TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: História da Educação e da Pedagogia

Seminário: ATPS: História da Educação e da Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Seminário  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

Anhanguera Pelotas

Curso de Pedagogia - 3ª Série

Disciplina: História da Educação e da Pedagogia

Tutora à distância/presencial: Márcia Campelo

História da Educação e da Pedagogia

Graciele da Silva Oliveira Ribeiro

Abril/2014

Somos feitos do tempo

A história como ciência tem como objetivo a investigação científica para podermos entender os acontecimentos desde o início das civilizações. Através dessa análise, ficará fácil entender sobre o rumo da sociedade até os dias atuais e também poderemos nortear o futuro desta mesma.

A história constituiu pelos séculos a fio diversos estudos e composições feitas por homens que se detiveram na investigação dos acontecimentos. Através de pesquisas e análises foram narrados os fatos históricos no percorrer dos tempos. A diversidade de estudos é grande, bem como também o pensamento de cada um que refletiu e representou os acontecimentos. Não basta apenas escrever e contar os acontecimentos. É necessária uma investigação profunda, estudos científicos para ter certeza de como se deu os fatos históricos. Por exemplo, podemos citar o surgimento da humanidade como civilização. Ninguém contou como viviam os homens pré-históricos. Não existiu uma pessoa que rememorou a história das antigas civilizações. O que se tem são registros feitos através da ciência arqueológica de que o homem existe há pelo menos 45 mil anos. Isso se deu pelos estudos realizados através do descobrimento de fósseis, pinturas em cavernas entre outros descobrimentos. A partir daí dá para se ter noção de como viviam os primeiros seres homo sapiens.

Para Marcel Proust (1954), a grande questão na reflexão sobre a memória não é propriamente aquilo que é possível rememorar e sim como lidar com o fantasma do esquecimento. Como revelar fatos esquecidos e apagados pela história oficial?

A memória histórica não é sempre igual em todos os tempos e lugares. Por exemplo, existem movimentos culturais ou costumes que são passados de geração em geração. O mais velho passa para o mais novo, e assim sucessivamente. Só que os tempos vão mudando e as gerações mais novas podem aprimorar ou descobrir um jeito mais fácil de fazer determinada coisa ou até adequar de acordo com o que precisa e assim vai modificando aquela forma de fazer, sem deixar de fazê-la. E aquilo que a memória ia contando e passando de geração em geração vai sofrendo mudanças. Isso acontece também na maneira de pensar. Com o passar dos tempos a sociedade vai se modificando e mudando também a maneira de pensar. Vai descobrindo coisas de acordo com as suas necessidades, enfim a história vai mudando, as pessoas vão mudando, o mundo está sempre em mudança. O que aconteceu no passado é necessário para entendermos como chegamos até aqui e analisando o hoje podemos saber o que queremos para o amanhã.

Com a educação acontece a mesma coisa, pois ela também faz parte da história e vai acompanhando as mudanças da sociedade. Vão surgindo novos estudos, novas tendências e a educação vai se moldando de acordo com as necessidades da sociedade, passando por diversas fases e momentos.

Um pouco antes da chegada dos portugueses ao Brasil...

Para entender como se deu o início da nossa pátria e também o início da educação é necessário observar o contexto histórico que o mundo vivia.

No século XV, com o final do feudalismo da Idade Média e início do capitalismo na Idade Moderna, houve grande necessidade dos europeus de buscar novas rotas comerciais, dando início aos tempos de descobertas e domínio de territórios por diversas regiões do globo terrestre. Começou então um período da história de explorações onde os europeus encontraram e documentaram povos e terras nunca antes vistos por eles. Juntamente com o Renascimento e a ascensão do humanismo, esta fase foi de importante incentivo para o início da modernidade, estimulando a pesquisa científica e intelectual.

Neste período, na Europa, com a ascensão do capitalismo, a burguesia comercial começou entrar em choque com a Igreja Católica. Os gastos com luxos e a preocupação com bens materiais começaram a tirar os objetivos católicos dos trilhos. Além disso, os religiosos da época condenavam lucros excessivos por parte dos burgueses. A realeza não conseguia dominar os povos sem a interferência da Igreja. Por estes motivos e outros começaram a surgir movimentos da reforma protestante que tinha por objetivo o surgimento de outras religiões que satisfizessem melhor os interesses dos seus fiéis.

Com tantas ameaças a Igreja Católica decidiu levar para os povos recém descobertos em ensinamentos enviando padres jesuítas para as terras coloniais com o objetivo de barrar a reforma protestante pelo mundo.

Os jesuítas vieram com a missão de ensinar as línguas portuguesas e espanholas, os costumes europeus e também a religião católica. Eles tinham a intenção de civilizar e integrar os indígenas a comunidade dominante, negando suas próprias identidades. Inicialmente houve grandes dificuldades para o alcance desses objetivos, pois, a língua indígena era muito diferente do português e espanhol, além dos costumes e tradições entre nativos e religiosos europeus.

História da educação brasileira

Brasil Colonial Brasil Imperial Brasil República I Brasil República II

- Ensino focado na preparação para o trabalho e catequização.

- Casa de meninos: Construções precárias feitas de taipas utilizadas para o ensino dos índios.

- Os índios aprendiam operações básicas como contar, as meninas aprendiam a tear e o ensino religioso ficava por conta de aulas lúdicas como teatro e canto.

- O jesuítas ficaram responsáveis pelo ensino de brancos.

- Os colégios foram se estruturando melhor e passaram a servir como internatos para órfãos portugueses e filhos da elite colonial.

- Já nestes cológios era

usado o método de memorização, repetição e provas periódicas.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com