TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Pedagógicas e o Pinóquio às Avessas

Por:   •  20/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

PINÓQUIO ÀS AVESSAS.

SANTOS, 2018

SUMÁRIO

  1. Introdução………………………………………………………………………….04

1.1 Pedagogia Humanista…………………………………………………………..04

1.2 Pedagogia Comportamentalista……………………………………………….04

1.3 Pedagogia Tradicional………………………………………………………….04

      2.   Abordagens Pedagógicas e o Pinóquio às Avessas………………………..05

      3. Considerações Finais……………………………………………………………....07

      4. Referências Bibliográficas………………………………………………………...08

           

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho e principal foco é relacionar os tipos de abordagens pedagógicas com o livro Pinóquio às Avessas. Vamos escrever um breve resumo sobre cada tipo de abordagens pedagógicas, para entendermos qual a relação do livro com os tipos de abordagens pedagógicas.

1.1 Pedagogia Humanista

A pedagogia humanista significa valorizar o ser humano e sua condição  acima de tudo, o homem como o centro de interesse, surgiu na década de 60 e  a partir da teoria de Carl   Rogers. Veio pra transformar a escola tradicional. É uma pedagogia não diretiva. Na abordagem humanista, o aluno se auto conhece e o professor está ali para auxiliá-lo. A metodologia é diferenciada e conservadora, e defende a ideologia das classes sociais, o professor não intere no processo de aprendizado do aluno para não causar pressão, só quando fosse solicitado.

1.2 Pedagogia Comportamentalista

A abordagem comportamentalista acredita que é possível modelar o indivíduo, condicionando seus comportamentos. Para tanto, devem-se utilizar os estímulos e reforços adequados. O psicólogo Burrhus Frederic Skinner (1904- 1990), foi quem desenvolveu a ideia sobre o método de ensino. Segundo o psicólogo todo comportamento é influenciado pelo ambiente qual se vive, ou seja, o professor define qual resultado vai alcançar com seus alunos, recompensando e estimulando-os à medida que os alunos alcançam o objetivo que o mesmo propôs. O professor e o conteúdo a ser ensinado é o foco deste método. O aluno deve absorver o conhecimento e quanto mais conhecimento melhor, por meio de memorização e repetição. O professor faz planejamentos, e as aulas são expositivas, erros são corrigidos e fazendo assim a repetição até o acerto. Esse método forma pessoas centradas e que se ajustam a qualquer tipo de ambiente.

1.3 Pedagogia Tradicional

A primeira abordagem pedagógica é a tradicional, é uma pedagogia diretiva e é o método utilizado até hoje em algumas escolas e sua polêmica é o fato do professor ser a autoridade máxima em sala de aula, onde transmite o seu conhecimento e o aluno é apenas um ouvinte, não existindo total interação entre professor e aluno, é muito criticada, pois não permite que o aluno tenha um entendimento profundo dos assuntos e apenas decorar o que foi transmitido.

2.0 ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E O PINÓQUIO ÀS AVESSAS.

O livro Pinóquio às Avessas, do autor Rubem Alves, que conta a história de Felipe, um garoto que ouviu sobre a história de Pinóquio contada pelo seu pai, um boneco de madeira que depois de frequentar a escola, se tornou gente. Pai de Felipe, explicou que é preciso ir a escola para se tornar gente.

O garoto gostou tanto da história de Pinóquio, que sonhou que era um burrinho puxando uma carroça. Todas as dúvidas que surgiram na cabeça de Felipe e ele perguntavam aos adultos e os mesmos respondiam que as dúvidas eram pra ser respondidas na escola. Felipe alegrou-se em saber que todas as dúvidas seriam esclarecidas por isso ficou empolgado para ir a escola.

Sua grande paixão eram pássaros e seu desejo era conhecer um pássaro azul e seu nome. Em uma noite sonhou que ia a escola e os professores eram pássaros que ensinava como voar e o canto. Chegou o grande dia, Felipe ao chegar à escola brincou com as crianças no parque, logo mais a rotina o assustou, jamais havia visto que existia uma campainha que tocava e as crianças paravam de brincar e seus professores as levavam para sala de aula.

Ao contrário que sonhou na escola não foi nada do que pensou, pois havia planejamento e suas dúvidas não eram esclarecidas. Felipe já não se interessava mais pelas aulas, o assunto abordado em aula não lhe interessava. Após o professor encaminhar-lhe ao psicólogo para descobrir o que estava acontecendo com Felipe, foi diagnosticado o “distúrbio de atenção”. Felipe cresceu e seguiu o ritmo da escola, estudou e formou-se, ainda se tornou um profissional de sucesso, existia uma tristeza. O que o autor abordou no final é que ele não era realizado intimamente por não ter sido fiel aos seus princípios e interesses que faziam parte da sua vida desde pequeno.

Podemos ver claramente que os trechos do livro, mostra que o método de ensino utilizado na escola de Felipe, é o tradicional. O ser humano vive de rótulo que a sociedade (instituições, família) impõe. “É preciso ir à escola para não ficar burro, para ser gente de verdade”.

E pensou: Ainda não fui à escola. “Ainda não sou gente de verdade...”.   (pág.11)

“- É assim: você entra para a escola no primeiro ano”. Lá vão ensinar muitas coisas. Se você aprender e tirar boas notas, você passará para o segundo ano. No segundo ano vão ensinar muitas outras coisas a você. Se você as aprender tirar boas notas, você passará para o terceiro ano. E assim você vai aprendendo coisas, tirando boas notas e passando de ano até chegar o momento mais importante, o momento em que você deverá escolher o que vai ser quando adulto. “É a hora de entrar na universidade.” (pág. 20)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com