TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Albateização e letramento

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.685 Palavras (27 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 27

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: a relação entre a Alfabetização e Letramento e a Prática Docente

Franksleia Clarindo da Cruz

Prof. Alelis  Izabel de Oliveira Gomes

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (Ped 0543) –Trabalho de Graduação

17/06/2015

RESUMO

O presente trabalho acomete a temática dos processos de alfabetização e letramento, enquanto processos distintos, difíceis e interdependentes, que devem estar presentes na sala de aula. A finalidade desse estudo é analisar as implicações da prática docente nesses dois processos no contexto da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de duas unidades pública da rede municipal de Campo Grande. O procedimento de pesquisa foi a abordagem qualitativa. As visitas às salas das classes do Pré I do Centro de Educação Infantil Lúcia Ângela de Castro Costa e primeiro ano da escola Municipal João de Paula Ribeiro, ajudaram a prescindir das práticas escolares que apresentavam, explícita e implicitamente, elementos os quais ajudaram a compreender a prática nessas classes de alfabetização. A coleta de dados contou com os seguintes suportes: o questionário composto de 16 perguntas; o roteiro de entrevista e o roteiro de observação. As ferramentas de coleta de dados foram a entrevista com as professoras e a observação não participante das aulas. Os dados foram analisados sob as seguintes categorias: a formação profissional das professoras e a concepção de alfabetização e letramento, o planejamento das aulas, o material e a metodologia adotada e a dinâmica de sala de aula. Reiterando o que os autores consultados afirmaram, os dados dessa pesquisa apontaram que a influência pedagógica do professor nas classes de alfabetização será suficientemente satisfatória, se houver uma formação adequada. Essa formação resulta de uma prática docente constituída de conhecimentos teóricos, conceituais e metodológicos, adquiridos durante a formação, aliados aos conhecimentos extraídos da experiência de alfabetizar na perspectiva do letramento.

        

Palavras-chave: Prática Docente. Letramento. Alfabetização

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho discute questões referentes a alfabetização, ao letramento e a relação entre esse dois conceitos, dando ênfase aos aspectos teórico-metodológicos que sugerem um repensar sobre o processo de ensino aprendizagem da língua escrita. Podendo assim contribuir para a reconstrução da prática pedagógica, abordando as perspectivas teóricas e as práticas atuais para a alfabetização e o letramento evidenciando uma proposta didática para esse processo.

Meu objetivo na primeira etapa foi conhecer melhor o que é a alfabetização e o letramento e como esse processo acontece.

Pretendo buscar informações e usar as ferramentas certas para poder me aprofundar mais neste assunto. Quero aprender e me aperfeiçoar em cada estágio realizado e também aproveitar ao máximo cada momento em que eu estiver dentro da sala de aula, pois, meu foco são alunos do pré I e II na educação infantil e primeiro e segundo ano no ensino fundamental.

Na segunda etapa através das experiências vividas e pesquisas realizadas pretendo ampliar meus conhecimentos, rever conceitos e continuar buscando mais informações sobre o tema escolhido.

Nesta terceira etapa vou colocar em prática meus conhecimentos e o que aprendi no decorrer do curso e nas duas primeiras etapas de observação, elaborando cinco planos de aula para ser desenvolvidos com as crianças do pré I na educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A Alfabetização é um processo intrigante ligado à construção do conhecimento. Atualmente, este conceito vem sendo estendido ligado a outras áreas como por exemplo: Alfabetização Musical, Matemática e Informática, além da sua origem que era para designar a aquisição da leitura e da escrita formal.

Alfabetizar é um conceito muito extenso, portanto, torna-se fundamental compreender as várias concepções que a envolvem.

No passado, estar alfabetizado reduzia-se a ler e escrever o próprio nome. Mas, atualmente, com as diversas e constantes transformações, consideramos necessário à alfabetização não apenas em caráter de decodificação de palavras, e sim a leitura de mundo, compreendendo, interpretando, utilizando por completo esse processo em nossa comunicação.

Em virtude dessa complexidade no processo de alfabetização em dias atuais e suas conseqüências nos âmbitos sociais, culturais, cognitivos e na inserção social letrada, surgiu a necessidade de utilizar um termo diferente, que é o Letramento.

Inicialmente, o ato de alfabetizar era considerado como um processo de decodificação, que através de mecanismos repetitivos o aluno iria decorar os códigos, ou letras para simultaneamente ler e escrever.

A ideia foi colocada em crise a partir das diversas pesquisas e investigações que vêm ocorrendo na área da linguagem e no entendimento de como construímos o conhecimento e as novas tendências.

Como educadores, é necessário que tenhamos comprometimento com o ser humano que pretendemos e queremos formar. É fundamental aliar à nossa prática os ideais de transformação das desigualdades, para que todos conquistem seus direitos de educação, não somente em acesso, mas em qualidade.

Nos dias de hoje, entendemos a Alfabetização como um processo que se inicia muito antes do ingresso das pessoas na escola e não tem limite para terminar, pois no decorrer da vida estamos sempre nos alfabetizando. A sociedade é letrada e estão cercados de materiais escritos, conhecimentos socialmente construídos e que estão no cotidiano de todos nós, ao qual devemos ter acesso e domínio.

A alfabetização e o letramento se completam e estão, relacionados entre si, um facilita a aquisição e a importância do outro. Quanto mais entendemos a função social da linguagem, mais nosso nível de letramento será melhor.

3 CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO

      Alfabetizar é ensinar o segredo do código alfabético, ou seja, ensinar a ler e escrever. No entanto algo que parece simples tem sido objeto de muitas duvidas e contradições. Vejamos quatro definições de alfabetização.

3.1 O conceito estrito: alfabetização como mera decodificação

No conceito mais estrito a alfabetização significa ensinar o aluno a descobrir e decifrar o código alfabético.

      Este conceito estrito de alfabetização abrange as capacidades de decodificar uma palavra escrita num som e de codificar o som numa palavra escrita. No entanto nesse conceito, alfabetizar implica em escrever na forma mais correta possível, ou seja, aplicar o código alfabético corretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com