TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

CAROLINE DE ATAIDE MOURA

JÉSSICA CRISTINA BISCAINO

NATALIA DE OLIVEIRA ASSIS

GUARULHOS

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

CAROLINE DE ATAIDE MOURA  RA: 6376227459

     JESSICA CRISTINA BISCAINO      RA: 6988451432

NATALIA DE OLIVEIRA ASSIS    RA: 7928678844

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob orientação da professora-tutora-Presencial: Thais Matteucci.

GUARULHOS

2014


Sumário

Introdução ...................................................................................................4

Etapa 1 ................................................................................................5

Etapa 2.................................................................................................7

Etapa 3.................................................................................................9

Considerações Finais .........................................................................13

Referencias Bibliográficas..................................................................14


Introdução

           E eminente que desde os primórdios da humanidade o ser humano e um ser sensível que busca significações plausível de tudo que o cerca, para que consiga adquirir e aperfeiçoar o conhecimento.

           A sociologia vem como, uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino aprendizagem tanto pela a instituição quanto a sociedade e as relações sociais que marcam o desenvolvimento do individuo.

         Neste artigo acadêmico, iremos mostrar o ponto da educação num contexto sociológico, a respeito da realidade educacional centralizando a atenção sobre marcantes influências sociológicas dentro da escola. A razão que outras perspectivas teóricas – metodológicas foram surgindo e se impuseram na condição de mais adequada ao entendimento do conflito educativo de nosso tempo.

ETAPA 1

         Este presente artigo vem como um demonstrativo com relação ente sociedade e educação. Para entendermos melhor desta concepção de sociologia e educacional, iremos citar um pouco dos trabalhos de Emile Durkeim (Epinal-15 de abril de 1852-frança 15 de novembro de 1917) ele lecionou pedagogia e ciências sociais; abordava a educação como um fato social pioneiro em criar métodos para os sociológicos para analisar fatos foi uns dos responsáveis por torna a sociologia em uma matéria acadêmica sendo assim aceita como ciência social.

Durkeim tinha como um objetivo geral de seus estudos era em como a sociologia poderia manter sua integridade e coerência na era moderna analisar focos de qualidades e patologias e como assim se desenvolveriam.

          A partir disto procurou criar uma aproximação cientifica para seus fenômenos sócias buscando identificar cada parte da sociedade e suas função que exercem para mantendo o meio balanceado.

          Durkeim afirmava que um individuo não poderia viver isolado da sociedade, que o individuo e sociedade viria em comunhão em uma constante harmonia sendo o individuo ao mesmo tempo uma existência própria  

Nesta existência na sociedade poderíamos inserir o individuo no fato social o que e o fato social:

           “É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior", ou ainda, "que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”.

          O fato social pode ser dividido em três caracterizas:

          Coerção social- força que obriga o individuo a conduta e forma de pensar especifica como regra de comportamento.

          Exterioridade - regras sociais costumes crenças são impostas a ela pela coerção social com a educação, por exemplo.

         Generalidade- pode entender como algo que se repete em todos como sentimento a moral e moradia entre outros

         Um fato social pode ser passivo de punição quando:

         Quando umas das regras imposta pela sociedade e transgredia como a punição legal sob a forma das leis; ou a punição espontânea com a censura ou ate agressão física

          Então sabendo disso toda a educação consiste num esforço continuo para impor as crianças maneiras de ver, de sentir, de agir as quais elas não chegariam espontaneamente.

Segundo Durkeim e uma importante tarefa nessa conformação do indivíduo a sociedade ate o ponto que o individuo internalize as regras sociais acabe virando um habito.

          E a escola e condutor desses princípios que a pedagogia deveria estar entre lada com a sociologia uma vez que a escola teria como finalidade desenvolver habilidades para a vida em sociedade. Dessa forma Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo para ele a educação e uma socialização da jovem geração pela geração adulta e quanto mais eficiente for um processo de educação melhor será o desenvolvimento da comunidade que a escola esta inserida.

Reflexão a cerca do tema Sociologia.

A definição de sociologia e uma das ciências humanas que tem como objetivo de estudo da sociedade e sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos. Então sabendo disso, a escola poderia se apoderar da informação de como e a comunidade que a rodeia vive, usar esta informação para melhor encaminhar os alunos no processo educacional, usar a vida deles lá fora embutir nas matérias do dia a dia ou ate mesmo ter aulas de cidadania de solidariedade com o próximo, pois estamos em uma época que nos fechamos cada vez mais em nosso próprio mundo por conta do consumismo e status esta é nossa sociedade de hoje e já podemos ver que não esta funciona este processo educacional que só faz aprender para poder consumir esta levando nosso planeta ao caos consumismo sem pensar na sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (255.7 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com