TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fundamentos da Gestão em Educação

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Fundamentos da Gestão em Educação

Nome_____________ RA: ________

Nome_____________ RA: ________

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos da Gestão em Educação.”, sob orientação do professor-tutor à distância Maria Clotilde Pires Bastos.

Cidade Estado

2015

Sumário

Introdução        

O Papel do Gestor Educacional e Escolar para Modersnidade        

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública        

Mapa Conceitual        10

Gestão Democrática e Gestão Participativa        11

Considerações finais:        3

Bibliografia        4

Introdução

        O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um relatório sobre a temática: Fundamentos da Gestão em Educação.

        O estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas e em vários sites na internet e sua elaboração se deu em quatro etapas:

        A 1ª etapa traz a compreensão do processo de formação de gestores educacionais ao longo da História da Educação e uma reflexão sobre qual papel que ocupa o gestor educacional e escolar na modernidade.

        A 2ª etapa aponta a existência de programas que visam à melhoria da gestão educacional da educação básica seus objetivos e projetos.  

        Já a 3º etapa aborda uma reflexão sobre o Projeto Politico Pedagógico da escola e a apresentação de um Mapa Conceitual contemplando suas diretrizes.

        Na 4º etapa apresenta uma pesquisa sobre Gestão Democrática e Gestão Participativa.  

O Papel do Gestor Educacional e Escolar para Modernidade

        A gestão escolar refere-se á esfera da abrangência dos estabelecimentos de ensino. A LDB de 1996 foi à primeira das leis de educação a dispensar atenção particular á gestão escolar, atribuindo um significado numero de incumbências as unidades de ensino.  

        Segundo a LDB a elaboração e execução de uma proposta pedagógica é a primeira e principal das atribuições da escola, devendo sua gestão orientar-se para tal finalidade.

        O ensino no Brasil passa por momentos de transformações com avanços mundiais e tecnológicos, onde os gestores e toda a equipe pedagógica precisa de um acompanhamento, pois o ambiente escolar precisa se adaptar.

        O gestor escolar precisa acompanhar toda a evolução da sociedade para não estagnar no tempo, pois a mudanças acontecem muito rápidas, pois aquele que assume uma direção com preocupação somente com o burocrático, até mesmo aquele que é autoritário, já não propicia uma gestão de qualidade. Na sociedade do conhecimento e informação, os gestores escolares passaram a ter incumbências de agir como sujeitos articuladores do processo educacional devendo estar abertos as transformações.

         O gestor da atualidade encontra muitas dificuldades dentro do espaço escolar, uns pensam diferente que os outros e muitos não conseguem se adaptar ao novo, não são flexíveis e não estão abertos para novas ferramentas.

        Com a modernidade o papel do gestor é imprescindível para dar sentido as novas conquistas e efetuar as relações democráticas afetivas e escolares. O papel do gestor em seu ambiente de trabalho é propor aos seus companheiros um ambiente harmonioso sabendo articular suas funções que não são poucas, onde enfrenta vários desafios.

        O ponto de equilíbrio pode ser a comunicação, o dialogo, o gestor se propõe a valorizar os professores buscando novos meios, investindo nos recursos humanos e tecnológicos mostrando à abertura as novas mudanças, tornando a escola um ambiente humanizado. Ter professores preparados com objetivos e conteúdos para que revelem a dificuldades dos alunos e que cativem.

        A proposta pedagógica é um norte para a escola definindo caminhos e rumos para uma determinada comunidade que busca para si aqueles que se agregam em seu entorno.

        Um dos desafios que um gestor enfrenta é conseguir envolver toda a equipe da escola com os objetivos a ser alcançado, a participação da equipe é fundamental, pois um depende do outro para que o trabalho se torne eficaz.

        Outro grande desafio para um novo modelo de gestão é formar alunos capazes de exercer a cidadania e ter uma escola articulada com a cultura, cidadania e a democracia.

        De acordo com Ana Maria Carvalho Luz e Tércio Rio de Jesus, o gestor do século XXI deve ter seu foco nas seguintes questões:

  • A relevância social e pessoal;
  • A convicção a estima e a autoestima dos envolvidos;
  • A força ética dos mestres e professores;
  • A capacidade de condução de gestores e inspetores;
  • O trabalho em equipe dentro e fora da escola e dos sistemas educacionais;
  • As alianças entre as escolas e os demais dirigentes educacionais;
  • O currículo em todos os níveis;
  • A quantidade e a qualidade de materiais educativos disponíveis;
  • A pluralidade e a qualidade das didáticas.

        Segundo Ana Maria Carvalho Luz e Tércio Rio de Jesus, precisamos repensar a forma de fazer a escola, pois ela influência na formação do cidadão para a convivência na cultura global capaz de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

        Estudos realizados em vários países mostram que o modo de funcionamento de uma escola faz a diferença na aprendizagem dos alunos.

        De acordo com a autora Alda Maria Duarte Araújo Castro, o papel do gestor educacional desse novo século, é buscar transformações produtivas com equidade, tendo em vista as seguintes características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (225.1 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com