TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e letramento

Por:   •  22/10/2016  •  Monografia  •  4.392 Palavras (18 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

[pic 10]

Higiene e saúde na escola

ANA PAULA SILVA FERREIRA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof. Bruna Donato Reche, Okçana Battini, Sandra Regina dos Reis Rampazzo.

.

NARDE, Marisa Santos. O caminhar da Alfabetização e Letramento. 2016. 24 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Machadinho D’Oeste, 2016.

AGRADECIMENTO

“Agradeço em primeiro lugar a Deus por me conceder a oportunidade de fazer essa graduação, e por estar sempre ao meu lado me dando força e sabedoria. Agradeço também minha família, amigos e todos da equipe pedagógica que esteve conosco durante esses quatro anos nus auxiliando e nos dando todo suporte necessário, fico feliz por ter tido a oportunidade de estarem com eles durante esses quatro anos, levo dentro de mim tudo de bom que aqui aprendi e momentos de dificuldade como lições de vida”.

“OBRIGADO POR TUDO.”

FERREIRA, Ana Paula silva. Higiene e saúde na escola. 2016. 24 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Machadinho D’Oeste, 2016.

RESUMO

         Higiene é hoje um tema de muita importância na realidade escolar, e que pode ser abordado de diversas maneiras pelos professores. a escolha do tema do projeto “higiene corporal”, surgiu logo após verificar e observar que os alunos precisam de orientação de como cuidar do próprio corpo, sendo essencial educar para a saúde contribuindo para a formação de bons hábitos e atitudes. o objetivo é desenvolver atividades educativas em higiene, abordando questões ligadas à higiene corporal, proporcionando conhecimentos específicos a esses alunos do ensino fundamental, de forma dinâmica e participativa. É fundamental que os alunos conheçam e façam uso dos bons hábitos de higiene, é preciso que haja um trabalho de sensibilização na aquisição desses hábitos, pois são indivíduos que interagem com o outro numa sociedade que o tempo todo está em constante transformação. os conteúdos relativos ao tema proposto diversificam  o ensino e auxilia na compreensão de que o cuidado com a higiene se inicia desde o inicio da vida. As atividades serão desenvolvidas de forma interdisciplinar, onde todos poderão participar interagir e refletir, além de analisar cada aspecto que envolve o tema. Os recursos serão de caráter humano e material, onde traz varias possibilidades de materiais para trabalhar nas atividades. A avaliação será com base na participação dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas. O referencial teórico será a partir de reflexões que envolvem o projeto os autores como Jimenés e Faria, além de documentos norteadores, que por meio de teorias, metodologias e técnicas irão destacar maneiras e conceitos, onde levarão um desenvolvimento e aprendizagem de qualidade, sendo fortemente firmados dos pilares para o pensamento, automania, com liberdade.

Palavras-chave: higiene corporal, escola, saúde.


SUMÁRIO

1 Introdução.....................................................................................................07

2 Revisão Bibliográfica ....................................................................................09

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino....................................20

3.1 Tema e linha de pesquisa...........................................................................20

3.2 Justificativa.................................................................................................20

3.3 Problematização.........................................................................................21

3.4 Objetivos.....................................................................................................21

3.5 Conteúdos...................................................................................................22

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................22

3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................23

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................23

3.9 Avaliação....................................................................................................24

4 Considerações Finais....................................................................................25

5 Referências...................................................................................................27


                                                                                                                              INTRODUÇÃO

É através do estagio que temos que temos a oportunidade de colocar em pratica todo o aprendizado teórico que tivemos ao longo do curso, onde poderemos refletir sobre nossas praticas e onde precisamos melhorar, pois nos encontramos em constante processo de aperfeiçoamento. É também um grande momento de autoconhecimento perante a nossa futura profissão, onde colocaremos em pratica nossos valores morais e éticos, nossa personalidade e nossos  sentimentos. Desta forma, o estagio coloca-se não somente como aplicação da teoria, mas uma oportunidade para nos acadêmicos de construção da práxis pedagógicas, oferecendo condições que nos auxiliarão na elaboração de propostas consistentes para ação docente. Entretanto foi durante o estagio no ensino fundamental, que eu pude perceber o quando alguns alunos da escola onde eu realizei o estagio são carentes de informações básicas de higiene pessoal, pensando nisso optei por esse tema.  Portanto, cabe á escola além de alfabetizar e transmitir informações, a função de preparar cidadãos capazes de viver em sociedade. Nesse sentido, busca- se a formação de valores e hábitos de higiene, a qual deveria já vir formada pela família, e que muitas vezes isso não acontece, daí a necessidade de introduzir e firmar esses hábitos, uma vez que, é na infância que se da inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com