TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Apesar de inúmeras teorias terem surgido ao longo do tempo muitos profissionais da educação ainda partem de uma visão tradicional para avaliar crianças na educação infantil. No entanto é importante ressaltar que a avaliação nos primeiros anos deve partir da observação e registro do desenvolvimento da criança de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil claro que não interferindo no acesso da criança para o ensino fundamental.

A avaliação não deve partir de um julgamento, pois desta forma estaria estigmatizando a criança e não levando em conta as informações adquiridas no cotidiano. A avaliação deve ser mediadora do conhecimento do professor e do cotidiano da criança como sendo um processo de seu desenvolvimento. Essa avaliação deve investigar e refletir tudo que é vivenciado no cotidiano pelo grupo transformando assim a avaliação como sendo transformadora onde a junção de observação, reflexão e investigação transformam a prática pedagógica e também o intuito da instituição no desenvolvimento integral da criança. Portanto constatamos que a avaliação faz parte do todo, ou seja, de tudo que é vivenciado pelo grupo onde todos são avaliados processo esse que deve ser incorporado à prática do professor.

Todas as descobertas e conquistas das crianças devem ser valorizadas, com objetivo de revelar o que a criança já tem e não aquilo que lhe falta sabendo que todas as experiências podem ser transformadoras do desenvolvimento da criança. Através de registros e portfólios que são feitos semestralmente essa avaliação pode ter como finalidade verificar a adequação do desenvolvimento do aluno face aos objetivos propostos tornando o início da aprendizagem uma observação constante compreendendo que o desenvolvimento individual ocorre em processo dialético.

Compreender o dinamismo existente no desenvolvimento infantil é parte norteadora do trabalho de avaliar na Educação infantil, portanto é fundamental que o professor seja mediador de conhecimento e esteja acompanhando a ação e o pensamento individualizado em sua prática cotidiana.

Para saber os pontos os quais avaliar é necessário focar em análises e reflexão do trabalho de maneira periódica elaborando e reelaborando o planejamento de forma a tornar a criança participante integral da prática de aprendizagem, ou seja, dando abertura para que a criança expresse seus sentimentos dando voz às mesmas.

Avaliando o dia a dia coletivamente segundo o olhar infantil contribui e sedimenta a crença na concepção de criança cidadã o que de forma significativa enriquece o trabalho do professor e dá a criança uma maneira de demostrar sentimentos e atitudes próprias.

Esse trabalho assume seu objetivo fundamental quando há entre a criança e o educador uma confiança mútua que permite a ambos uma construção integral de conhecimento a fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno.

Todo na instituição bem como a família deve estar inteirado do trabalho desenvolvido para que sempre haja novos olhares sobre o que será desenvolvido pela instituição buscando nessas novas visões formas de auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento

Considerações finais

Considero que a avaliação seja ela nos primeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com