TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar III

FERNANDA BARBOSA ALMEIDA DE DEUS – RA 6907277513
KELLY HIPOLITO SILVA – RA 6751339149
LEANDRO MATHIAS DE OLIVEIRA – RA 6945448493
MARCIA REGINA BARBOSA SANTANA – RA 6748339347

LARISSA FERNANDA FRAGA DA ROCHA VILARINO – RA 8305763876

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar”, sob orientação da professora-tutora distância Profª Mirian A. Arioli Peromingo e Tutora presencial: Profª Mirian A. Arioli Peromingo.

Indaiatuba/2015


Projeto Pedagógico

        

Na resenha a seguir trataremos sobre o conceito de projeto e principalmente, os pressupostos teóricos que norteiam este trabalho, através da análise de vários textos.

        No texto de Maria Elizabete de Almeida “Projeto: Uma nova cultura de aprendizagem” nos diz que a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. O professor é o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno.

        Em outro texto de Maria Elizabette, “A pedagogia de projetos: Fundamentos e implicações”, nos fala que a pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda- fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto. Nessa situação de aprendizagem, o aluno seleciona informações significativas, toma decisões, trabalha em grupo, gerencia confronto de ideias, enfim, desenvolve competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.

        No texto de Jose Armando Valente “Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o compreender” nos mostra que Piaget foi a gênese e a evolução do conhecimento, daí originando as teorias sociointeracionistas, elaboradas por diferentes autores como Freire (1970), Vygotsky (1991), Wallon (1989), e que entendem o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito, em interação com o mundo dos objetos e das pessoas.

        Os processos de ensino-aprendizagem ainda são muito baseados na ideia de que o aluno demonstra que aprendeu se ele é capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez. Piaget observou que há uma diferença entre o fazer com sucesso e o compreender o que foi feito.

        De acordo com o autor o educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e/ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projetos e/ou outras atividades que envolvam ações reflexivas.

        No livro "Aprendendo com projetos", é comentado alguns aspectos sobre a inclusão da informática na educação. Mostrando que a informática é uma grande aliada no aprendizado escolar, deixando claro que a mesma veio para renovar a escola, com métodos bastante inovadores.

        Um ponto importante que os autores ressaltam, é que com a informática pode-se ir bem mais além do que desejos, pode ser construído todo um mundo, um universo, além de muitas outras coisas que se pode imaginar, hoje tem vários softwares que nos possibilitam fazer verdadeiras viagens ao longo de diversos ambientes, podendo-se criar até verdadeiras civilizações.

        No texto “Projeto Pedagógico: Por que, quando e como - Educação Infantil” a autora Sonia Regina da Silva Souza nos orienta sobre a concepção de projeto pedagógico, segundo a autora o projeto é um conjunto de situações contextualizada, em que há um objetivo compartilhado com as crianças desde o início. As crianças são envolvidas em uma sequência de atividades com vistas em produzir um evento, ou então, um ou mais objetos que dão visibilidade ao processo de aprendizagem.

Trabalhar com projetos possui grandes vantagens como:

  • A promoção de aprendizagem significativa
  • O desenvolvimento de uma atitude favorável para o conhecimento
  • A garantia de uma sequência organizada de conteúdos
  • O acompanhamento mais fácil do que a crianças estão aprendendo
  • O aprendizado da busca da informação pelas crianças
  • Avaliação constante
  • O maior envolvimento de educadores com as crianças

        De acordo com a autora os projetos didáticos são mais adequados quando as crianças já entendem a relação entre as atividades e o produto final. A partir dos 3 anos é possível pensar em organizar um trabalho pedagógico.

O conceito de projeto educativo e sua relevância em educação

        

        No contexto que estamos vivendo, aonde as informações chegam a qualquer parte do mundo em frações de segundo, através da tecnologia dos meios de comunicação, não podemos mais ter o antigo conceito de que o professor é o detentor do saber e o único que pode transmitir conhecimento.

        Muito pelo contrário, temos que estar consciente que o educador de hoje, precisa ser mediador no processo ensino aprendizagem, o educador ensina e também aprende junto com seus alunos.

        E para que realmente este aprendizado se concretize, é necessário conhecermos a realidade em que estamos trabalhando, e uma forma pelo qual podemos fazer isto, é deixando que o aluno trouxesse para a sala de aula problemas do seu cotidiano.

        Desta forma que, aos poucos, buscando soluções, respondendo questões, resolvendo conflitos, investigando, o aprendizado vai se dando de tal forma que não se é esquecido facilmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (206.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com