TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizaçao e letramento

Por:   •  26/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 5

IZABELA PEREIRA E LOPES

 

O último ano do ciclo de alfabetização: O PNAIC atende à realidade educacional?

Projeto de pesquisa apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Uniderp, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista.

 

Catalão - GO

2015

Justificativa

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa do Governo Federal onde há de fato um pacto nacional entre União, estados e municípios onde fica garantido que a criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade e ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Pela legislação vigente a alfabetização (nas escolas públicas) se inicia aos seis anos com o ingresso do aluno no primeiro ano do Ensino Fundamental. O grifo referente às escolas públicas se faz necessário pois não é uma realidade vivida pelas escolas particulares. Que por não serem obrigadas de fato a seguirem as mesmas determinações podem seguir determinações diferenciadas. Em dados do próprio MEC reflete de fato essas diferenças.

Ao buscar conhecer o nível de aprendizagem de crianças egressas do 3º ano do ensino fundamental, os resultados da Prova ABC apontaram que pouco mais da metade delas aprenderam o que era esperado em leitura e uma proporção ainda menor (43%) alcançou o desejado em Matemática. Identificaram-se também grandes disparidades nos resultados entre as regiões do País e entre as redes de ensino pública e privada.

Portanto, de acordo com as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura – MEC – na página oficial do Pacto na internet:

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem. (disponível em: http://pacto.mec.gov.br/o-pacto, acesso em 24 de outubro de 2014)

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o governo federal ou o MEC dão apenas as diretrizes cabendo aos sistemas estaduais e municipais adapta-las às suas necessidades particulares ou específicas. Todavia o resultado final deve ser o mesmo, toda criança aos oito anos de idade deve estar alfabetizada, ou seja, lendo, escrevendo, e o mais importante, entendendo o que lê e o que escreve. Em linhas gerais deve ser um sujeito letrado.

Mas numa sala de terceiro de uma escola particular a realidade é diferente do que se encontra na rede pública de ensino. Os alunos que estudam na rede privada têm acesso a um processo de alfabetização mais eficaz e eficiente. O ensino oferecido no tange a alfabetização é iniciado antes do que a escola pública, pois os alunos da pré-escola, ou Educação Infantil, já entram em contato com o mundo a escrita alfabética.

A grande diferença é que o Sistema de Escrita Alfabético – SEA, proposto por Ferreiro e Teberosky é apresentado às crianças da rede privada antes dos 6 anos idade propostos pelo PNAIC. Mesmo não havendo uma obrigação legal da matrícula dessas crianças antes dessa idade os pais optam pelo início da educação escolar.

Esse comportamento observado nos índices de matrícula das escolas particulares reflete no que seria o último ano do ciclo de alfabetização. Os alunos egressos do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares apresentam índices de fluência da escrita e leitura bem maiores do que os alunos da rede pública.

Problematização

Com o aumento do Ensino Fundamental para nove anos, aumentou-se também o ciclo do que conhecemos como alfabetização. No programa oficial, proposto pelo Ministério da Educação e Cultura, o ideal é que os alunos saiam do terceiro ano do Ensino Fundamental dominando leitura e escrita. Mas será que os propósitos do PNAIC são colocados em prática nas escolas particulares? Como de fato ocorre o processo de alfabetização na rede privada de ensino?

Objetivos

Objetivo geral

Compreender de que forma o PNAIC estabelece uma relação de qualidade no processo de ensino-aprendizagem das escolas públicas.

Objetivos específicos

  • Apresentar a função do Sistema de Escrita Alfabética;
  • Estudar o método de alfabetização proposto por Emília Ferreiro;
  • Explicar as principais diretrizes do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa;
  • Analisar como a escola privada relaciona-se com o PNAIC.

Metodologia

A metodologia de uma pesquisa é o instrumento pelo qual a investigação do problema proposto é viabilizada, a fim de que os objetivos traçados sejam atingidos. Portanto, a metodologia é um meio e não um fim em si mesma, o que não isenta o pesquisador de dar especial atenção a ela. Afinal, estratégias metodológicas inconsistentes podem comprometer o rigor que deve haver em um trabalho científico, provocando vieses significativos e colocando sob suspeita as conclusões da pesquisa. É nesse cenário que o pesquisador deve eleger a metodologia mais adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com