TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  26/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.904 Palavras (32 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 32

UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LILIAN COELHO RIBEIRO

RENATA CAVALCANTI

VANESSA SOUZA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

        ESPAÇO DE ACESSO À LEITURA E ESCRITA  

SÃO PAULO – SP

2017


UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

LILIAN COELHO RIBEIRO

RENATA CAVALCANTI

VANESSA SOUZA

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

        ESPAÇO DE ACESSO À LEITURA E ESCRITA  

[pic 2]

SÃO PAULO – SP

2017


AGRADECIMENTOS

A Deus, por proporcionar cada dia uma página em branco, para novas histórias e aprendizados. Ao corpo docente que oportunizaram a janela que hoje vislumbro um horizonte superior. Aos nossos familiares, pelo amor, incentivo e paciência durante esses semestres. E a todos que direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação.

[pic 3]



RESUMO

Tendo a possibilidade de discorrer sobre a Alfabetização e Letramento, pressupõe pesquisa prévia, leitura, análise e reflexão, construção e reconstrução de ideias e conceitos. Portanto, partindo da reflexão de poder escrever e descrever algo valioso, é traçar um caminho para elaboração e reelaboração de propostas de trabalho e planejamento.

Com o objetivo de destacar a importância do letramento na formação educacional, a partir dos processos de descobertas, elaborações e reelaborações de conceitos acadêmicos no campo da alfabetização e letramento, incluindo as suas diferenças.

Portanto a pergunta que envereda esta pesquisa como tema central da alfabetização e letramento na Educação Infanti, são quais estratégias podem ser praticadas pelo docente, no espaço da sala de aula, para alfabetizar/letrar?

Através desta pesquisa, adentramos as práticas sociais no campo da alfabetização e letramento, com a pretensão de abordar suas definições, significados nas práticas pedagógicas inseridas na Educação Infantil, para que desde cedo os educandos possam dar inicio ao processo social dessas aquisições, fazendo uso em práticas sociais. Investigar essa prática na escola, em especial no Colégio Pukar – Zona Leste de São Paulo. Letrar vai além da alfabetização, é ter base em um ensino de leitura e escrita dentro de um contexto, que façam parte da vida do aluno. O Letramento, vem da palavra  inglesa “Literacy”, que pode ser traduzida como – a condição de ser letrada. Em meados dos anos 80, o termo Letramento ganhou destaque, e atualmente domina boa parte das discussões acerca de novas perspectivas do ensino do sistema alfabético. Assim, se definirmos o letramento, teremos, o conjunto de práticas sociais que usam a leitura e escrita.

Temos que a educação, é condição para a construção de um sociedade democrática, desenvolvida e justa, sendo direito fundamental da cidadania. Dominar a língua, em distintas vertentes da palavra tanto escrita como falada, da leitura e oralidade, é crucial. Sendo que, não há cidadania, muito menos competência profissional plena sem domínio robusto da língua.

Para essa proposta em pesquisa, foi imprescíndivel, verificar aspectos relevantes, ao letramento e alfabetização, trazidos por autores que têm pesquisado os avanços nessas concepções, como Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que apontam que para aprender a ler e a escrever, e fazer uso da leitura e escrita, levam o individuo a outro estado ou condição sob diferentes aspectos: social, cultura, cognitivo, linguistico, dentre outros. Visto que, ser alfabetizado, saber ler e escrever de forma mecânica não dá garantias aos educandos, em interação plena nos mais diversos tipos de textos que circundam a sociedade. É necessário que sejam capazes, não somente decodificar sons e letras, mas, que possam entender, interpretar usos e significados das palavras em diferentes contextos.

Partindo  dessa reflexão, pretendemos com nossa pesquisa, conscientizar o professor alfabetizador da importância de um espaço de acesso à leitura e a escrita, na formação do educando em exercício das práticas sociais da leitura e escrita.

Segundo Jaime Roberto Tomaz (2009), em um artigo, publicado em 2010, enfatiza que, nossos educandos tem a necessidade de um processo de aprendizagem que tenha foco no alfabetizar letrando, sendo este o grande desafio que se propõe em nossos estudos, conciliar ambos os processos, assegurando aos alunos, desde os anos iniciais da educação infantil, a apropriação do sistema alfabético e condições que possam possibilitar o uso da língua nas práticas da leitura e escrita.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Educação Infantil


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

CAPÍTULO I – EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO        7

1.1 DEFININDO ALFABETIZAÇÃO

1.2 DEFININDO LETRAMENTO        7.

CAPÍTULO II – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL   8

1.1 OFERECENDO ESPAÇO DE LEITURA E ESCRITA        14

CAPÍTULO III – DESCOBRINDO O MUNDO DA ESCRITA        9

3.1 ESCOLA E ALUNOS                                                                                           11

3.2 ATIVDADES SIGNIFICATIVAS DE LEITURA E ESCRITA                              

EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESPAÇO PARA APRENDER        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

CONCLUSÃO                                                                                                            13



  1. INTRODUÇÃO

Abordaremos a questão da prática da alfabetização e letramento na Educação Infantil com base em concepções teóricas fundamentadas por diversos autores.

Nesta pesquisa faremos análise da fundamentação que terá apoio nas práticas do letramento e alfabetização resgatando dados sobre sua origem e seu processo de desenvolvimento. Propomos um novo olhar sobre a alfabetização, como questão e objeto de conhecimento envolvido na discussão o letramento. E por fim, será discutido como um ambiente pode oferecer um espaço de acesso a leitura e escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com