TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e letramento

Por:   •  29/6/2017  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]            [pic 2]           [pic 3]

Especialização em Práticas de Alfabetização e Letramento

Cursista

Adriane Jaime da Silveira

Disciplina

Psicogenética

Professor da Disciplina

Tatiana Cury Pollo

Tutora a distância

Aline Moraes Lopes

Tutora presencial

Pólo

São João Del Rei

Data

14/06/2017

Tarefa 01

O desenvolvimento da escrita nas diferentes visões

        O desenvolvimento da escrita de crianças em fase pré-escolar tem sido influenciada por diversas tendências, pesquisas e estudos, entre estas estão “o paradigma construtivista e o paradigma fonológico”. O primeiro é mais difundido no meio educacional, enquanto o segundo demonstra ser mais eficaz.

        O paradigma do construtivismo defendido por Emília Ferreiro, propõe que o desenvolvimento da escrita passa por diferentes estágios que são influenciados pela capacidade lógica da criança, estes estágios são: o pré-silábico, a criança ainda não entendeu que a escrita representa o som da fala, registrando através de grafitismo, ou escreve usando o princípio da quantidade mínima, em que a criança pensa que tem um número mínimo de letras para representar uma palavra, e o princípio de variações qualitativas, em que a escrita representa parte do som, ou seja a escrita com valor sonoro, em que uma letra representa o som de uma sílaba, já o estágio  alfabético, a criança compreende que a letra é a representação da fala ou som, aproximando-se da escrita convencional.

        O paradigma fonológico defendido por Ehri e Wilce (1985), tem como base para desenvolver a leitura e a escrita, “compreender que as letras representam sons na pronúncia das palavras”. Este paradigma tem influenciado pesquisas “sobre o desenvolvimento das correspondências letra-som e da consciência fonológica e o desenvolvimento da escrita”. Este paradigma é composto por quatro fases, sendo elas: a pré-alfabética é quando a criança ainda não conhece o nome da letra e o som que ela representa, usando assim letras aleatórias. A semi-alfabética a criança já aprendeu o nome das letra, o som que elas representam e começam escrever grafando estas letras no começo ou no final da pronúncia das palavras. A alfabética completa a criança representa todos os sons da pronúncia das palavras. Na fase alfabética consolidada a criança reconhece que uma sílaba é composta por fonemas menores, letras, consoantes e vogais.

        Pode-se concluir que apesar do método de Emília Ferreiro, paradigma do construtivismo ser mais difundindo no âmbito educacional e influenciar muitas pesquisas e prática pedagógica, o paradigma fonológico tem se apresentado mais eficaz, proporcionando melhores resultados no desenvolvimento da leitura e escrita das crianças na pré-escola e nos anos iniciais.  

Referência

C. Cardoso-Martins & M. F. Corrêa. Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com