TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  13/6/2017  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

A escrita era usada para narrar historias fatos cotidianos, enviar cartas para outras pessoas, escrever contratos, editar leis além de registro da própria historia.

Os sumérios conseguiram evoluir criando toda uma escrita através da fonetização ou seja, os símbolos representativos, representavam os sons das palavras. Os sumérios conseguiram evolui para o mesmo estagio que temos hoje na escrita da nossa língua (a fonetização), o uso de signos representativos de uma palavra para representar outra palavra).

A humanidade ao construir o seu sistema de escrita, ela foi passando por fases. O desenho das cavernas, passou a fazer a combinação entre gestos e sinais de pictogramas até chegar a esse desenvolvimento arbitrário e convencional que é o sistema da escrita que é uma convenção que todos possam entender e isso foi passando de geração em geração como herança cultural.

A criança percorre o mesmo caminho que a humanidade percorreu para criar o seu sistema de escrita. No primeiro momento ela passa a desenhar a representar aquele mundo através do desenho, através do pictográfico da representação.

A criança passa por fases durante o seu percurso e evolução para chegar ao sistema de escrita, percorrendo um caminho muito parecido com o caminho da humanidade na organização do conhecimento. Então ela parte do pictorio, constrói uma simbologia (alfabeto) de maneira similar criando a representação porque a escrita é um sistema de representação da palavra, do som, do gesto e chega ao símbolo que é o registro e regras que são sistemáticas, reconstruindo todo o código linguístico utilizado em sua comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com