TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Didática e Prática de Ensino

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 11
  1. PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO

Nessa atividade mostraremos um projeto de ensino pedagógico, que abrange um aspecto que vem se apresentando como temática bastante relevante na atualidade e que pode ser explorado de maneira ampla em diversas áreas do conhecimento: A Água. A prática docente do presente trabalho visa esclarecer a importância e o impacto deste tema na vida e na sociedade, onde todos possam desenvolver um caminho reflexivo e de ações práticas em relação a este assunto.

  • Nome do Projeto: A Água no Cotidiano
  • Público-Alvo / Anos: 1º ao 5º Ano
  • Justificativa / Fundamentação Teórica: Ao lado do aquecimento global e dos problemas com a biodiversidade, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões ambientais da atualidade. Relatórios da ONU indicam que cerca de 1 bilhão de pessoas - quase 20% da humanidade - não têm acesso à quantidade mínima de água potável necessários para beber, tomar banho e cozinhar. Em contrapartida, o consumo per capita em países ricos é de 300 litros diários de água. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez dos recursos hídricos - desequilíbrio entre oferta e demanda de água, causado, entre muitos fatores, pela contaminação desses recursos, gerando disputas e conflitos em torno do globo. Sendo assim, este projeto visa abordar a questão do uso da água em nosso cotidiano, sob a perspectiva do consumo consciente e da sustentabilidade, o entendimento da origem, composição e distribuição da água e os caminhos da água pela natureza, essenciais para compreender sua importância: sem água não há vida na Terra.
  • Objetivos Gerais e Específicos: Identificar e pensar a presença da água no cotidiano, reconhecendo sua importância como recurso natural indispensável ao planeta e a vida. 
    Reconhecer as diferentes etapas que constituem o ciclo da água na natureza, avaliando as repercussões das alterações promovidas pelas atividades humanas.

Reconhecer a utilização da água no dia a dia e as formas para o uso sustentável.

  • Cronograma: 4 aulas
  • Desenvolvimento: Inicia-se o projeto com alguns questionamentos: De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas prontas para o consumo? Como utilizamos a água no dia a dia? Como podemos economizá-la, evitando os riscos de racionamento no futuro?
    Propor, que os alunos elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias. Propor reflexões para que as crianças também reconheçam outras formas de utilização da água como, por exemplo, na agricultura e industria. Expor os trabalhos e discutir os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. A partir da listas, explicar que ela é essencial ao organismo humano, pois ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.

Em um segundo momento assistir vídeos com a temática da água, tomando o cuidado para que sejam selecionados materiais adequados a cada faixa etária. Este material deverá compor explicações sobre o ciclo da água na natureza, sua presença na superfície terrestre. Após este momento expositivo, conversar e refletir sobre isso com os alunos, estimulando-os a falar sobre os aspectos climáticos que já tenham observado, como os maiores e menores períodos de chuva. Ao final desta etapa, propor representações em desenhos, textos ou colagem de figuras sobre os caminhos da água, sem a preocupação com a precisão sobre termos e processos neste momento. Dedicar as duas últimas aulas à preparação e à exposição dos resultados finais. Baseando-se no que já foi visto, propor o debate sobre formas de economizar e utilizar adequadamente a água. Utilizar para isso figuras que mostram a situação caótica do desperdício e poluição das águas. Esclarecer que, para chegar às residências , ao comercio e a industria, a água é captada em rios, lagos ou reservatórios, vai para uma estação de tratamento, passa por diversos processos de filtragem e purificação, e só aí é distribuída pronta para o consumo a população.
Propor que os alunos se tornem agentes fiscalizadores de água em suas casas e que observem e anotem os momentos de desperdício, bem como as ações que foram tomadas por eles. Compartilhar em aula as observações e resultados, refletindo sobre o que foi visto e quais as maneiras que cada um pode agir. Anotar os resultados em um cartaz e estabelecer metas para o grupo.

Em seguida, organizados em pequenos grupos, elaborar folhetos com dicas para economizar água e distribuí-las para a comunidade escolar. O controle do consumo residencial pode ser acompanhado pela leitura da conta mensal, premiando os alunos que tiveram a conta de água familiar com maior redução.

O encerramento do projeto se dá com a exposição dos materiais produzidos, bem como com a cerimônia de entrega das premiações para as famílias que mais economizaram água ao longo do projeto.

  1. AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM AMBIENTES ESCOLARES

        As observações realizadas sobre as práticas docentes e suas relações com os saberes teóricos, ocorreram em diferentes Escolas Municipais da cidade de Sumaré. Foi determinado que cada um dos integrantes do grupo fosse a uma escola municipal da cidade, para que pudéssemos observar as diferentes realidades educacionais, bem como as diferentes abordagens metodológicas dos professores nestes ambientes. Além disto, definimos um nível específico para que pudéssemos fazer as observações e compará-las sem correr o risco de ter resultados discrepantes em relação a idade / série. Sendo assim, definimos que observaríamos turmas do 2º ano do ensino fundamental I.
        Para efeitos didáticos e de preservação da identidade dos profissionais observados, chamaremos as escolas por números. Sendo assim, temos as Escolas 1 que fica localizada na região central da cidade. A escola 2 fica localizada na região do Picerno. A escola 3 localiza-se em uma das regiões rurais do município e a Escola 4 localizada na Região de Nova Veneza. A primeira constatação que observamos é que, mesmo em escolas diferentes e realidades diferentes, os professores estruturavam as aulas de formas parecidas. Assim, ao entrarem na sala, os pequeninos eram orientados a tomarem seus lugares e organizarem-se para o início das aulas.

        Era notório que os primeiros minutos de aula destinavam-se a acalmar os educandos, na medida em que havia bastante repercussão e agitação pelo fato de nossa presença, os estagiários. Neste caso, os professores usavam diferentes recursos para tentar silenciar as crianças e acalmá-las. Nas escolas 1, 2 e 3 as professoras utilizaram uma espécie de fala nas quais a resposta significava que não poderiam mais falar, o que apresentou-se como uma tendência bastante interessante para chamar a atenção das crianças. Na escola 4, no entanto, a professora demonstrou não conhecer estes recursos, batendo com a mão na mesa e falando de forma enérgica para que as crianças silenciassem. Neste último caso observou-se que a turma levava mais tempo para se centrar, o que nos levou a constatar um nível maior de indisciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com