TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e letramento

Por:   •  18/8/2015  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

Etapas do processo de alfabetização

Entre uma troca e outra de ideais de como, quando e em quais circunstâncias acontecem alguns processos de alfabetização, qual perspectiva do aluno em relação ao processo de aprender a ler.

Métodos da cartilha, um método que recentemente foi substituída, devido ao fato de que afetava os princípios da psicogênese da língua escrita. Do ponto de vista de alguns alunos, notou se que esse método era maçante, sistemática e pouco atrativo para algumas crianças, talvez pelo fato do método da cartilha ser individualista, transformando assim o processo de aprendizagem, menos didático.

Devido as diversas habilidades do educando, a alfabetização deixou de ser um processo individual, mecânico. Passou a ser um processo em que o aluno compreendia o que lia e escrevia.

É de suma importância também, a participação efetiva da família do educando em seu processo de alfabetização, pois o mesmo, tem muita valia. Havendo esse acompanhamento familiar, torna se mais efetivo o que o professor faz em sala de aula, estimula, por exemplo: os pais, irmãos, avós dentre outros, todos eles tem papel importante no processo de alfabetização do educando. Uma vez que a família dispõe de determinado momento do dia pra sentar se ao lado da criança, acompanha la na produção tanto das tarefas como ler junto histórias, contos, folclóricos, enfim, toda essa atenção só agrega valor ao trabalho que o docente faz com seus alunos.

O professor, conta com o apoio do material didático, denominados livros da alfabetização, que é um grande facilitador naquele momento em sala de aula. Na qual o docente além de toda essa base precisa contar também não apenas com a habilidade de conseguir estimular o aluno a compreender um texto mas também se expressar através dele, o docente tem que dispor de um conjunto de habilidades que possa somar em todo o processo de alfabetização do discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com