TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos Sociológicos da Educação

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos Sociológicos da Educação

                                                                     Leiliane Doneisa Angelotti   -  R.A.: 6791405536

                                                                     Lilian Fernandes de Ol. Neto-  R.A.: 6783388846

                                                                     Érica Moraes Marcello-            R.A.: 6791420244

                                                                     Bruna Nunes-                            R.A.: 6375206693

                                                                   

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina: “Fundamentos Sociológicos da Educação. ”

                                                                           

Sorocaba

2014

Índice

- Introdução.................................................................................................3

- Definição de Sociologia e suas contribuições para a Educação...............4

- Ensino, cultura e sociedade......................................................................6

- Contribuição da Sociologia para a sociedade atual..................................8

- A importância do Educador e suas ações.................................................10

- Considerações Finais...............................................................................11

- Bibliografia..............................................................................................12

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir visa entender a sociologia como parceira da pedagogia no que diz respeito à socialização e a importância da sua contribuição para a Educação.

Definições e reflexões argumentativas completam de forma interessante o conteúdo que buscamos.

DEFINIÇÕES DE SOCIOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

sociologia  é uma ciência que estuda a forma de relacionamento entre os grupos, assim como as consequências dessa relação. Seu principal objetivo é o estudo da sociedade, focalizando na educação como uma forma importante de relacionamento entre as pessoas. Essa ciência é significativa para a conscientização social e a formação do espírito crítico. É também uma forma de aperfeiçoar o conhecimento social, auxiliando os interessados a compreenderem melhor o comportamento dos grupos sociais.

Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social e, consequentemente, para o processo educacional.
Segundo Rodrigues, o sociólogo Florestan Fernandes entende que:
A educação é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas. [...] (RODRIGUES, 2000, p. 9) Para ele, as práticas que têm por finalidade educar utilizam técnicas; seguem normas e valores que fazem parte de uma determinada sociedade, de uma determinada cultura e de um determinado tempo histórico. Para a Sociologia, não há técnica pedagógica neutra: todas são construídas e utilizadas em meio a valores e normas.
Florestan Fernandes, ao mencionar o termo técnicas aplicadas à educação queria abranger não só os recursos ou meios utilizados para transmitir conteúdos, mas também a pedagogia, compreendida também em todos os aspectos filosóficos e sociológicos. É neste sentido que as técnicas utilizadas em educação estão presentes nas práticas educacionais que seguem as normas e os valores sociais. As normas são as leis e regulamentos escritos e as regras estabelecidas nos grupos sociais. Os valores correspondem aos critérios de julgamento de si e dos outros; as concordâncias e discordâncias; as aprovações e reprovações que nunca são individuais e, sim, aceitas e compartilhadas na vida social.
Olhar a educação do ponto de vista da Sociologia é compreender que, se a Pedagogia é o fundamento das práticas educacionais as crenças, os valores e normas. (RODRIGUES, 2000, p. 10)

 

A Sociologia segundo Emile Durkhiem

Durkhiem parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia. A sociedade não seria simplesmente a realização da natureza humana, mas, ao contrário, aquilo que é considerado natureza humana é, na verdade, produto da própria sociedade. Os fenômenos sociais são considerados por Durkheim como exteriores aos indivíduos, e devem ser conhecidos não por meio psicológico, pela busca das razões internas aos indivíduos, mas sim externamente a ele na própria sociedade e na interação dos fatos sociais. Fazendo uma analogia com a biologia, a vida, para Durkheim, seria uma síntese, um todo maior do que a soma das partes, da mesma forma que a sociedade é uma síntese de indivíduos que produz fenômenos diferentes dos que ocorrem nas consciências individuais (isto justificaria a diferença entre a sociologia e a psicologia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (363.1 Kb)   docx (435.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com