TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NO PLANO DE AULA

Por:   •  13/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

_____________________________________________________________

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DENILCE CISSELÂINE SILVA RIBEIRO

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Eixo temático:  avaliação no Plano de aula

[pic 3]

Divinópolis

2014

DENILCE CISSELÂINE SILVA RIBEIRO

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Eixo temático:  Avaliação no plano de aula

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais da E.F.: reflexão e pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa;; Ensino da Educação Física; Seminário VI; Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil.

Profs. Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidote, Suhellen Lee.

Orientadora: Profa. Melina Klaus

Tutora eletrônica:

Tutor(a) de sala: Maria Ivonete Silva Melo

[pic 4]

Divinópolis

2014

                       

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO....................................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO........................................................................................................05

        

PLANO DE AULA..............................................................................................................07

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................15

REFERÊNCIAS..................................................................................................................16

ANEXOS.............................................................................................................................17

1 Introdução

Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, é principalmente levar o aluno a construir o seu próprio conhecimento de maneira consciente, significativa e participativa em todo processo de ensino-aprendizagem.  

Nesse sentido, este trabalho propõe uma reflexão sobre a avaliação no plano de aula, que deve servir para reflexão  e orientação de todo trabalho pedagógico, uma vez que o professor constitui o mediador entre o objeto de estudo e o educando.   Uma reflexão crítica tanto do progresso e desempenho do aluno na aprendizagem, como dos caminhos percorridos pelo professor para alcançar os objetivos propostos no plano de ensino, são ferramentas indispensáveis para a consolidação da ação educacional.

Também foi elaborado um plano de aula interdisdciplinar contemplando os conteúdos das disciplinas da Língua Portuguesa e Educação Física, utilizando o conto clássico da “Chapeuzinho Vermelho”, para uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, destancando a avaliação da aprendizagem do aluno.

2 Desenvolvimento

Toda prática pedagógica precisa ser direcionada por um planejamento diário das ações educativas, determinando os objetivos e estratégias de ensino, para criar um ambiente que estimule o aprendizado.

O plano de aula então, é uma importante ferramenta para que o professor desenvolva suas aulas de forma mais eficiente e significativa. Por outro lado,  por mais capacitado que seja um professor, aulas sem planejamento tornam-se improdutivas.  Segundo Libâneo (1994) “ O plano é um guia de orientação, pois nele estão estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Sua função é orientar a prática partindo da exigência da própria prática.”

Portanto, o plano de aula direciona todo o caminho que será percorrido até chegar aos resultados da caminhada educacional. No plano de aula são estabelecidos os objetivos, as estratégias de ensino e a avaliação. Os objetivos são o alvo que o professor deseja alcançar. As estratégias de ensino são as diversas formas que serão utilizadas para percorrer o caminho do objeto de estudo, considerando o tempo, os métodos, os recursos disponíveis e necessários à realização da aula proposta. E finalmente a avaliação.

Dentro do plano de aula a avaliação é uma etapa muito importante a ser considerada e refletida. A avaliação é a verificação do resultado alcançado, referindo-se não somente ao desempenho do aluno, mas também do trabalho pedagógico do professor.  

Diferentemente do passado, a avaliação não é um instrumento para reprovar ou aprovar, nem classificar o aluno quantitativamente, e sim uma ferramenta para elucidar o progresso qualitativo da aprendizagem do aluno. É importante avaliar aquilo que foi assimilado e retido, detectar dificuldades na aprendizagem, valorizar as conquistas e tomar o “erro” como uma oportunidade para buscar novos caminhos na construção do conhecimento do educando, através da reflexão sobre o seu próprio desempenho escolar.

É importante considerar também que toda avaliação deve ser contínua e sistemática, utilizando diversos instrumentos (observação, registros, trabalhos em grupo, participação, debates, exercícios, provas etc) para esse fim “... prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do período sobre as provas finais” (LDB).

A avaliação, portanto, deve fornecer dados para acompanhamento nas etapas de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem do aluno e direcionar a continuação do trabalho do professor, assumindo “um sentido orientador e cooperativo” (LUCKESI). Os dados obtidos na avaliação possibilita ao professor ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem, pois a avaliação também mostra o ritmo de assimilação e aprendizado de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (426.2 Kb)   docx (426.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com