TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização funcional

Seminário: Alfabetização funcional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Termo Conceito Significado Características

Analfabeto Termo de utilização corrente e de universal compreensão entre nós para aqueles que não sabem ler nem escrever. São aqueles que nunca tiveram um estudo. É a incapacidade de ler e escrever.

Alfabetizado Aquele que aprendeu a ler e a escrever Ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases. O aprendizado da leitura e da escrita deve ocorrer em situações reais, onde estas tenham uma função social concreta, e que a tarefa do aprendiz seja basicamente a de buscar o sentido do texto. É considerado alfabetizado quando sabe ler e entender o que leu.

Alfabetização Designa a ação de alfabetizar Ensinar a ler e a escrever Ensinar uma criança a ler escrever e fazer ela entender o que esta lendo e escrevendo.

Alfabetismo/Letramento Designando o estado ou a condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever Estado ou condição de Analfabeto Uns atributos pessoais, referindo –se à posse individual de habilidades de leitura e escrita.

Aquisição da Língua (oral e escrita) Conhecimento de escrita, conhecimento da leitura. É conjunto de habilidades e conhecimento lingüísticos e psicológicos. Habilidade motora, ortográfica, uso adequado de pontuação.

Processo de desenvolvimento da língua (oral e escrita) Pode ser utilizado vário tipo de materiais para poder conseguir ler e escrever. Habilidade do desenvolvimento da criança em ler e escrever. Ajudar a criança a se desenvolver na sua escolaridade a cada dia.

Contexto cultural do aluno O conceito de cultura, portanto, denota um padrão de significados transmitidos historicamente, incorporado em símbolos. O grande desafio sobre a questão cultural é lidar com a diversidade, com a multiplicidade de tendências em relação a questão da cultura. A escola é um espaço importante para as discussões sobre cultura.

Áreas do conhecimento que favorecem a compreensão sobre o processo de alfabetização Buscam a explicação do problema do aluno, no contexto cultural, no professor, no método. Diferentes perspectivas do processo de alfabetização, a partir de diferentes áreas de conhecimento (Psicologia, Lingüística, Pedagogia). Cada área de conhecimento trata de uma questão independentemente.

Alfabetização funcional O conceito de analfabetismo mudou muito nos últimos anos. Em 1958 a UNESCO definia como analfabeto um indivíduo que não consegue ler ou escrever algo simples. Vinte anos depois, adotou o conceito de alfabetismo funcional.

É considerado analfabeta funcional uma pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para se desenvolver em suas coisas pessoais e profissionalmente.

Oferecer à sociedade informações sobre as habilidades e práticas de leitura, escrita e matemática.

Habilidades e conhecimentos de escrita Decodificar palavras escritas até a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com