TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem de pesquisa em educação

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

UM BOM PROFESSOR DEVE SER REFLEXIVO E BUSCAR SEMPRE

NOVOS CONHECIMENTOS.

A palavra “pesquisa” atualmente encontra-se presente em várias estâncias da vida social, na esfera do comportamento político e no âmbito do ensino, segundo as reflexões das autoras Lüdke e André (1986).

Ainda, em Lüdke e André (1986, p.1) encontramos que: “A palavra pesquisa ganhou ultimamente uma popularização que chega por vezes a comprometer seu verdadeiro sentido”.

Para Pádua (2003), em um sentido amplo, Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações (PÁDUA, 2003, p. 31).

Dentro desse contexto o professor deve estar sempre apto a ensinar, isso através de uma boa qualificação, para que realmente possa ensinar e não apenas transferir conhecimentos.

Outro fato relevante no ato de ensinar é que os professores precisam tomar a responsabilidade adulta de investigar sua própria prática, sistemática e criticamente, por métodos que são apropriados a sua prática docente. (Erickson, 1986, p.157, apud Zeichener e Nofffker, no prelo).

Bem sabemos que quando nos referimentos sobre o desenvolvimento da capacidade de aprender podemos dizer que a atitude de querer aprender, motivação, desenvolvimento de aptidões cognitivas só irá realmente acontecer com o aluno a partir do momento em que o professor esteja realmente preparado e conheça a prática docente, e acima de tudo tenha uma boa qualificação, e isso só ocorre se este for um professor que saiba investigar e procurar sempre novos conhecimentos.

Só nos desenvolvemos se tivermos capacidade de aprender quando aprendemos a pensar e por último a aprendizagem de conhecimentos ou conteúdos, com disciplinas atualizadas e planificadas, então cabe ao professor ser reflexivo em sua prática docente, para que leve realmente o aluno em querer aprender, em ser motivado em aprender , e este só atingirá esses objetivos a partir do momento em que tenha formação profissional para conhecer os caminhos que devem ser traçados no que tange a prática pedagógica.

A verdade é que saber ensinar é tão importante quanto saber aprender, diante disso ensinar é criar condições de aprender onde o modelo pedagógico desenvolva os processos de pensamento para construção do conhecimento não sendo exclusivo a ninguém, cabe ao professor a função de conduzir o aluno a aprender para conhecer, exercitando a memória e o pensamento autônomo.

Outro fato de suma importância é a formação acadêmica do professor, é através de sua formação que este estará realmente apto em ensinar, procurar meios que o levem a uma verdadeira prática pedagógica.

Hoje podemos dizer que as exigências da educação apontam para o desenvolvimento e implementação de trabalhos escolares nos quais os alunos sejam desafiados a pensar/refletirem e propor soluções, assim sendo cabe ao professor estar apto para tais exigências.

Dante disso quando nos referimos na formação do professor, onde este seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com