TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS fundamentos da gestao da educação

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO DE PEDAGOGIA

7ª série

Disciplina: FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

ATPS: Etapas 2,3,4

Alunas:

Ana Cláudia RA: 4976927171

Josilda Heleno RA: 3704598597

Lucilia Costa RA: 1299220597

Simoni Lacerda RA: 4931924434

Profª. Esp. Cássia Magna Oliveira

BAURU

2015

ETAPA 2: O sistema de organização e de gestão da escola

A gestão escolar legal e democrática prevista tanto na Constituição de 1988 quanto na LDB de 1996 significa um avanço no processo de construção da democracia no espaço da escola, portanto deve-se ressaltar que essa conquista representou e ainda representa um caminho importante a ser trilhado, qual seja, a democratização do espaço escolar. No campo educacional da escola escolhida para a realização da pesquisa de campo, observamos que a democracia é construída passo a passo em algumas de suas ações diárias. Esse processo democrático acontece em reuniões dos vários segmentos escolares e em distintos momentos, como os encontros informais na sala da direção e no ambiente das professoras, nas reuniões para discutir a respeito das orientações administrativas que chegam, ou ainda quando refletem especificamente a respeito de projetos e trabalhos a serem desenvolvidos, que privilegiam os interesses dos seus alunos.

Na direção em busca da democratização, presenciamos a elaboração da proposta político-pedagógica da Escola Arco – Íris Bauru, que quanto maior for os profissionais da educação envolvidos na escola, mais fácil se constrói a democracia. Portanto, a autonomia construída por ela se torna elemento fundamental para a construção de um trabalho educacional voltado para as diferentes culturas e heterogeneidades que coabitam ao espaço escolar desta unidade escolar.

A gestão democrática - participativa valoriza a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, concebendo a docência como trabalho interativo, apostando na construção coletiva dos objetivos e funcionamento da escola, por meio da dinâmica intersubjetiva, do diálogo, e do consenso.

Diante da pesquisa observamos que o processo de tomada de decisão inclui, também, as ações necessárias para colocá-la em prática como decretos dos direitos da criança, utilizando imagens e exemplos positivos, convivendo com as diferenças existentes dentro do grupo quer financeiras, raciais ou de credo a Escola de Educação Infantil e Berçário Arco Íris Bauru que atende nível de ensino de educação infantil e berçário com idade de 4 meses á 6 anos.

Para que haja êxito no funcionamento o berçário e escola, conta com uma equipe unida, amiga e bastante responsável, assim sendo, todos os funcionários a cada dia doa de si o melhor em prol da qualidade de serviços e conforto oferecidos ao nosso bem maior, a criança, pois, entendemos que a nossa melhor “propaganda” é a qualidade dos nossos serviços.

De acordo com a entrevista da coordenadora da Escola Arco – Íris o planejamento ou plano de aula é um projeto de atividade, é um roteiro pormenorizado disciplinador de ações a serem desenvolvidas. É a seqüência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo, a sistematização de todas as atividades planejadas para acontecer no período de tempo de cada aula considerando todos os elementos como: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos e avaliação.

A professora entrevistada apontou que planeja suas aulas objetivando todo o processo de aprender a aprender, a saber, a pensar, para ela uma aula é um momento único, especial e muito importante para o professor e aluno no espaço da sala de aula, onde deve e pode fazer acontecer à produção do conhecimento.

O Projeto Político Pedagógico da Escola Arco Íris de acordo com nosso ponto de vista é de natureza multidisciplinar, que envolve toda equipe diretiva da escola e seus professores. E o resultado é concretizado em planos, aos quais definem os objetivos que a escola pretende alcançar, ou seja, responde sobre o perfil do educando que pretende formar e as estratégias que pretende adotar para desenvolver e favorecer o processo de ensinar e aprender a pensar.

Ressaltando que a coordenadora da Escola Arco Íris afirma que na atualidade, administrar uma instituição escolar é permitir a participação de todo o aprendizado continuo da equipe e a divisão de papéis, que diretor é o líder principal. Contudo, isso não impede a existência de outras lideranças que ajudem a gerir áreas específicas da escola. Porém, cabe a ele identificar competências e preferências de seus auxiliares para melhor aproveitar as habilidades de cada um.

ETAPA 3: As áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos.

De acordo com Libâneo, o planejamento não é algo novo nas escolas ele apareceu no início dos anos 1960. Posteriormente, houve o aparecimento da expressão projeto pedagógico, que busca envolver todo o conjunto de atividades escolares. Para os autores, o projeto pedagógico-curricular é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar. Entre as razões que justificam a importância desse projeto

estão: a atividade conjunta; as práticas participativas; a prática educativa; e a autonomia da equipe escolar. Na organização e gestão da escola, os autores Libâneo, Oliveira e Toschi (2011) sugerem seis áreas: o planejamento e o projeto pedagógico-curricular; a organização e o desenvolvimento do currículo; a

organização e o desenvolvimento de ensino; as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógico curriculares; o desenvolvimento profissional; a avaliação institucional e da aprendizagem.

A escola de Educação Infantil Arco – Íris,aponta a Gestão Pedagógica como o lado mais importante e significativo da gestão escolar,porque ela cuida de gerir a área educativa propriamente dita da escola e da educação escolar estabelecendo objetivos, gerais e específicos, para o ensino. Definindo as linhas de atuação de acordo com os objetivos e o perfil da comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com