TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  20/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

AP IV

Alfabetização e Letramento

“Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver. A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido.” (CAGLIARI, 2010, p. 130-131)

AP IV – Alfabetização e Letramento

“Tudo o que se ensina na escola está diretamente ligado à leitura e depende dela para se manter e se desenvolver. A leitura é a realização do objetivo da escrita. Quem escreve, escreve para ser lido.”  (CAGLIARI, 2010, p. 130-131).
A partir dessa ideia desenvolva uma atividade que esteja relacionada à leitura. Na atividade precisa conter: objetivo, conteúdo, tempo estimado, desenvolvimento e avaliação.

Hora da chamada

Idade: 4 e 5 anos

Objetivos:

Realizar a leitura do próprio nome e dos colegas. 
Reconhecer as letras. 
Escrever o próprio nome. 

Conteúdo
Linguagem oral, leitura e escrita


Tempo estimado: 

Até que todas as crianças envolvidas aprendam a escrever seu nome e reconhecer o dos colegas. 

Desenvolvimento: 
1ª Fase 
Colocarei as fichas com os nomes na caixa, estes nomes serão, de preferências impressos, em letras maiúsculas e de forma. Farei uma roda com as crianças e vou explicar que são os nomes delas que estão nas fichas.

Neste momento, farei perguntas como:

Vamos descobrir quem veio e quem não veio? Pegarei uma ficha para incentivá-los a ler. Quando o nome for identificado, a criança que acertar coloca a plaquinha no cartaz. 

2ª Fase 
Incentivarei as crianças a arriscar a primeira letra. Avançando para as outras usando como referência o nome de outros colegas. Por exemplo, se na ficha estiver escrito Amanda, indicarei que a palavra começa com o mesmo A de Ana e de Alfredo

3ª Fase 
Para alguns nomes terminados em A e O, falarei da última letra e posso perguntar: É de menino ou de menina?

Para nomes parecidos como Rodrigo e Ronaldo, falarei das duas primeiras letras e assim posso seguir falando as diferenças no resto da palavra.

4ª Fase 

Após a leitura, vou distribuir a cada criança à ficha com seu próprio nome e vou sugerir que reproduzam o que está escrito utilizando o alfabeto móvel.

Se necessário, farei questionamentos se a criança tem certeza que a letra está correta e se está na posição correta. Vou observar as crianças que não precisam mais do auxílio do modelo para escrever seu próprio nome.

5ª Fase 

Vou sugerir que no final de todas as atividades ou desenhos escrevam seus nomes. Quando houver necessidade poderão consultar o alfabeto fixo para sanar suas dúvidas.

Vou sugerir para quem já aprendeu escrever seu próprio nome que passe para o nome de um colega, de acordo com a necessidade de cada um podendo consultar as fichas.

Avaliação:

Durante o processo desta atividade, vou observar quantas foram às tentativas de escrita. Vou analisar a diversidade da classe.

É muito importante observar se os alunos estão interagindo e participando da atividade proposta para que haja um aproveitamento positivo no processo de ensino aprendizagem. Se houve interação e participação de forma global, sendo também importante observar as reações individuais e grupais a fim de fazer novas intervenções em relação à aula planejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com