TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps projeto multidisciplinar III

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.609 Palavras (15 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1] 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Pedagogia

Disciplina: PROJETO MULTIDISCIPLINAR III 

Tutora presencial: Marzonete Duarte da Silva

                                                                           

                                                      Maria Irys dos Santos RA- 439557

                                  Maria Silvanir de Carvalho Araujo RA- 428224

                                                    Vera Maciel Pinheiro RA- 429938

                                                        Walber Luz dos Santos – RA 437796

ARAGUAÍNA-TO

30 DE MAIO DE 2015

INTRODUÇÃO

A presente dissertação tem por objetivo esclarecer, sobretudo a importância que tem o planejamento para a elaboração de um projeto educativo e como suas etapas deste que bem elaboradas podem ultrapassar os resultados esperados. A utilização de projetos no meio educacional muito tem contribuído para a disseminação de conhecimentos entre crianças e jovens bem como em todo ambiente da escola. Nesse sentido, elaborar com presteza e dedicação os passos e os caminhos para que se possa chegar ao ponto mais alto na aplicação de projeto, especialmente os voltados para a educação, é a primeira parte de um trabalho que concretamente terá grande êxodo.  

          Durante o andamento de todo o período letivo é certamente verdade que o surgimento de situações problemas é algo garantido e que necessita de tratamento rápido e eficaz, uma vez que, certas situações dentro da escola acabam atrapalhando não só o espaço dentro da sala de aula, mas também o corpo da escola como um todo. E com essa linha de pensamento que essas aplicações de projetos bem elaborados costumam propor soluções convincentes eficazes para muitos contra tempos que se desenvolvem com o passar do ano.

          A união das diferentes linguagens é mais uma arma de muita relevância na elaboração e planejamento de projetos educativos. Através de recursos como a transdisciplinariedade, os projetos multidisciplinares e demais meios que juntos favorecem mais recursos e possibilidades de melhores resultados serem alcançados. Com a intervenção das linguagens que se tem disponível nos currículos de hoje, abre-se um enorme leque de inovadas formas e metodologias inéditas que bem posicionadas principalmente em projetos educativos, podem sem dúvida ofertar para alunos e professores mais diversidade tanto de ensinar como de aprender.

          Para tanto, é fundamental a aplicação de projetos educativos nas escolas e também nas demais instituições que oferecem a cultura e o conhecimento como seu principal produto de atração. Com projetos bem elaborados e planejados o desenvolvimento das atividades e os objetivos que se deseja alcançar podem se tornar realidades mais vivas e próximas da realidade.

          Cada parte do projeto antes estudada pretende atingir as áreas de deficiência para as quais o projeto é designado, por isso se reconhece nos projetos meios mais amplos e confiantes para se alcançar o sucesso em determinada situação problema. A partir da compreensão de todos os pressupostos teóricos e aspectos que norteiam o trabalho proporcionado pelos projetos, se completamente possível com a sua correta aplicação, contemplar as diversas necessidades educativas da escola e também de todos os sujeitos aprendizes que nela buscam o ganho frequente de conhecimento.

A APRENDIZAGEM POR MEIO DOS PROJETOS EDUCATIVOS

         

         O desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos por meio de projetos é uma forma diferenciada e inovadora que vem cada vez mais ganhando espaço nas ações e planejamentos de escolas de instituições que oferecem educação. Com a utilização dos recursos providos pelos projetos educativos, consegue-se transmitir conhecimento enquanto o aluno, principal beneficiado, também é um dos colaboradores da obra que comporá o projeto. A arte de trabalhar com projetos envolvem alunos e professores, bem como também toda a comunidade escola estimulando a prática do saber enquanto se inova o modo de passar educação e se podem aperfeiçoar outros novos tipos de trabalho.

          Através da utilização de recursos como a informática, é possível avançar cada vez mais, em direção a conquistas cada vez maiores, onde o foco de tal esforço é sempre a busca de conhecimento. O ambiente de aprendizado é espaço onde se promove a aplicação das atividades as que estão inseridas no projeto, e por este motivo é importante que se estruture e planeje as maneiras corretas que suficientes que para que o resultado que se pretende alcançar seja o máximo satisfatório. É neste espaço de aprendizagem que se deve estimular a interação entre os elementos, além, de aguçar a autonomia de cada aluno no sentido de desenvolver nesses alunos o permanente desejo pela procura de conhecimento exercitando ainda a prática durante a resolução de situações problemas.

          O uso de projetos nos meios de transmissão de educação é um trabalho visto e aprovado pela visão de grandes estudiosos, que também, contribuíram para o sucesso que esta ferramenta vem fazendo em meio a educação de forma geral. Veteranos como Vygotsky, Piaget, Freire e Dewey, colaboram por meio de seus escritos para a fortificação da relevância dos projetos educativos uma vez que deste muito tempo se deseja implantar com mais freqüência nas escolas e ambiente educacionais. O intuito de se usar os projetos educativos é ainda de tornar a escola capaz de atender diversas demandas da sociedade somando para o seu perfeito estado dentro e fora da comunidade escola, tendo ainda a missão de acolher todos os tipos de alunos em suas necessidade e potencialidades.

          A promoção de espaço amplo e suficiente para que docentes e discentes possam mostrar trabalho e avançar na caminhada rumo ao conhecimento, considerando a reciprocidade entre todos os agentes formadores da escola, reforçando a certeza do sucesso garantido quando se prioriza o trabalho em equipe e a inclusão das novas tecnologias.

 O real processo de aprendizado ocorre através da interação entre os diferentes tipos de conhecimentos e a partir do contato com as muitas áreas que favorecem o surgimento dos saberes que estas áreas têm em seu interior. Envolvidos por todo o saber cognitivo que os alunos já possuem, os projetos corretamente desenvolvidos nas escolas proporciona o desenvolvimento dos saberes científicos que se desabrocham a partir de seu conhecimento de mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (434.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com