TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aldeia Indígena Piraquê-Açu

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Thayane  Simonelli Silva

Curso: Pedagogia / 1º Período                                                        ( 22/05/2018 )

Relatório Visita Técnica

( Aldeia indígena Piraquê-Açu )

No dia oito de maio de 2018, foi realizado a visita técnica na aldeia indígena Piraquê-açu em Aracruz – ES. Juntamente com a professora Marluce que leciona na faculdade FACES a disciplina de história da educação.

 A turma permaneceu 2 horas na aldeia, onde tivemos a oportunidade de conhecer boa parte da aldeia, o manguezal, algumas crianças , artesanatos, tradições, costumes, rituais e a educação.

Ao longo do caminho, pela trilha começamos a conhecer sobre a cultura e tradições dos indígenas presentes e dos antepassados, que deixaram grandes ensinamentos para suas gerações e que são preservados até os dias atuais.

Durante a visita tivemos um momento para sabermos um pouco mais sobre os costumes e histórias presentes na aldeia pelo cacique Pedro (nome na língua Guarani é Karai Peru). Neste momento, foram feitas perguntas sobre como é/era passada a educação, como são as escolas e os níveis de ensino. Tivemos também neste momento, uma apresentação cultural, um coral, mostrando um pouco mais da cultura presente.

Foi abordado um dos marcos importantes dos indígenas, que é uma  luta de anos, pela preservação do local, respeitando seus costumes, pois é algo difícil de se manter sem uma ajuda justa do governo, pois nessas regiões empresas e pessoas buscam explorar as matérias primas presentes, sem pensar na destruição da natureza.

Com a roda de conversa, observamos mais detalhadamente  que mesmo com as adaptações ( costumes, tecnologias) do “ homem branco “ eles zelam com grandiosidade os costumes próprios.

As crianças vão para a escola, onde aprendem as matérias tradicionais e também o ensino da língua Guarani, onde nas aulas eles só falam em Guarani. Mesmo com o ensino na escola, os primeiros ensinamentos são passados pelas mães e os mais velhos da aldeia. Na escola se tem apenas o ensino fundamental, tendo que sair da aldeia para alcançar o ensino médio, mas medidas estão sendo tomadas para que também haja o ensino médio dentro da aldeia.

 Na aldeia temos o Rio Piraquê - Açu, por isso o nome da aldeia. O rio é usado para pesca e para passeios, duas grandes coisas que auxiliam na sobrevivência.

Com a visita foi possível ampliar, explorar  e adquirir  conhecimentos e empatia dos alunos presentes. Conhecemos uma realidade diferente da nossa, onde foi possível adquirir ensinamentos para a vida acadêmica e para a vida pessoal/interpessoal. Além de facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado na sala de aula, algo bem memorável, uma experiência incrível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com