TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

A SEGUNDA ETAPA DA ALFABETIZAÇÃO: A TEORIA DA POLIGAMIA COM RESTRIÇÕES DE POSIÇÃO.

Essa segunda etapa da alfabetização consiste em focar que não existe uma única letra para um determinado som, ou seja, existem sons que podem ser simbolizados por diversas letras, levando os educandos a perceberem que não há monogamia na escrita da língua portuguesa.

Sendo assim, se torna necessário à explicação correta de o porquê cada palavra deve ser escrita com determinada letra, ainda que esta letra não corresponda ao som pronunciado. Para que essa explicação seja feita de maneira correta, o professor precisa estar entendido da história da escrita da língua portuguesa.

Nesse intuito existe uma necessidade de o alfabetizador ajudar ao aprendiz a observar que algumas letras mudam de sons dependendo da posição em que se encontram. Uma boa maneira de se trabalhar essa percepção é propor atividades de pesquisa em que o educando recorte de jornais, revistas ou outros meios, palavras em que o l tenha som de [l] e palavras em que o l tenha som de [u], por exemplo, buscando assim fazer um paralelo entre sons e letras e incentivando os educandos a buscar e pesquisar um pouco mais sobre a escrita correta da língua portuguesa.

Para erros ortográficos serem evitados, os educandos devem estar atentos à aprendizagem das restrições que a posição na palavra impõe a distribuição das letras e sons, sendo também de estrema importância a participação do alfabetizador, pois ele será a ponte que levará os educandos a procura de novos conhecimentos na aprendizagem da escrita correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com