TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Projeto Multidisciplinar III

Por:   •  2/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

                                CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

CAMPUS MARTE

 Projeto Multidisciplinar III

JULIANA MOREIRA RA: 5730138033

TAIS SALLUM RA: 6366174152

NATALIA WENZEL R.A.: 1299752641

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do professor-tutor à distância Alessandra Ramos.

SÃO PAULO

2014

ATPS Projeto Multidisciplinar III

Etapa I

O texto relata a importância da introdução do desenvolvimento de projetos no campo escolar e educacional.  Do aprendizado através do desenvolvimento de projetos, pois propicia desenvolvimento da autonomia do aluno e construção do conhecimento de distintas áreas do saber,   pois estes auxiliarão no desenvolvimento e raciocínio do aluno levando-o a destacar problemáticas e temas a serem investigados e desenvolvidos.

Trata-se de uma nova cultura de aprendizado e pretende melhorar o sistema educacional existente. Os principais pontos a serem destacados são:

- Atender as demandas da sociedade;

-Considerar as expectativas necessidades e potencialidades dos alunos;

- Criar espaço para que o professor e o aluno tenham  autonomia para desenvolverem e construírem o processo de aprendizagem de forma cooperativa, trocas recíprocas e liberdade responsável;

- Desenvolver capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões e comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas de situações contextuais relacionadas aos assuntos acadêmicos a serem desenvolvidos;

- Desenvolver a habilidade de aprender baseado na forma que cada um pode construir seu conhecimentos, integrando conteúdos e habilidades;

- Incorporar novas tecnologias não apenas para expandir o acesso a informação atualizada, mas principalmente desenvolver uma nova cultura de aprendizado;

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito:

 

Enfatiza também que uma das principais temáticas que vem sendo discutidas no cenário educacional é o trabalho por projetos.

Baseia-se no construcinismo que significa a construção do conhecimento baseada na realização na produção de um produto do conhecimento e do saber. Um produto paupavel de interesse pessoal de quem produz.

Destaca que na pedagogia de projetos o aluno desenvolve o dom de construir, produzir, levantar duvidas, pesquisar e criar relações que incentivem novas buscas, descobertas e compreensões e reconstrução de conhecimento.

Existem três aspectos fundamentais que o professor tem que considerar ao trabalhar com projetos:

- A possibilidade de desenvolvimento do seus alunos

- As dinâmicas sociais do contexto que atua

- e as possibilidades da sua mediação pedagógica

        

O trabalho com projetos requer mudança na concepção do processo de ensino e  aprendizagem e consequentemente na postura do professor.

Enfatiza que o trabalho com projetos deve ser uma nova maneira de repensar a escola e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido é necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para realizar a sua prática e as estratégias pedagógicas, com vistas a propiciar o aluno  reconstrução do conhecimento. O compromisso do professor é saber quando, como e porque desenvolver determinadas ações pedagógicas para isso é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.

Outra questão  importante refere-se ao tempo de duração do projeto, uma vez que o professor segue o calendário e o ano letivo da escola.

Por tanto é importante que o projeto tenha inicio, meio e fim, inclusive para que o aluno desenvolva e conclua seu trabalho, pois é a partir do fim que o aluno tem a chance de começar novamente, outro projeto, pensar e transformar um novo tema.

Valente, jose Armando  refere-se a repensar situações de aprendizagem e construir conhecimentos.

Nada impede que o aprendiz possa produzir conhecimento, desenvolvendo projetos,  porém estas precisam de auxilio e ajuda de pessoas mais experientes e entendidas no assunto que possam facilitar o processamento da informação,  organização de modo a tornar esse processo mais acessível.

Com isso a idéia de projeto permeia todas as atividades e está presente em praticamente todas as propostas pedagógicas, como estratégia educacional, tem de fato ajudado e inovado algumas deficiências do ensino fundamental.

Nesse sentido o autor fala da importância do  desenvolvimento de projetos na construção do conhecimento e para isso não preciso que toda vez que o aluno aprenda através do desenvolvimento de projetos que ele esteja necessariamente construindo idéias científicos, mas sim criando um novo modo de pensar e construir conhecimento, organizando pensamentos, ideias e raciocínios.

O desenvolvimento do projeto pode ser como pano de fundo para e ele trabalhar, pois  juntos na construção do aprendizado através do projeto tem a oportunidade de respeitar e trabalhar a individualidade, limites, tempo e conhecimento de cada aluno.

Sendo assim o trabalho com projetos pelo professor acaba sendo um novo modelo educacional de construção do conhecimento.

A medida que o aluno constrói seu projeto, por exemplo, o professor pode discutir uma estratégia de como fazer coisas, discipliná-las. O professor deve estar preparado para saber intervir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (297.1 Kb)   docx (74.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com