada um a novas descobertas, a terem interesse em solucionar os problemas, a realizarem projetos e integrá-los a fatos do próprio cotidiano, coisas que estão acontecendo no mundo fora da sala de aula.

Instrumentos de avaliação:

Escolhemos como instrumentos de avaliação a produção individual e a exposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com