TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pedagogo em ambientes não escolares

Por:   •  29/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje o pedagogo tem como papel atuar como educador social em empresas, ONGs, associações, hospitais, eventos, igrejas, emissoras de transmissão, tendo em vista um novo panorama de ação ao atravessar a divisória da escola, invalidando preconceitos e idéias de que o pedagogo só está preparado e apto para exercer suas funções na sala de aula. A regra é de que onde houver uma prática educativa, deve se instalar uma ação pedagógica. O processo de ensino-aprendizagem não se dá somente na escola, mas acontece em todo e qualquer setor da sociedade caracterizada como sociedade do conhecimento, porque a educação formal e a não formal caminham juntas.

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade da educação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes preparados para uma transformação social, esta formação deve refletir sobre uma práxis educativa necessária.

Em espaço não-escolar os pedagogos agem em objetivos diferenciados da educação formal, por exemplo: A Pedagogia empresarial vai sendo executada a partir dos objetivos empresarias, neoliberais. A Pedagogia hospitalar por vezes atravessa as funções desempenhadas pelo assistente social. A Pedagogia social, atuante em ONGs e outros espaços da sociedade civil como penitenciárias e educandários, é rotulada como educação compensatória. Portanto trabalhar como pedagogo em outros espaços, para além da escola requer esclarecimento de sua função como educador e gestor do processo de ensino e de aprendizagem. 

Na empresa o Pedagogo age no aprender a ser, aprender a conhecer e aprender a conviver, ele contribui no planejamento, na organização, na direção e controle do ambiente organizacional, refletindo assim na qualidade de vida do trabalho. O Pedagogo nestes espaços diferenciados pode fazer grande diferença principalmente levando as instituições a obterem resultados positivos.

Segundo Holtz (1999), tanto as empresas como a Pedagogia têm os mesmos ideais. Ambas agem em direção à realização de objetivos definidos, no trabalho com as mudanças do comportamento das pessoas.

Nas ONGS o pedagogo com base científica é essencial para elaboração de projetos, ele participa constantemente na formulação de planos, construção, avaliação e monitoramento de projetos individuais e coletivos em uma ação interdisciplinar.

O pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades para promover a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, favorecendo assim uma rotina próxima ao período antes da internação e acesso à educação.

O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos.

plt

WWW.brasilprofissoes.com.br em 04 abril 2015>

        

HOLTZ, Maria Luiza Marins. Lições de Pedagogia Empresarial. Sorocaba: MH - Assessoria Empresarial, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com