TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.831 Palavras (16 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 16

Metodologias da Alfabetização e Letramento

Cristiane Aparecida Pereira Faraco

Prof. Nayara Pereira Gonçalves

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVi

Pedagogia (412) – Trabalho de Graduação

10/12/2014

RESUMO

Falaremos nesta prática sobre os diversos métodos utilizados no Letramento e na Alfabetização. A diferença entre estes métodos, um breve olhar histórico de como surgiram e por fim como podemos trabalhar juntos a alfabetização e o letramento nos dias atuais.

                                                       

Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Leitura: Escrita; Alunos.

1 INTRODUÇÃO

Durante muito tempo as famílias colocam seus filhos na escola com intuito de que aprendam a ler e escrever. Com isso fomos formandos adultos alfabetizados que sabem ler e escrever, mas que não sabem interpretar o que estão lendo, não possui uma criticidade quanto às práticas sociais ao seu redor com isto se tornando um analfabeto funcional.

Neste contexto o analfabeto funcional é a pessoa que sabe ler, escrever e fazer cálculos simples, mas fica a mercê das dificuldades e modernidades impostas em um mundo globalizado e tecnológico.

As escolas nos dias atuais trabalham com vários métodos de alfabetização e letramento ensinando a ler e escrever no contexto das práticas sociais e estes podem trabalhar juntos, mesmo que de forma interdisciplinar.

Partindo deste pensamento, iremos fazer uma pesquisa qualitativa sobre métodos de alfabetização e letramento, como se dá o processo de leitura e escrita, os passos para se obtê-las através de métodos estudados por vários pensadores e educadores e como o professor poderá trabalha-los no dia a dia em sala de aula em prol de uma sociedade mais crítica e pensante.

Letrar e Alfabetizar são técnicas distintas, mas que andam sempre juntas. O termo letramento é novo e desconhecido do público em geral. Já o termo alfabetização é conhecido por todos e para não termos dúvidas daremos uma breve explicação sobre o significado destes termos.

Mas afinal o que é letramento? Quando começou a ser utilizado esse processo tão novo para nós professores? Quem foi o precursor no Brasil?

Letramento vem da palavra inglesa Literacy que com o sufixo- cy significa qualidade, condição, estado, fato de ser é o estado ou condição que assume aquele que aprende. E também vem do latim Littera que significa letra.

A palavra letramento apareceu pela primeira vez no livro de Mary Kato “No Mundo Da Escrita: Uma perspectiva psicolinguística”, de 1988. Depois em uma segunda vez (já no sentido atribuído nos dias de hoje) em 1988 no livro que difundiu a palavra no mundo da educação, “Adultos Não Alfabetizados- O Avesso do Avesso”, de Leda Verdiani Tfouni, deste modo o letramento se espalhou e se foi dada a devida importância que essa metodologia merece.

Após quase duas décadas e meia de discussões sobre qual o verdadeiro significado do letramento uma coisa é certa, a grande maioria dos autores que estudam essa área falam sobre práticas sociais. A autora Magda Soares definiu letramento da seguinte forma: [...] o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever: o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um individuo como consequência de ter-se apropriado da escrita. (CARVALHO, 1998 apud SOARES, CARVALHO, 2007, p.65).

       Segundo Kleiman (1995, p.19), letramento é “um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos”.

       Podemos perceber ao ler a definição de letramento destas autoras é que não basta ao individuo apenas ler e escrever, pois o mais importante é saber fazer uso da leitura e da escrita. Mesmo o individuo que é considerado analfabeto ele é letrado dentro dos processos sociais de seu cotidiano, ou seja, ele sabe o valor do dinheiro, ele sabe a marca de uma roupa ou de uma empresa de fast food.

Alfabetização segundo o dicionário online de português significa: Difusão do ensino primário, restrita ao aprendizado da leitura e escrita rudimentar. Para Carvalho (1998 apud SOARES; CARAVALHO, 2007, p.65), “Alfabetizar é ensinar o código alfabético”.

No Brasil a alfabetização chegou por volta do século XIX quando foi criada a primeira cartilha com esta finalidade. Foi publicada no Rio de Janeiro, publicada como o nome de: “Manual Explicativo do Método de Leitura Denominada Escola Brasileira”, sob a autoria de Francisco Alves da Silva Castilho. Ele foi “professor em Campo Grande e alfabetizava as crianças pobres, passando depois à alfabetização de adultos”. (CAGLIARI, 1999, p.24)

Como podemos perceber letramento e alfabetização são formas bem distintas de se aprender a ler e escrever, mas ambas podem ocorrer ao mesmo tempo. Veremos mais a frente métodos utilizados para letrar e alfabetizar um individuo e de como podemos alfabetizar letrando.

3- Letramento: Método de Ensino

Quando falamos em letramento estamos falando em graus níveis de aprendizagem do mesmo onde na sociedade tudo é centralizado na escrita, porém é muito difícil que existam pessoas que não possuem algum grau de letramento.

O letramento mais conhecido é o Letramento Escolar, que nada mais é que aquele voltado para leitura e escrita de gêneros/ textuais escolares, anotações, resumos, contos, ensaios, narrações, questionários etc.

Existem três tipos de letramento escolar utilizados nos dias atuais, são eles:

- Letramento Múltiplo: São aqueles que abrangem as práticas sociais de leitura e de escrita das culturas locais de seus atuantes (professores, alunos e comunidade);

- Letramento Multissemiótico: É um aumento do conhecimento do letramento, abrangendo outras linguagens para além da escrita, no campo da imagem, no som, das cores e etc.;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (259 Kb)   docx (76.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com