TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTISMO: COMPREENDENDO PARA MELHOR INCLUIR

Por:   •  13/4/2018  •  Artigo  •  3.072 Palavras (13 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

AUTISMO: COMPREENDENDO PARA MELHOR INCLUIR

KELY CRISTINA DUARTE FERNANDES AURELIANO

NOVA ANDRADINA-MS

2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

FAVENI

AUTISMO: COMPREENDENDO PARA MELHOR INCLUIR

KELY CRISTINA DUARTE FERNANDES AURELIANO

Artigo Científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em ....

NOVA ANDRADINA - MS

2017

AUTISMO: COMPREENDENDO PARA MELHOR INCLUIR

                       KELY CRISTINA DUARTE FERNANDES AURELIANO

                                                  DATA: 18/07/2017

RESUMO: O presente trabalho teve como tema o aluno com autismo e sua inclusão no ensino regular. O objetivo principal foi analisar o desenvolvimento e aprendizagem de alunos autistas inseridos no ensino regular e, caracterizar o autismo; apresentar o histórico do atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais no Brasil; e, analisar sobre o papel do professor no ambiente da educação inclusiva. Para tanto, buscamos apoio nas políticas públicas voltadas para a Educação Especial focalizando especialmente nas formas de atendimento dispensadas às pessoas com necessidades educacionais especiais no Brasil. Contudo, podemos apontar que as causas do autismo ainda são desconhecidas e que existem estudo que buscam explicar a sua origem e possíveis direções no sentido de atender as pessoas que apresentam esse transtorno. E, que os professores precisam atualizar-se constantemente, e em muitos casos, ainda necessitam de maior capacitação para atuar junto à educação especial inclusiva com qualidade.

Palavras – chave: autismo, inclusão, escola, professores.

ABSTRACT: The present study had as its theme the student with autism and its inclusion in regular education. The main objective was to analyze the development and learning of autistic students inserted in regular education and to characterize autism; Present the history of care for people with special educational needs in Brazil; And, analyze on the role of the teacher in the environment of inclusive education. Therefore, we seek support in public policies focused on Special Education focusing especially on the forms of care provided to people with special educational needs in Brazil. However, we can point out that the causes of autism are still unknown and that there are studies that seek to explain their origin and possible directions in order to meet the people who have this disorder. And, that teachers need to constantly update themselves, and in many cases, they still need more capacity to act together with special quality inclusive education.

Key words: autism, inclusion, school, teachers.

INTRODUÇÃO

A importância da pesquisa acerca da inclusão do aluno com autismo na escola comum, entre outros pontos consiste em analisar as atividades pedagógicas realizadas em uma escola comum se são efetivas para a inclusão de alunos com autismo. Caso contrário, o processo de inclusão pode estar restrito ao ato da matrícula na instituição de ensino.

O autismo encontra-se na categoria do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e atinge a pessoa, sobretudo em três áreas: comunicação, interação social e comportamento. Hoje em dia, não se fala em autismo, mas em autismos, pois é uma síndrome que atinge o indivíduo do grau mais leve até o grau mais rigoroso e, precisamente essa amplitude é conhecida como espectro autista. Esta distinção de manifestações assusta alguns profissionais da educação que não têm familiaridade com a classe porque não há uma intervenção pedagógica padrão.

Comumente, os professores notam sua falta de preparação para lidar com essa realidade no instante em que recebem uma criança com autismo em sala de aula. Por não preverem essa possibilidade, ficam surpreendidos, adquirindo intimamente uma visão equivocada de que encontrará na escola um corpo discente homogêneo. E, não é incomum notarem que o currículo de seu curso de formação é limitado no que se diz respeito ao tema Educação Especial e Inclusiva. Logo, para que o aluno seja incluído, o professor muitas vezes se vê convocado a revisar a própria formação, rever suas crenças e valores edificados ao longo da vida. Conhecer o método pedagógico aplicado à inclusão do aluno com autismo é essencial, tendo em vista a criação da Lei Nº 12.764/2012.

Distinguida essa realidade e as necessidades educativas de crianças com autismo e a atitude reflexiva que o professor deva ter no transcurso da própria prática pedagógica, o presente trabalho buscou beneficiar os debates a respeito do tema. Contudo, o diagnóstico feito nos primeiros anos de vida e a intervenção pedagógica precoce em escola regular de ensino, são fatores principais para a qualidade de vida da criança com autismo, e contribui sobremaneira para que possa se desenvolver de forma mais autônoma possível e, consequentemente, exercer o seu papel na sociedade como verdadeiro cidadão, ou seja, com dignidade e autonomia.

O AUTISMO

No ano de 1940 o autismo começou a ser analisado, primeiramente por Léo Kanner, psiquiatra que notou que várias crianças mostravam atrasos de desenvolvimento em diversas áreas, sendo ele que classificou o autismo como uma síndrome, nomeando-a de Autismo Infantil Precoce.

De acordo com o DSM -V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais) - (Associação Americana de Psiquiatria, 2013) podemos dizer quer que a pessoa é portadora do TEA, ou seja, Transtorno do Espectro Autista, considerado leve, moderado e severo. Antes dessa designação a pessoa que tinha autismo era avaliada como pessoa com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e como o DSM-V é atual, divulgado no ano de 2013, diversos profissionais da educação ainda fazem referência ao autismo como TGD, tendo como base o DSM-IV, de 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com