TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.706 Palavras (11 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE DE ENSINO: POLO PARATY

CURSO: PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

PARTICIPANTES:

Adriana B. dos Santos

RA 366302

e-mail:  dri_barbeito@hotmail.com

Etiene Souza de Castro

RA 366325

e-mail: titi.sc.paraty@hotmail.com

Gildeony Figueiró

RA 394208

e-mail: gil.paraty@hotmail.com

Leonardo André Suéte

RA 390587

e-mail: suete.leo@oi.com

Maria Aparecida da A. Miranda

RA 39

e-mail: mcidaamiranda@hotmail.com

ATPS Projeto Multidisciplinar III

Profa. Flaviana Maria França Castilho

Paraty, 01 de Junho de 2014

  1. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

A Aprendizagem Baseada em Projetos também conhecida pela sigla ABP é uma resposta para a seguinte questão:

Um “aprender interessado” pode ser resultado de uma “maneira interessante de ensinar”?

Se julgarmos que a resposta é sim, então, uma desenvolvida sensibilidade para perceber, sentir, experimentar e julgar, é fruto de uma maturidade, nascida de um crescimento mental, moral e intelectual forjado por um trabalho educacional estimulante, desafiador que elabora questões para que o educando encontre respostas.

São os professores os detentores do saber, ou são guias que conduzem os alunos a perguntas e questões decisivas?

Kosik considera que este relacionamento ou conexão entre os saberes ou conhecimentos nos direciona a um dialogo que questiona o que já foi estabelecido como pronto:

“O conhecimento dialético da realidade não deixa intactos os conceitos no ulterior caminho do conhecer, não é uma sistematização dos conceitos que procede por soma, sistematização essa fundada sobre uma base imutável e encontrada uma vez por todas: é um processo em espiral de mútua compenetração e elucidação dos conceitos, no qual a abstratividade (unilateralidade e isolamento) dos aspectos é superada em uma correlação dialética, quantitativo­qualitativo, regressivo­progressiva. A compreensão dialética da totalidade significa não só que as partes se encontram em relação de interna interação e conexão entre si e com o todo, mas também que o todo não pode ser petrificado na abstração situada por cima das partes, visto que o todo se cria a si mesmo na interpretação das partes”.(Kosik,1976)

Em um tempo em que o conhecimento a informação floresce em toda parte, oriundo da tecnologia cada vez mais acessível, o professor se depara com o desafio de mudar para não perder do aluno a atenção e importância. Manter o interesse do aluno nos assuntos contemplados por uma grade curricular pré-estabelecida, só é possível dando sentido ao que deve ser aprendido e usando métodos estimulantes e desafiadores.

Vindo ao encontro destes anseios que cercam a pratica docente, estão entrando em evidencia as ABPs, que não são uma forma tão nova de trabalho, mas no entanto infelizmente desconhecida de muitos educadores.

  1. PROJETO

“Aprendizagem baseada em projetos educativos buscando respostas para situações problemas”

A informática tem sido considerada com um evento magico que cai sobre a escola para ser devorada pelos educadores.As escolas que têm um plano pedagógico ruim usarão a tecnologia para fazerem o seu trabalho de forma anda pior, pois a tecnologia não conserta nada, ela apenas potencializa o que existe.

Se a informática aplicada à educação estiver funcionado como instrumento para a inovação e isso traz para os alunos um atrativo a mais.

  1. GRADES CURRICULARES OU PRISÃO DA CURIOSIDADE

Hoje esta difícil a continuar a trabalhar com velha estrutura curricular. Essas grades curriculares são verdadeiras prisões curriculares. Grades curriculares são onde temos a numeração e novas nomenclaturas dadas às disciplinas de um curriculum.

Agora, Currículo é o conjunto programado de atividades que são organizados para promover o conhecimento dos alunos. Todas as atividades escolares se tornam currículo, mas isso é um conjunto de atividades que os planejadores educacionais organizam, intencionalmente para formar um tipo de cidadão e de ser humano.

  1. O QUE É UM PROJETO?

A clareza do problema é um conjunto de reflexões que representam parte dos esforços que pedagogos e professores vem fazendo nos últimos anos, a representarem o significado de um currículo comprometido com os novos alunos.

Nessa sociedade imensa em informação, de dia e de noite das rádios e das tvs dos jornais e de revistas, da internet, dos celulares e dos DVDs, onde a verdade de hoje é logo deposta por outra imposta amanhã , só uma coisa é certa.

Nesses tempos de excesso de informação, não sendo desenvolvida a sabedoria em lidar com ela e não aprendendo a trabalhar em grupo, o multiplicar e o transmitir dos conhecimentos adquiridos está sendo prejudicado.

  1. COMO SE CONSTRÓI UM PROJETO

A construção de um projeto deve considerar alguns aspectos para que haja unidade de propósito, consistência nas ações, sentido comum nos esforços de cada um e resultado sistematizado. Embora cada projeto apresente e exija adaptações, as seguintes preocupações básicas devem ser consideradas na construção de um projeto:

- Identificação de um problema;

- Levantamento de hipóteses e soluções;

- Mapeamento do aporte cientifico necessário;

- Seleção de parceiros;

- Definição de um produto;

- Documentação e registro;

- Método de acompanhamento e avaliação;

- Publicação e divulgação;

Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores: Dewey, Freire e Vygotsky.

Projeto está sendo tratado como uma nova cultura do aprendizado. Sendo a escola capaz de:

  • Atender as demandas da sociedade;
  • Considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos;
  • Criar espaço para desenvolvimento de projeto;
  • Desenvolver capacidade de trabalho em equipe;
  • Desenvolver habilidades de aprender a aprender;
  • Incorporar novas tecnologias.

A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, trabalhar com projetos significar lidar com ambiguidades, soluções provisórias, variáveis e conteúdos não identificáveis a priori e emergente no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com