TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetisação e Letramento

Por:   •  14/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização e Letramento

Letramento e Alfabetização são dois processos que apresentam diferenças fundamentais, pois estão relacionados com concepções distintas de ensino de língua.

Na escola não basta apenas alfabetizar ou ensinar os aspectos da língua como código, é preciso trabalhar a língua em seus usos sociais.

Alfabetização está além da codificação do “ler”, depende da capacidade de interpretar e estabelecer relações, ser crítico e produzir conhecimento.

No Letramento a alfabetização ocorre através da experiência em seu ambiente, considerando seu contexto social, tornando o indivíduo alfabetizado e letrado.

Desenvolver uma atividade que esteja relacionada à leitura, contendo: objetivo, conteúdo, tempo estimado, desenvolvimento e avaliação.

Leitura de Contos

Objetivo: Conhecer algumas características deste gênero, apropriando-se dos recursos da linguagem.

Conteúdo: Utilizando uma boa versão com metáforas e linguagem literária será feita a leitura de contos.

Tempo estimado: Duas aulas de 50 minutos.

Desenvolvimento: Atividade coletiva com os alunos sentados em círculo, ou mesmo em seus lugares, ambos com uma cópia do texto (conto) para acompanhar a leitura. O professor apresenta o conto destacando o autor, ilustrador, livro e título.

Durante a leitura deve-se destacar as descrições de lugares, ambientes e os recursos literários usados pelo autor, conversando sobre os personagens e os ambientes, pedindo que os alunos falem sobre suas impressões.

Avaliação: Registrar as observações sobre a participação dos alunos: quais foram as descobertas na escrita das palavras, anotando também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma.

É possível elaborar várias atividades propondo que escrevam listas dos personagens favoritos e que associem o vilão e o protagonista da história.

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 1/A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com