TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  10/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

AVS2       Avaliação do seminário 2[pic 3]

MATRIZ ANALÍTICA - PRÁTICAS ACADÊMICAS

Nome: Suelena de Souza Silva

Curso: Especialização- Alfabetização e Letramento

Professor:

Unidade de estudo: Rondonópolis – M.T

Data: 24/04/2016

Atenção: esta avaliação deverá ser desenvolvida

individualmente.

  1. Tema (desenvolva um tema pertinente ao seu curso de pós-graduação, e depois delimite-o conforme o enfoque desejado):

Tema: Este presente estudo “Alfabetização e Letramento- Dificuldade de aprendizagem” tem o intuito de abordar as problemáticas em que educadores alfabetizadores encontraram ao ensinar o seu alunos a ler e escrever, de forma contextualizada.

  1. Contexto do Problema (apresente uma justificativa que dê relevância a sua pesquisa):


Sabemos que a escola é responsável pela Educação dos cidadãos e para isso temos que prepará-los para conviver na sociedade e se tornarem um ser crítico, formadores de opinião. No entanto, o hábito de ler é fundamental para se interagir uns com os outros, pensando nisso,
 o tema “Alfabetização e Letramento- Dificuldade de aprendizagem” surge diante do alto índice de crianças com dificuldades à leitura, escrita e interpretação de textos, visto que, o grande desafio do professor é que a criança convive num mundo letrado e consequentemente desenvolve habilidades funcionais relacionadas à escrita, daí, surge à problemática de o porquê da criança frequentar quatro anos à escola e não aprendeu a ler e escrever e de que forma a leitura e a escrita tem significado a essa criança, assim, como o professor pode intervir no processo ensino-aprendizagem dessa criança, que metodologia usar para que o aluno consiga ler, escrever e interpretar o mundo em que vive. De acordo com esses questionamentos e preocupações dos profissionais alfabetizadores houve-se a necessidade de discutir e pesquisar a respeito desse tema em questão, para que possamos encontrar uma solução para alfabetizar a criança de forma que consiga contextualizar qualquer texto. Visto que o letramento trata-se da compreensão do domínio da leitura e da escrita, isto é, a contextualização social.

  1. Objetivos (elenque as ações que devem ser feitas para que o projeto seja desenvolvido):

Ações a serem realizadas para o sucesso deste trabalho é primeiramente abordar a dificuldade na aprendizagem no processo de alfabetização, como também possibilitar um olhar que dê mérito ao ensino alfabetização e letramento. Tais ações serão feitas por meio de buscas sobre o que os teóricos relatam a respeito do tema “Alfabetização e Letramento- Dificuldade de aprendizagem”. Criar ações para que contribuia para uma reflexão da importância de compreender que cada criança aprende de maneiras diferentes e em tempos diferentes. E ressaltar a importância da formação e do perfil dos educadores alfabetizadores e apontar possíveis soluções para melhorar o ensino de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com