TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e Letramento

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 11

Centro de Educação a Distancia da Universidade Anhanguera Uniderp[pic 1]

Unidade de Ensino: Ribas do Rio Pardo/Rosa Mosso    

Curso: Pedagogia           Disciplina: Letramento e Alfabetização

Acadêmico ª e RA: Ana Claudia Fialho Martins                       413010

                                 Daniele Alves da Silva Sobrinho                 417337

                                 Josicleide Firmino da Silva Sobrinho         414773

                                 Luciana Aparecida Laudino Alves             440344

                                 Rosa Maria Alves Gondim                          410095               

 

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

ATPS apresentada à disciplina de Letramento e Alfabetização, no curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp para fins avaliativos.

Tutora EAD: Kate Oliveira Kumada

Orientadora: Alessandra Fiorenza dos Santos

Ribas do Rio Pardo/MS

 18/11/2014

Introdução

O presente estudo visa relatar a importância da alfabetização e o letramento no processo de ensino e aprendizagem, no qual as atividades devem ser ferramentas fundamentais para a construção de conhecimento das crianças, servindo como agente facilitador no processo de ensino e de aprendizagem.

Sendo assim, para que ocorra uma aprendizagem significativa, o professor tem que considera a própria realidade do educando, afinal a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos os casos estamos de certa forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta. Desse modo, a leitura se configura com um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.

Letramento e Alfabetização

        Sabe-se que durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização “silábica”, famoso B com A=BA e ocorria por meio de cartilhas, no qual acontecia de forma fragmentada, o mecânico se sobrepondo ao criativo, dependendo do perfil e metodologia utiliza pelo professor, os conteúdos não despertava o interesse do aluno e muitas vezes não ocorria à aprendizagem.

São inúmeros autores renomados que destacam em suas obras que alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrario: o ideal é alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.

Para Magda Soares (2009, p. 42),

Porque Alfabetização e Letramento são conceitos frequentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo que é importante aproximá-los: a distinção é necessária porque a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especificidade do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária porque não só o processo de alfabetização, embora distinto e específico, altera-se e reconfigura-se no quadro de  conceito de letramento, como também este depende daquele.

Partindo desse pressuposto o que remete afirmar que a alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.

Portanto, estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto, mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita.

A alfabetização se desenvolve no contexto de e por meio de prática sociais de leitura e de escrita, ou seja, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só pode se desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonema-grafema, isto é, em dependência da alfabetização. (Soares, 2009 pg. 08).

Um fator de extrema relevância para o professor é a tomada de consciência de seu papel nesse contexto, é de suma importância que as salas de aulas sejam ricas em elementos alfabetizadores orais e escritos, tais como relatos de passeios, leitura e obras literárias infantis pelo educador e aluno, observação de cartazes, vídeos objetos variados, enfim as crianças precisam estar mergulhadas num ambiente alfabetizador, repletos de informações orais e escritas, principalmente porque o mundo no qual elas vivem apresenta enorme quantidade desses elementos.

“O texto é um todo organizado de sentido, delimitado, produzido por um sujeito num dado tempo e determinado espaço e que um texto pode ser: escrito, verbal, visual (um quadro), verbal e visual (um filme e musical)” (FARACO, 2006, p. 54).

        Nesse sentido, as atividades de leitura e de escrita devem promover todo tipo de discussão, tomando-se todos os elementos dos ambientes como referencia para construção e reconstrução de hipóteses e concepção.

Um texto não se define por sua extensão. O nome que assina um desenho, a lista do que deve ser comprado, um conto ou um romance, todos são textos. A palavra ‘pare’, pintada no asfalto em um cruzamento, é um texto cuja extensão é de uma única palavra. Texto é todo trecho falado ou escrito que constitui um todo coerente dentro de uma determinada situação discursiva, dentro de uma situação social real. (BRASIL, SEF, 1997, p.56).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com