TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  17/3/2019  •  Artigo  •  5.716 Palavras (23 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 23

AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM NOS ANOS FINAIS DO  ENSINO FUNDAMENTAL E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Wilza Rezende Lima [1] 

Orientadora Geral: Dra. Silvana Malusá

Coorientadora: Me.Flávia Pimenta de Souza Carcanholo

        

Resumo

Este artigo visa promover discussões sobre a avaliação, em torno da proposta curricular de uma escola estadual, na cidade de Campina Verde – MG. Pretende-se compreender a relação entre avaliação na prática e a que está no Projeto Politico-Pedagógico da instituição. Avaliar a aprendizagem escolar dos alunos nos dias atuais requer estudos e uma tomada de decisão em relação à sua funcionalidade. Por não ser uma parte isolada do processo, a avaliação não deve objetivar somente a classificação dos alunos mediante a atribuição de notas. Por essa razão é necessário que o professor conheça outras formas de avaliar a aprendizagem de maneira a cumprir os critérios ressaltados na Lei das Diretrizes e Bases da Educação observando sempre o Projeto Politico Pedagógico da escola que faz prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Para este trabalho utilizou-se a pesquisa de caráter qualitativo, e teve como metodologia a pesquisa teórica e documental.  Assim foi possível evidenciar a validade e a confiabilidade do estudo através dos dados obtidos e concluir que apesar do esforço da escola a avaliação continua sendo a mesma de décadas atrás, que as várias maneiras de avaliar contribuem para que seja mais democrático, e isso não significa que avaliação seja impessoal.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem escolar.  Projeto Politico Pedagógico

Abstract

This article aims to promote discussions on the evaluation used as a curricular proposal for a state school at Campina Verde city - MG. The goal is to understand the relationship between evaluation in practice and the one that is on Political and Educational Project of the institution. Evaluating school student learning nowadays requires lead up and to take decision regarding their functionality. Considering that, it is not an isolated part of the process, the evaluation should not only aim at classifying students by providing notes. For this reason it is necessary that the teacher know other ways to assess learning in order to reach the criteria highlighted in the Law of Education Guidelines and Bases always taking into account the school Pedagogical Political Project, that makes prevalence of qualitative aspects on the quantitative. In this work we used the research base on qualitative aspect and as a methodology we explored the theoretical and documentary research. Thus it was possible to demonstrate the validity and reliability of the study from the data. We concluded that, despite the school's efforts the evaluation remains the same as decades ago that several ways of evaluating contribute to making it more democratic, however it does not mean that evaluation is impersonal.

Keywords: Evaluation.  School Learning. Pedagogical Political Project.

1  INTRODUÇÃO

Este artigo trata sobre a Avaliação na Aprendizagem Escolar das Séries Finais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo descrever qual é o papel da avaliação no âmbito escolar de uma escola estadual e analisá-la juntamente com as proposta do Projeto Politico Pedagógico da instituição.

O contexto da avaliação é muito abrangente, por isso pode-se delimitar o seu processo, analisando somente esta etapa do aprendizado em ambiente escolar. Esclarecer que a prova não pode decidir a aprovação ou reprovação do respectivo aluno, analisar outras formas de avaliação, como por exemplo, trabalhos em grupo, seminários, tarefas de casa, observação de cadernos e mostrar que a média obtida no final do bimestre não mostra a quantidade e qualidade de aprendizado que aquele aluno adquiriu. Nessa perspectiva busco respostas a seguinte questão de pesquisa: Os critérios de avaliação têm contribuído para o ensino e aprendizagem? Como o Projeto Político Pedagógico da escola pode contribuir para o processo avaliativo nas salas de aula? O  Projeto Político Pedagógico subsidia a avaliação no contexto escolar?

Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições teóricas sobre o processo avaliativo nas escolas, numa perspectiva de um trabalho colaborativo ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola estadual para identificar quais os critérios avaliativos são contemplados no documento, que contribuem para uma avaliação formativa e que subsidiem as práticas avaliativas no contexto escolar. Por conseguinte, confrontar as teorias encontradas com o documento analisado para verificar convergências e/ou divergências nas propostas avaliativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (322.5 Kb)   docx (121 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com