TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps projeto multidisciplinar III

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional – UNIDERP - Polo Zappeion.

Curso de Pedagogia 5º Semestre.

Acadêmicas:

Edenir dos Santos Monteiro RA: 428123

Grayce Kelly Campos Carvalho RA: 414542

Maria Aparecida de Oliveira Pereira RA: 435453

Rita de Oliveira RA: 430890

PROJETO MULTIDISCLINAR III.

Atividades Práticas Supervisionadas.

INTRODUÇÃO

A proposta do projeto multidisciplinar é falar sobre a importância da realidade dos alunos e que se tornam capaz de construir seu próprio conhecimento, através da interação com o professor e a sociedade em que está inserido. As questões da vida real, integrando as diversas áreas do conhecimento com a devida intervenção e mediação do professor. Trabalhar com projetos inclui diversas maneiras de trabalhar, integrando todas as disciplinas contidas no currículo pedagógico, obtendo varias formas de avaliação dos resultados de projetos multidisciplinares, proporcionando aos alunos assim contribuições mais significativas no ensino aprendizagem. Neste projeto veremos quais os passos para um bom planejamento, envolvendo pesquisa de campo, envolvendo a comunidade local e a escola.

A importância de trabalhar nos projetos em sala de aula.

Para fazer um bom projeto depende dos recursos disponíveis, incluindo as novas tecnologias e as interações que estabelecem no local.

O objetivo é pensar numa estratégia para modificar o ambiente e dessa forma aumentar o interesse dos alunos e também envolver os pais e os membros de comunidades no processo educacional, trazendo apoio para escola e melhor compreensão dos alunos, e assim propiciar o desenvolvimento da autonomia e construção de novos conhecimentos.

Fundamentando-se nas ideias piagetianas sobre o desenvolvimento e aprendizagem que estão inter-relacionadas com outros pensadores são eles: Dewey, Freire e Vigostsk. Provem a aquisição de bons projetos que envolvam mudanças na cultura e estrutura da escola, e que traz uma mudança radical, pois a escola será capaz de atender as demandas na sociedade tornando as potencialidades e as necessidades dos alunos.

Com a criação de um espaço para que o professor e o aluno adquiram autonomia e desenvolvimento do ensino aprendizagem de forma cooperativa com trocas reciprocas, solidariedade e liberdade responsável, e assim desenvolver no aluno a capacidade de trabalhar em equipe e a tomar decisões a serem comunicadas e formuladas para resolver os problemas relacionados com as varias situações.

Para trabalhar com os projetos é preciso lidar com vários conteúdos, resolvendo soluções e no decorrer do processo interdisciplinar melhorar a vida pessoal e grupal. Estes projetos trazem mais oportunidades de ensino em sala de aula podendo variar muito em termo dos temas que são relevantes a questão da interdisciplinaridade.

O professor é um orientador, um especialista e facilitador, tendo que respeitar as diferenças e reconhecer os seus erros e acertos, incentivando a imaginação e a iniciativa de cada aluno.

Nesse processo o professor deve saber que estará envolvido com todos os participantes da comunidade escolar que são: os funcionários, os administrativos, os pais, os alunos, os professores, os coordenadores, a comunidade em geral e a escola na qual esta inserida, e vale lembrar que esse projeto vai mais além.

O projeto que envolve todas as disciplinas é chamado de projeto multidisciplinar, onde o professor pode trabalhar uma determinada disciplina com diferentes tipos de conhecimentos que são representados por três construções, as procedimentais, as estratégias e a resolução de problemas.

Trabalhar com os projetos possibilita novas experiências, facilita o dialogo com a realidade dos alunos, amplia os conhecimentos e promove um trabalho coletivo aonde o grupo constrói o processo de aprendizagem para que todos trabalhem juntos para solucionar as dificuldades.

A principal proposta de um projeto é o envolvimento dos alunos em uma investigação dos problemas, e depois começar um bom projeto.

O que deve ser bem lembrado é a importância do trabalho em conjunto, integrando todas as disciplinas, com a troca de experiências profissionais, as possibilidades de articular a teoria e a pratica, as necessidades de atrair admirações e a participação do publico alvo no trabalho, e nos leva a conclusão de que trabalhar com os projetos é urgente e necessário.

O processo de ensino-aprendizagem não deve ser fragmentado, como uma disciplina isolada, que significa deixar os alunos ter o prazer das descobertas e dos ensaios, incentivando o prazer de pensar deles mesmos e assim ajuda-los a se sentirem seguros nas suas aventuras.

Na pedagogia de projetos os alunos aprendem a levantar duvidas, .pesquisar , criar novas busca e novas descobertas na reconstrução de conhecimento escolar .

Outro aspecto importante é que o professor tem que entender a acompanhar o aluno no projeto de ensino aprendizagem respeitando o seu contexto de vida.

O professor tem que aprender a desenvolver novas formas de ensinar e aprender não esquecendo que um projeto tem que ter começo meio e fim.

A formação do professor pode ser desenvolvida na sua pratica pedagógica priorizando a qualidade de um trabalho educacional com flexibilidade e ter várias estratégias para oferecer ao aluno para a construção de um novo conhecimento, .

Conceito de um projeto educativo

Projeto Educativo é um documento pedagógico elaborado por toda a

comunidade educativa, que, com caráter temporal, expressa de forma realista e

concreta a ação educativa tendo em vista a coerência da ação e organização

acadêmica do centro” (RODRIGUEZ, 1985, P. 432).

Várias ações foram feitas para chegar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com