TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e letramento

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

4° SEMESTRE

ANA CAROLINE DE ASSUMPÇÃO - RA 407879

JOSEANE VILAS BOA - RA 429148

JOSELIA MARIA FERREIRA DOMINGUES - RA 417435

MARCELE DEL LOPES FLORENCIO - RA 412256

VIVIAN CARLA SILVA CAMARGO - RA 413614

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

PROFESSOR PRESENCIAL: SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO

HORTOLÂNDIA/SP

2014

SUMÁRIO

Introdução.....................................................................................................3

Etapa 1..........................................................................................................4

Etapa 2..........................................................................................................5

Etapa 3..........................................................................................................8

Etapa 4..........................................................................................................9

Conclusão...................................................................................................10

Bibliografia.................................................................................................11

INTRODUÇÃO

“...alfabetizar-se é adquirir uma língua escrita através de um processo de construção do conhecimento com uma visão crítica da realidade”.

Para Paulo Freire (1983, p.49)

A aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não - aprender temporário.

Um é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita.

O outro é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, levando o aluno ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, finalidade maior da educação e entender como o letramento acontece nas atividades em sala de aula com seus alunos na medida em que estes se alfabetizam.

Temos que alfabetizar letrando, ou seja ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.

Etapa 1

Estar alfabetizado é começar uma viagem sem parada final, conhecer um mundo através das letras, das imagens, sons, é estar aberto a experiência que são trazidas pelas códigos que aprendemos no decorrer desse processo, enfim é uma transformação única pela qual o pessoa como ser humano é levado com a ajuda de um profissional, um pedagogo. Esses caminhos são de grandes transformações, nortearam nossa vida para sempre.

O processo de alfabetização depende também das experiências prévias de cada alfabetizando, que acontecem antes mesmo da educação escolar, através das atividades não-formais que as crianças vivenciam e, assim, podem criar estratégias para tentar identificar, interpretar o que está no texto codificado pelas letras.

É uma etapa fundamental que todos passamos justamente nos primeiros anos da educação infantil e que é muito importante; pois é a partir daí que se formam os pilares para o desenvolvimento de cada pessoa.

Estar alfabetizado em um sentido mais simples é conhecer o código da língua escrita e as habilidades de ler e escrever. Mas a alfabetização vai além de codificar e decodificar códigos, ela não pode ser um processo mecânico. O aprendizado tem que ser coletivo, não pode ser fragmentado, temos que inserir a língua dentro da nossa sociedade e entrar no contexto da prática social, formar pessoas interativas, participativas que sejam críticas e não simplesmente robôs, pois a nossa sociedade é cheia de pessoas criativas e fantásticas cabe aos educadores descobrir.

Verificamos que as crianças quando estão mediante um texto, elaboram hipóteses e tem critérios investigativos, para descobrir e desvendar as informações que os jornais, os livros, as revistas, os outdoors, as placas, os rótulos comportam. Utilizam informações prévias como: tipo e tamanho de letra se são colorida ou discreta, olham as gravuras que o texto traz e, assim, elaborando uma possível representação da mensagem.

Estar alfabetizado não é uma mera prática de aquisição da leitura e da escrita, é dar significado ao que se lê e ao que se escreve, tem que trazer para a alfabetização a perspectiva do letramento; tem que alfabetizar letrando, pois só assim podemos idealizar uma sociedade melhor, preparada para exigir seus direitos e cumprir seus deveres. Formar verdadeiros cidadãos que irão construir no futuro uma sociedade melhor para viver.

Etapa 2

Conto: O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com