TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  24/10/2016  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização e letramento

     O letramento é a prática de leitura e escrita, para adentrar no sistema de alfabetização. Inicialmente se aprendia a ler e escrever através do “be a bá”, hoje o uso dessa forma não é muito usado, mas segundo Soares, o melhor a se fazer nessa fase, é utilizar o construtivismo, a alfabetização através da leitura, mas com complemento dos métodos antigos.

O desafio desse século, é colocar nas crianças o prazer da leitura, de se adquirir um livro, o gosto pelo objeto e deixar que a criança escolha seu gênero, o tipo de livro e o assunto que ela deseja ler, isso irá enriquecer seu conhecimento, e introduzir cada vez mais a leitura.

Um olhar histórico sobre a alfabetização escolar no Brasil revela uma trajetória de sucessivas mudanças conceituais e, consequentemente, metodológicas. Atualmente, parece que de novo estamos enfrentando um desses momentos de mudança, é o que pronuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles decorrentes que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas. (SOARES MAGDA 2004)

A criança desde muito cedo está ligada ao letramento, mesmo antes de ir a escola, em nosso meio, no convívio, ao nosso redor tem escritas, e a leitura faz parte da nossa vida, pensando nisso, a criança já chega na educação infantil com uma base, do que é leitura, do que significa contar e ler uma história, partindo disso, no ensino fundamental é onde vai ser cobrado e mais forte o empenho e responsabilidade de passar o conhecimento para essa criança, não se esquecendo do conhecimento que ela trás em sua bagagem.

Pensando nisso, a importância da alfabetização e do letramento é muito grande, se a criança não aprender nas primeiras fases, as dificuldades são refletidas lá na frente no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, o simples aprender a ler e escrever é bem mais que isso, o importante é compreender o que se está escrevendo e o que está lendo, esse é o grande desafio, em um século com tantos recursos e tecnologias, fazer com que as crianças utilizem esses, mais não se esqueçam dos livros e a importância  que eles podem ter no desempenho e desenvolvimento de leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com